quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Comidinhas em Moscou



Só um final de semana não foi suficiente para experimentar a gastronomia russa. Já que tínhamos esse pouco tempo, quis ter a experiência de em todas as refeições provar algo típico de lá. O que deu para provar:
 
Blinis

São como panquecas feitas com fermento fresco, com os mais diversos recheios. Encontramos essa rede de restaurantes que vendia Blinis e estava uma delícia!

Borscht

É uma sopa bem típica russa, feita com beterraba, bacon e creme de leite. Não sou a maior fã de beterraba e não achei que iria gostar da sopa, mas ela estava uma delícia! Super bem temperada. Com certeza repetiria a dose.

Blinis ao fundo e Borscht :9

Strogonoff

Era o que eu mais queria experimentar na Rússia. O strogonoff é uma comida que eu normalmente gosto muito tava doida para provar o original mesmo. É um pouco diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil. Lá, eles não usam ketchup nem mostarda, mas muito creme de leite. Aliás, eles usam bastante creme de leite nas comidas. E estava uma delícia!




Pelmeni

Comemos Pelmeni assim que cheguei de viagem. É uma massa recheada (pode ser com carne de porco, champignons - eles também comem muito champignons!). A diferença é que essa massa não vem acompanhada de nenhum molho. Tem só uns temperinhos verdes por cima e ao lado um potinho com creme de leite pra você ir molhando a massa. Também gostei, achei a massa bem leve e saborosa.




Churrasquinho Russo

Esse foi um achado! Quando estávamos lá no Izmailovsky Market fuçando umas bugigangas para comprar, sentimos no ar um cheiro delicioso de churrasco (tipo o brasileiro mesmo, sem cheiro de churrasco de salsichas!). O estômago ficou alerta na hora e decidimos seguir o cheiro e pra nossa agradável surpresa, encontramos esse monte de churrasqueiras:



Tem carne de porco, cordeiro, frango e até salmão! Decidimos dividir um prato só pra experimentar. Ele vem com um pão, cebola, pickles e tomates. E mais uma vez, tava muiiiito bom! 




Piroshki

Esse conhecemos no café da manhã! O Piroshki, além do nome bizarro, nada mais é que a nossa esfiha fechada. Um dia comemos com recheio de carne moída e outro dia, com recheio de champignons. Muuuito gostoso também!


E isso foi tudo que conseguimos comer nesse pouco tempo. Relativamente bastante :D

Bem fácil escolher o que comer...
 
 Uma coisa que ajudou muito foi pesquisar as comidas antes, buscar o nome em cirílico e escrever num papelzinho. Quando íamos em algum lugar, procurávamos pelo nome no menu ou apontávamos pro garçom / atendente o que gostaríamos de comer. A comida como um todo sabíamos o que era, mas entre recheios e molhos, nos deixamos surpreender. Deu bem certo e foi uma experiência muito boa!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário