terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Há um ano atrás

Guardo na memória como se fosse hoje nosso último dia no Brasil.... Último almoço com a família, a correria de fechar todas as malas e acertar os últimos detalhes com nossa mudança, um brinde com champagne lá mesmo no apê com a família e alguns amigos e por fim a última olhada em tudo, um abraço no marido e a porta sendo fechada, deixando o apartamento lá, todo mobiliado, como se fôssemos voltar em breve. Despedidas são sempre difíceis.

Com aquela porta fechada abrimos outra. Há um ano atrás chegávamos aqui na Suíça, todo aquele sonho que tínhamos em morar fora do Brasil finalmente tinha se tornado realidade e muito mais além do que imaginamos que seria um dia. Lembro de cada detalhe, a chegada em Zurique, o friozinho que estava, a viagem de trem até Basel com aquele monte de malas e a alegria e o deslumbre de ver tudo aquilo de novo e saber que agora não seria só uma viagem, mas a construção de uma nova vida.

Fevereiro 2011
Como passou rápido! E quantas e quantas coisas não aprendemos nesse ano aqui... Acredito que tão importante quanto o aprendizado da nova língua, é também a viver e tentar se inserir na cultura. Creio que adquirimos ao longo desse tempo maturidade, aqui aprendemos a nos virar sozinhos, pois além de estarmos longe da família e dos amigos, estamos também lidando com outra cultura. Cultura essa que será sempre um aprendizado!

Março 2011
Aprendemos a lidar com a dor das despedidas e a saudade, tendo sempre em mente a alegria dos próximos reencontros.

Aprendemos sobre outras culturas além da suíça. Isso abre nossa mente, entrar em contato com pessoas que nunca imaginamos existir, com outras vidas, outras histórias. O fato de conhecer outras culturas ainda me fascina!

Como consequência disso, aprendemos a mudar e a moldar nossos valores – coisas pelas quais antes dávamos importância, hoje não têm mais valor. Posso ser sincera em dizer que muitas vezes no Brasil demos valor a coisas materiais e aqui nos desapegamos disso. Queremos é ter boas lembranças e recordações pelos lugares que passamos e das pessoas que conhecemos.

Aprendemos que nem tudo são sempre rosas. Embora a vida aqui seja muito boa, viver em outro país às vezes exige disposição e paciência. Porque aqui aprendemos a recomeçar a vida do zero. Desde a mudança para nosso apartamento, até o estudo da língua, a procura de um emprego na minha área, a descoberta de como tudo funciona... Os pequenos detalhes mesmo, leis de trânsito, o sistema de saúde, os milhões de seguros que temos que fazer. Tudo novo para nós!

Abril 2011


Aprendemos a dar mais valor ainda a nossa família. Já deu pra perceber que esse tema é de grande importância para nós e sempre foi. Nossas famílias são super unidas e isso nos faz uma falta enorme. Tivemos a alegria de receber nossos pais e minha irmã e sua família aqui e foi uma experiência única! No Brasil sempre estávamos juntos, mas sempre com mais pessoas. Aqui não, pudemos curtir cada segundinho ao lado de cada um deles. E definitivamente isso nos aproximou ainda mais.

Maio 2011
Aprendemos a estar mais perto de Deus. Embora a igreja que frequentávamos no Brasil tivesse mais recursos em termos de grupos, estudos, etc, aqui aprendemos a nos relacionar mais de perto com Ele. Isso sem dúvida é a maior e melhor experiência.

Junho 2011
Meu desejo para os próximos anos aqui... Nunca perder a alegria e o deslumbre de ver as coisas boas e bonitas que temos aqui, mas também nunca deixarmos de ser realistas... Continuarmos com força e determinação em busca daquilo que queremos, mesmo que os caminhos sejam mais difíceis... Conhecer outros lugares, outras culturas, outras pessoas... Mas acima de tudo, desejamos poder fazer a diferença da vida daqueles que conhecermos. Falar Daquele que nos dá forças, nunca nos faz sentir sozinhos e enche o nosso coração de paz e alegria todos os dias. Se estamos aqui hoje, não tenho dúvidas, é pela vontade de Deus.

Julho 2011
Agosto 2011
Agosto 2011
Setembro 2011
Outubro 2011
Novembro 2011


Janeiro 2012
Fevereiro 2012
Pensando hoje em tudo que se passou, sinto meu coração cheio de gratidão e alegria. Cada passo dado, cada vitória conquistada, cada obstáculo, tudo foi e é muito gratificante. Só podemos agradecer a Deus por tudo. E que venham os próximos anos!




3 comentários:

  1. Parabéns!!! O mais importante é que vcs estão realizando esse sonho e estão felizes!
    desejo aos dois muito e muito sucesso nessa aventura!

    ResponderExcluir
  2. E que venham os próximos anos.....e com eles as bençãos de Deus para a vida de vocês. Tenho certeza que seus sonhos serão realizados e apesar das saudades que sentimos, fico feliz em saber que a cada dia uma nova conquista se concretiza. Beijos.
    MAMYS

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos, é sempre muito emocionante ler sobre a vida de vocês! Larissa, você emociona porque escreve com seu coração e essa sensibilidade é mais um dom, entre tantos outros que Deus te deu.
    Esse ano passou muito rápido, e se pensarmos em todas as conquistas e o quanto vocês "cresceram" na fé, na comunhão com Deus, no relacionamento conjugal, no relacionamento familiar, no trabalho, na nova lingua.....enfim foram tantos ganhos, 365 dias foram poucos! Diante disso só podemos reconhecer que tudo isso veio das mãos de Deus e faz parte de um plano perfeito para a vida de vocês.
    São todas essas bençãos e saber que vocês estão felizes é que nos ajudam a lidar com a saudades e com a distância, e assim vamos vendo o tempo passar. Que venham quantos anos ainda Deus quiser mantê-los aí, na certeza que Ele sempre estará ao vosso lado, nós estaremos aqui, orando e aguardando as visitas para matar as saudades! Bendita "ponte aérea São Paulo x Zurick" Bjs.

    ResponderExcluir