sexta-feira, 9 de março de 2012

Justificando a ausência temporária


Eu sei que tenho estado meio ausente, mas é por um bom motivo: a bendita da prova de alemão que vou fazer no final de março.

Desde o último post bastante coisinha aconteceu, tipo a minha saída do estágio (como já havia previsto, pra me dedicar mais pra essa prova) e uma idinha ao Brasil (um “bate e volta” de um final de semana, pra participar de um casamento de super amigos nossos, do qual fomos padrinhos). Gente, só pra deixar claro aqui, não sou rica não tá, é que o marido trabalha em companhia aérea e aí as coisas ficam beeeem mais fáceis pra nós irmos pra qualquer lugar. Apesar da aventura que é. Mas isso deixo para outro tópico.

Queria mesmo é falar da prova que vem me atormentando nesses últimos dias. Quem me conhece sabe o ser ansioso que sou, apesar de saber que não preciso ser. Nunca acho que estudo o suficiente, nunca acho que estou preparada pra prova. Vai ser uma das mais difíceis da minha vida! E olha que eu já fiz provas e provas pra concurso, entre outras nessa minha vida hein... Mas nunca em outra língua! 

As últimas semanas do curso têm sido bem puxadas, muita gramática, muita revisão, muito exercício. Saio do curso meio sem saber onde estou às vezes. Tenho tentado me preparar o máximo, leio o jornal todas as manhãs (mesmo que não entenda tudo), tô vendo muito mais TV em alemão e tenho estudado à tarde. Só me falta mesmo ter alguém com quem falar fora da escola! Tenho até sonhado em alemão de vez em quando :)

A prova será no dia 23 e durará a manhã inteira e parte da tarde. Ela é composta basicamente de três partes:

·         Escrita(Schriftliche Prüfung): se subdivide em: textos – entender o que está escrito, responder questões de verdadeiro ou falso, escolher o título dentre vários que mais se adequa ao texto (chama-se Lesenverstehen); gramática – preencher algumas lacunas de dois textos, um com três alternativas para cada lacuna e outro com mais ou menos 10 lacunas e 15 alternativas no total a serem escolhidas, a parte mais difícil de gramática (chama-se Sprachbausteine); carta – normalmente há dois temas para que se possa optar por um, normalmente é uma candidatura a um emprego ou uma reclamação de algo. Deve conter de 150-200 palavras. A parte de textos e gramática dura 90 minutos e para escrever a carta, 30 minutos, tudo muito bem cronometrado pelos avaliadores.

·         Escuta (Hörverstehen): há três exercícios que serão escutados, somando num total de 20 questões, todas de verdadeiro ou falso. O primeiro consiste em entender de forma global o que está sendo dito, normalmente são reportagens; o segundo é importante entender o que está sendo dito, porém de forma seletiva, normalmente é uma entrevista; e o terceiro consiste em entender os detalhes do que está sendo falado, aqui pode aparecer uma propaganda, uma mensagem na secretária eletrônica, etc. Todos os exercícios são escutados apenas uma vez e essa parte dura cerca de 20 minutos.

·         Parte oral (Mündliche Prüfung): a prova oral e feita normalmente em dupla e se constitui de quatro partes: primeiro uma rápida apresentação sua com tempo para perguntas do seu par, essa parte não vale nada. A segunda parte é uma apresentação sua de algo como um livro, um filme ou uma viagem, com tempo também para perguntas e respostas. A terceira parte consiste na leitura e explicação de um texto ou gráfico, dando sua opinião e/ou experiências relativas ao tema e um debate com o parceiro de prova. E a quarta e última parte consiste em planejar algo, junto com seu par, por exemplo uma viagem de dois dias para idosos – no final deve haver uma solução para o planejamento. Tudo isso com dois avaliadores olhando pra sua cara e fazendo anotações.

E aí acabou! Simples assim né! Não vejo a hora dessa prova chegar e passar logo... Sabe o pior? O resultado demora de 2 a 3 meses para chegar... O jeito é esperar... Então se eu estiver meio ausente daqui, todo mundo já sabe: estarei me descabelando para me preparar pro TELCzinho...

2 comentários:

  1. Bem, parece ser muito difícil mesmo, não vou negar, mas pelo jeito você já entendeu perfeitamente como será a prova e conhecendo como eu te conheço, tenho certeza absoluta que você vai passar tranquilamente nessa prova. Estude bastante como já vem estudando, fique calma no dia da prova (sei que não é fácil) e acima de tudo tenha muita fé que tudo vai dar certo. Estarei torcendo e rezando por você. Beijos. Mamys

    ResponderExcluir
  2. Querida, falar da sua capacidade e para você não ficar ansiosa é "chover no molhado", mas tenho certeza que você fará uma ótima prova porque Deus honrará todo seu esforço derramando de sua sabedoria e paz durante a prova e em todos os desafios que virão pela frente.
    Deus tem grandes bençãos para vocês para que o Seu nome seja glorificado através de vossas vidas! Bjs

    ResponderExcluir