domingo, 15 de dezembro de 2013

Moscou em um dia e meio


O que conseguimos ver em um dia e meio em Moscou:

Teatro Bolshoi

A primeira coisa que vimos ao sairmos do metrô. É um dos, senão o teatro que tem o balé mais famoso do mundo. Como o tempo era curto e li que deve-se reservar com antecedência e também o preço é bem salgadinho (algo em torno de uns 200 Euros), olhamos só por fora mesmo...


Praça Vermelha

Acho que a Praça Vermelha é o nome mais conhecido quando se fala em Moscou.O nome da praça não vem da cor dos tijolos das construções e nem da associação do vermelho ao comunismo. A palavra russa krasnaya significa, na verdade tanto vermelho, quanto bonito. Originalmente, foi usada no sentido de "bonito" por causa da Catedral São Basílio. Lá é o ponto zero da cidade. É lá que está o Kremlin, a famosa Catedral de São Basílio e o Mausoléu do Lênin. A praça é ENORME e claro, a primeira coisa que tira sua atenção de qualquer outra coisa é a São Basílio. 




  
Catedral de São Basílio

A São Basílio é uma catedral ortodoxa (principal religião russa). Sem dúvida uma das igrejas mais bonitas e diferentes que já vi. Olhar para ela e para suas cúpulas coloridas e cheias de detalhes é hipnotizante. Lembra um castelo de conto de fadas, lembra um monte de marshmallows... Na frente dela, turistas e mais turistas procuram o melhor ângulo da igreja - foi lá inclusive, que no sábado a noite a nossa câmera caiu no chão e quebrou :-(




 

Para acessar a igreja, paga-se algo em torno de 8 Euros. Diferente de outras igrejas, dentro dela não há um espaço onde se tem bancos e um altar. São vários mini corredores e várias mini capelas, com todas as paredes pintadas, inclusive o teto.


Diz a história que a catedral foi construída no reinado do czar Ivan, o terrível, entre 1555 - 1561, para comemorar a conquista da cidade de Kazan. Depois que a obra ficou pronta, ele mandou cegar o arquiteto idealizador, para que nunca mais pudesse construir algo tão magnífico.

  

 

Kremlin

O Kremlin, que em russo quer dizer fortaleza, foi e é o centro político da Rússia. Foi de lá que por exemplo, Aleksander I coordenou a expansão do território russo contra a Mongólia e o Japão; de lá que Ivan, o terrível massacrou milhares de pessoas para vingar a morte de sua esposa envenenada; foi de lá que Lênin e os bolshevikes comandaram a Revolução de 1917. Hoje o Kremlin serve ainda como sede do governo russo. Por isso ainda é muito bem vigiada pelos guardas. 





Lá dentro existem nada mais, nada menos do que seis catedrais. Todas no mesmo estilo, brancas, com as cúpulas douradas. Uma pena que o tempo estava fechado, mas com um céu azul, deve ser uma paisagem lindíssima!!! Assim como na São Basílio, as igrejas ortodoxas do Kremlin não possuem bancos e suas paredes / teto são todas pintadas. É um estilo de pintura bem diferente das igrejas que se vê na Itália por exemplo, que são mais realistas. Nessas igrejas, as pinturas são mais simples, mas de igual modo bonitas. Li que até o século 16 era proibido que os pobres aprendessem a ler e a única forma que eles tinham para aprender sobre religião era através das pinturas que contavam histórias da bíblia.  

  

  


Ainda dentro do Kremlin, está o Palácio do Arsenal. Em dois andares desse Palácio, é possível ver uma exibição de armas, armaduras, roupas, carruagens, mas principalmente jóias. Nunca vi tanta pedra preciosa, tanto ouro e tanta prata na vida! É absurdo a ornamentação das peças expostas lá e dá pra ter uma leve noção do que era a vidas desses czares Russos... É nesse Palácio também que estão os únicos 10 ovos Fabergé que ainda são de posse da Rússia. O primeiro ovo foi produzido por Peter Carl Fabergé e seus ourives a pedido dos czar Alexandre III, que queria presentear sua esposa na Páscoa. Externamente, o ovo aparentava ser simples, mas dentro de si havia uma surpresa. A família real se impressionou tanto com a obra, que Fabergé foi nomeado o fornecedor da corte e passou a fabricar, a pedido do czar, um ovo por ano, com a determinação de que ele fosse único e contivesse uma surpresa. Na época da Revolução, os outros 40 foram vendidos para reis e rainhas ao redor do mundo e hoje um ovo desse vale uma fortuna. Infelizmente, não era permitido tirar fotos dentro do Palácio do Arsenal. 

Shopping GUM

O shopping GUM, também situado na Praça Vermelha é um ótimo exemplo do contraste entre o socialismo e o capitalismo de hoje. Antigamente, esse shopping era um armazém de distribuição de alimentos e bens essenciais na época socialista. Hoje um shopping de luxo, com as mais variadas marcas de grife. Mesmo que não haja a intenção de comprar algo por lá, vale a pena entrar no shopping para apreciar a arquitetura. No geral, vimos muitas lojas vazias, não sou expert e não sei hoje como é distribuída a riqueza no país, mas tenho a impressão de ser um pouco parecido com o Brasil - poucos riquíssimos e grande parte na mesma faixa de renda.



