segunda-feira, 23 de setembro de 2013

E a enfermagem?



Sempre me perguntava como seria ser enfermeira em outro país. Talvez esse tema não tenha a atenção de muita gente por aqui, afinal, qual a porcentagem de gente no mundo que quer saber o papel da enfermagem na Suíça né.... Mas é o mundo que eu vivi lá no Brasil e que vivo agora aqui.

Pra começar que para atuar como enfermeira no Brasil, é preciso cursar uma universidade por quatro anos. Nos primeiros anos, mais teoria, nos últimos anos, mais prática. Não só em uma área, em várias: saúde do adulto, da mulher, criança, idoso, saúde pública, e assim vai. Terminamos a graduação com uma visão geral da saúde em seus diversos segmentos. Além disso fomos muito treinados para fazer pesquisas na área de saúde, elaborar artigos científicos por exemplo. Na área hospitalar, somos capacitados a elaborar e prescrever um plano de cuidados de enfermagem. Não acho de forma alguma que estamos subordinados ao médico. Temos respaldo e autonomia para realizar nosso trabalho e creio que somos um time multidisciplinar e que se complementa. Enfim, a gama de opções de trabalho para um enfermeiro é enorme. Essa é a minha experiência pessoal no campo de formação de enfermeiros, na faculdade que eu fiz. Sei também que existem muitos cursos de enfermagem que deixam a desejar. Nem preciso falar da vergonha de ouvir com certa frequência notícias de erros absurdos que acabam por tirar a vida de um paciente. Mas isso também já é outro assunto e muito mais complexo, que envolve além da formação, condições de trabalho.

E como é a coisa na Suíça... Aqui enfermagem não é nível universitário. Eles estudam três anos, sendo que, bem parecido no Brasil, no último ano eles estão mais no estágio do que em sala de aula. Porém, já no último ano, eles recebem um salário de estágiário e fazem parte da escala e dos turnos de trabalho.Os estágios deles não são em todas as áreas. Por exemplo, lá no setor que estou, tem uma estagiária do primeiro ano, que ficará conosco até o final do terceiro ano. Nesse ponto, prefiro a formação brasileira, mais generalista e com a visão do todo. Senão, como se decidir se você realmente gosta e quer trabalhar com adulto ou criança, por exemplo?

Não sei como é a formação deles, mas acho que eles ainda são muito mais pautados num modelo biomédico, naquela coisa de saúde e doença do que ver o ser humano como um todo, por exemplo, na esfera social. Pelo que já vivenciei também, há uma certa autonomia, mas ainda muito ligados ao médico. Não há saúde pública por aqui. Sendo assim, a maioria dos enfermeiros estão inseridos nos hospitais e asilos. O leque de opções aqui é mais fechado. 

As escalas são um negócio muito louco! Aliás, depois de conversar com os colegas do curso, acho que só no Brasil temos o esquema de  6x1 ou 12x36. Aqui, enfermeiro trabalha 8h e 24 min (isso mesmo, 24 min) por dia e tem duas folgas na semana. Nada de 6h diárias. O que quer dizer que os horários também são malucos. Basicamente há três turnos: das 7h às 16h, das 13h às 22h e das 21:30 às 7:30h. E não há turno fixo. Eu tenho que trabalhar em todos esses turnos. Não gosto e nem me acostumei muito com isso, prefiro ter uma rotina estabelecida. E nada de dois empregos, como no Brasil né! Normalmente, se trabalha dois finais de semana (sábado e domingo) e folga dois. O que não é ruim não. No Brasil, normalmente era só um final de semana livre.

Férias também é um negócio bom: 25 dias úteis (úteis minha gente!), e não precisa ser necessariamente tirada em duas partes. Se eu quiser uma sexta de férias por exemplo, eu posso. Depois mais uma semana em outro mês, tudo bem também. Essa flexibilidade eu gosto :-)

Outro ponto bom aqui é que acho a enfermagem menos (ou nada) futriqueira. O pessoal se dá bem, nunca percebi muita fofoca e se ajuda bastante também. Sempre tem uma pausa junto com os colegas e no final do turno uma mini reunião pra dar um feedback do dia. Os pacientes aqui dão uma "caixinha" na alta e o dinheiro vai para um cofrinho do time (ó só como já estou 'alemanizando' as palavras hahaha, quis dizer equipe), que é usado para fazer um café, comprar algo pra todos. Achei isso mega interessante, uma vez que nos aproxima mais.

Tô aprendendo também a ver a profissão como um meio de sobreviver e não viver pelo trabalho. Eu acho que europeu no geral é assim. Nada de levar trabalho ou preocupações para casa. Acabou seu turno, hora de descansar. Gosto disso, dessa coisa de prezar pela qualidade de vida.

Aos poucos e com o tempo, estou aprendendo a ter e atuar com outra visão de enfermeira. Não sei ainda o que mais agrada. Talvez as duas enfermagens se complementem!

9 comentários:

  1. Também sempre vi pessoas que trabalhavam em turnos fixos e sempre li que era melhor para a saúde. aqui na França ainda muitos empregos são em tursnos alternados, e os sindicatos se batem para acabar com isso justamente pelos prejuízos à saúde. Já que não tem jeito e que temos que nos adaptar às condições impostas pelo local onde vivemos, melhor nos adaptarmos!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Larissa tenho certeza que você tem sido modelo de enfermeira no seu trabalho pois você reuni todos os "ingredientes" do "CHA" Conhecimento, Habilidade e Atitude e isso tudo adoçado com o mais puro mel, o seu amor pela profissão e pela vida humana! Parabéns e que Deus continue abençoando e derramando graça, sabedoria e paz sobre sua vida! bjs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de maiores informações sobre como reconheceu seus diplomas e se ficou muito caro? sou enfermeira e me formei no Brasil. agradeço se poder me responder ando perdida por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite, técnico em enfermagem pode trabalhar ai também?
    Desde já esperando a resposta.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Saberia me informar como faço o curso de enfermagem por aí? Não estou encontrando nada sobre isso na internet.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, formandos aqui no Brasil podem trabalhar aí, ou tem que fazer alguma coisa, como faço pra arrumar um emprego aí? Me ajuda com suas palavras, desde ja lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.
    técnico em enfermagem pode trabalhar ai também?
    Desde já esperando a resposta.

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa, se possível também gostaria de mais informações sobre como trabalhar como enfermeira na Suiça!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, qual seria o salário do técnico em enfermagem aí? Eles reconhecem o certificado brasileiro?

    ResponderExcluir