quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Até que a morte os separe?


Parece até uma frase bem fora da moda nos dias de hoje né? Vira e mexe os assuntos do curso de alemão me fazem pensar em muita coisa. Essa semana falamos sobre casais, vida conjugal e etc. A partir daí, constatei algumas coisas: muitos casais aqui não se casam de verdade, porque os impostos são mais altos para pessoas casadas, então preferem viver juntos, porém solteiros; sei que no Brasil também é assim, mas aqui muita gente dá mais valor pra carreira, isso pra mim se tornou mais perceptível aqui – hoje mesmo ouvi uma história de um casal que trabalhava tanto, que quando ficavam juntos por muito tempo, brigavam; minha professora me falou de uma pesquisa que diz que a maior incidência de separações ocorre em feriados prolongados, que é quando os casais passam mais tempos juntos; e por último, mas não menos importante, é o valor que as pessoas passam a dar para um casamento (não digo só daqui, acho que é um fenômeno mundial). Sim, porque quando falo para as pessoas que acredito que um casamento é pra sempre, me olham torto. A impressão que tenho é que pensam: “Nossa, tão nova, mas ao mesmo tempo tão ultrapassada!”. Afinal de contas, é muito fácil né, não deu certo, tchau e benção e bola pra frente pra mais um relacionamento egoísta.


 É isso mesmo. Me desculpem os mais modernos, mas sou mesmo uma quadrada. Pra mim, é mais simples: “...De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não separe o homem ” (Mt 19:6). E ponto final. Casamento é além de tudo, um compromisso também firmado com Deus. Sei que existem inúmeros tipos de relacionamentos, as mais variadas dificuldades e não estou aqui pra julgar ninguém, só quero poder dar minha opinião sem parecer uma estranha ou uma louca. Não estou dizendo que é fácil conviver com alguém, nunca brigar ou coisa assim, existe um leque de variáveis que molda uma vida a dois. Viver um relacionamento requer paciência, amor, companheirismo e acima de tudo, abdicar de todo seu egoísmo e orgulho próprio.  Mesmo aquele egoísmo mais sutil, aquele quase imperceptível. É uma tarefa diária, um trabalho árduo, mas a própria Bíblia nos ensina a amarmos nosso cônjuge mais do que a nós mesmos. A partir do momento que pensamos primeiro no bem-estar do outro e depois no nosso e isso se torna recíproco, o relacionamento atinge uma certa  maturidade e conviver com o outro se torna tão bom!

Esse é só o primeiro passo de tantos outros que temos que dar. Estar com alguém, afinal de contas exige disposição! Quando damos prioridade para tantas outras coisas que julgamos ser mais importantes, seja trabalho, estudos, coisas materiais, tudo se torna mais difícil. “O amor acaba”, como tanta gente fala por aí. Ele não acaba, ele só enfraquece. Ele precisa ser alimentado todos os dias, de vez em quando renovado. E é nisso que acredito. Que o amor se renova, assim como a árvore com suas folhas novas depois do longo e rigoroso inverno. Não posso acreditar que um pacto firmado por Deus acabe assim, sem mais nem menos. Ele nos ama e se alegra em ver famílias unidas, foi criação Dele. E esse é o meu desejo. Que as pessoas aprendam a buscar mais de Deus em suas vidas e em suas famílias. Amamos incondicionalmente nossa família lá no Brasil. Meu marido e eu já somos uma família. Queremos ter filhos e netos. E a minha resposta para aquela pergunta do título? Sim, estou com ele até que a morte nos separe.

5 comentários:

  1. Como é bom saber que você pensa e age assim. Sinal que teve exemplo em nossa casa e fico feliz com isso. Realmente a convevência a dois as vezes não é fácil, mas como você disse,o amor precisa ser alimentado todos os dias e temos que deixar de ser egoístas e pensar em nosso companheiro como aquele que escolhemos, até que a "morte nos separe" e viver cada dia com muito AMOR. Que Deus continue abençoando a vida de vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lariiii!
    Saudades de voces loirinha!
    Faz tempo que quero visitar o seu cantinho e hj aqui em casa, com friozinho marido e filhinha comigo, nada melhor que visitar as amigas, mesmo que virtualmente.
    Quanto ao post, eu tô com vc e nao abro, acho que sou quadrada também, acredito no amor e no casamento. Acho que os valores sao outros hoje em dia e que casar e descasar é normal.
    Sei que a vida conjugal nao é tao simples assim, temos que plantar a sementinha e regar sempre...virao os dias difíceis, mais se os dois estiverem com o mesmo propósito, nao há tormenta que os separe.
    Que Deus nos guarde minha amiga e que seja para sempre
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Larissa e Junior, Deus é o Senhor de vossas vidas e do vosso casamento, por isso você pode escrever esse artigo tão lindo e verdadeiro!
    Como é triste saber que tanta gente não entende o significado do casamento e de uma família estruturada e com isso não desfrutam das bênçãos de se viver uma só carne!
    Pela Graça de Deus, há 33 anos tenho vivido em amor, companheirismo e respeito com aquele que o Senhor preparou para ser o meu marido. Desse casamento recebemos como herança do Senhor três filhos, um genro, duas noras e dois netos (por enquanto) que tem nos enchido de “orgulho” e de alegria.
    Chegamos até aqui porque cremos que no dias 23/09/1978 foi firmada uma Aliança entre eu, o Edgard e Deus e o poder dessa aliança tem abençoado nosso relacionamento e nos ajudado a superar todas as dificuldades e viver “uma só carne”.
    O poder dessa aliança se estendeu aos nossos filhos e podemos crer que nossa família é um Projeto perfeito de Deus para honra e Glória do Seu nome.
    Infelizmente temos visto que o casamento é o maior alvo do nosso inimigo. Quando se está vivendo um conflito no casamento, pode-se pensar que é um conflito entre esposa e seu cônjuge. Não é não. É um conflito entre dois reinos. O reino de Satanás está guerreando contra o reino de Deus, para destruir o casamento. A luta não é contra carne e sangue (Efésios 6:12). O cônjuge nunca é o verdadeiro inimigo.
    As pessoas precisam entender que é o desejo de Deus que o casamento dure para sempre. É desejo do diabo que o casamento seja destruído!
    Espero que seu artigo possa ajudar casais a entender o quanto Deus deseja e pode ajudá-los a ter um casamento feliz!
    Jesus fez seu primeiro milagre numa festa de casamento, transformou água sem gosto em um vinho saboroso que trouxe grande alegria à festa. Que Ele possa fazer um milagre no casamento das pessoas que não sentem mais a alegria nem o desejo de viverem juntos para sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa td bem?
    Não somos propriamente amigas íntimas mas lembro-me bem de qdo trabalhamos juntas e de vc falando do seu (na época) namorado. Vc dizia q ele viajava muito e vcs passavam meses sem se ver e vc sempre ter ctza da fidelidade dele e ele tbm da sua. Q vc saía, se divertia e q ele confiava muito em vc.
    Olha, num primeiro momento, onde a gente vê tantas decepções, eu realmente não acreditei. E passando o tempo, vi no orkut, vi no face, vc falando e talz, como o amor de vcs é lindo...
    O q vc escreveu acima é tão lindo, tão perfeito e tão maduro. E vc tão nova, tão inexperiente e ao mesmo tempo tão experiente qdo se trata do assunto amor/casamento/felicidade.
    Acho que o trecho em q vc diz: "A partir do momento que pensamos primeiro no bem-estar do outro e depois no nosso e isso se torna recíproco, o relacionamento atinge uma certa maturidade e conviver com o outro se torna tão bom!" diz tudo. Não é necessário dizer mais nada.
    Desejo, de vdd, que vcs comemorem muitos dez anos juntos... e q Deus continue dentro do seu lar, enriquecendo a sua família de amor e felicidade.
    Parabéns mesmo!
    grande beijo
    Priscila

    ResponderExcluir