 
Mausoléu do Lênin

É incrível como os rastros do socialismo ainda marcam uma presença tão forte lá. Estátuas, pinturas, entre outras coisas. E definitivamente, o Lênin é um dos personagens principais. Lá na Praça Vermelha, no seu Mausoléu, pode-se ver ainda hoje seu corpo embalsamado.
Para entrar no Mausoléu não se paga nada, mas é estritamente proibido entrar com bolsa, celular e equipamento fotográfico lá. Daí, se paga para deixar seus objetos num guarda volumes. Não pode entrar com touca, boné, chapéu e afins. A cada dois metros, um soldado bem mal encarado. Não pode ficar parado na frente do corpo dele para olhar, tem que ir passando sem parar.
Não é algo que eu diga que seja imperdível, mas o cara fez e faz tanto parte da história daquele lugar, que já que se está lá, vale a pena ir. Mas que o clima é bem pesado e os soldados dão um medinho, isso não nego!



Catedral Cristo Salvador

A catedral Cristo Salvador é considerada a catedral ortodoxa mais alta do mundo. Foi construída em 1812 para comemorar a derrota de Napoleão. Depois da Revolução Russa em 1931, os sovietes mandaram destruir a igreja para construir um monumento socialista com uma estátua de Lênin. Isso felizmente nunca ocorreu por falta de verba e depois por conta da Segunda Guerra. Uma parte de igreja que foi destruída foi reconstruída depois com dinheiro de doações dos próprios fiéis.

 

Eu já visitei muita igreja aqui na Europa, das mais variadas. Mas nenhuma me emocionou tanto como esta. Assim que adentramos a catedral, vimos que estava sendo realizado um culto / missa. Todos em pé, num canto da igreja. Enquanto o líder / padre fazia a liturgia cantando, numa voz de tenor, os fiéis também respondiam cantando, na maioria mulheres, com uma voz soprana. Não dava pra entender uma palavra sequer, mas essa cena e ver a fé deles lá dentro me emocionou muito. A Catedral é muito bonita, assim como as outras também pintadas e ornamentadas. Na cúpula mais alta, uma pintura de Deus governando o mundo e na cúpula ao seu lado direito, Cristo. Pena que fotos lá dentro eram proibidas...

Rua Arbat

A Rua Arbat é uma das ruas mais movimentadas e comerciais de Moscou. Passamos por lá somente a noite. É como um calçadão onde existem muitos restaurantes, bares, cafés e muitas lojas para turistas. Não vale a pena comprar qualquer lembrança ou souvenir lá, pois são bem mais caros. Pelas pequisas, acabei encontrando um lugar muito mais interessante para fazer isso...

Izmailovsky Market

O Izmailovsky é um mercado a céu aberto, que fica um pouco mais afastado de Moscou (a quem interessar, a estação mais próxima é a Partizanskaya). É interessante dar uma olhada antes no Google Maps, porque ele não fica assim tão perto da estação. E não vai adiantar perguntar pra ninguém na rua onde está o mercado, ninguém vai saber te responder (experiência própria!).

  

Para entrar nele, paga-se uma taxa simbólica de uns 20 cents de Rublos. Lá, você encontrará toda variedade de souvenirs que imaginar, desde as famosas Matrioshkas, até imitações dos ovos Fabergés e muitos objetos da época socialista e de guerra. Vale muito a experiência de conhecer esse lugar!



Aqui sim, vale a pena comprar qualquer coisa por um preço muito melhor que na Rua Arbat. E aqui, incrivelmente os vendedores falam inglês (ainda que sofrido) e alguns arriscam até um portunhol! Por isso, pechinche muito em qualquer coisa que for comprar. Eles baixam bem o preço. Compramos algumas Matrioshkas de lembranças lá.

 Metrôs de Moscou
 
Passado o desespero inicial de aprender a se virar subterraneamente em Moscou, os metrôs são uma atração a parte e definitivamente devem fazer parte do passeio!
Eles foram construídos com a ideologia socialista que entendia esse espaço como sendo o "palácio do povo" e foi a forma que Lênin e Stálin encontraram de levar "arte" para toda a população.



É a segunda rede metroviária mais funda do mundo, perdendo só para Tóquio. Para chegar nas plataformas, escadas rolantes enormes e intermináveis. É composta por mais de 180 estações! Os metrôs passam a cada dois minutos, e apesar dos vagões ainda serem bem antigos, da época da URSS, são extremamente eficientes e muito utilizados pelos moscovitas. Até no domingo estão sempre cheios. 

 

Estátuas, pinturas, mosaicos, vitrais. Isso e mais um pouco é o que você encontrará nas estações de Moscou, sempre contando um pouco da história e vida da época do socialismo. Algumas estações:

Komsomolskaya

  


Ele está em todo lugar!

Novoslobodskaya


 
Prospekt Mira



Mayaskovskaya

  




E foi isso que conseguimos ver em um dia e meio em Moscou. Horas e horas de andanças, dificuldades na comunicação, frio e até uma máquina quebrada. Tivemos a  impressão de estar num mundo completamente diferente e fechado. A Rússia, no pouco que conhecemos e na nossa percepção, consegue juntar um pouco de ocidente e oriente. Um país de história única, com uma cultura peculiar. O que restou foi a sensação de ter visto pouco perto do que esse país gigante tem a oferecer e a vontade de um dia voltar.

4 comentários:

  1. Gosto muito da Russia e queria conhecer mais... O problema é o fuso horário, a gente sai daqui (Paris) cedo e chega muito tarde em Moscou... Então é melhor ter um pouco mais de tempo, mesmo. E além disso, meu marido como Europeu precisa de visto, o que complica um pouco, não dá para decidir de última hora... E eu tive problemas na volta, no aeroporto de Zurique, onde fiz conexão... O meu passaporte brasileiro chamou a atenção já na saída do avião (já estavam pedindo para mostrar o passaporte ali mesmo). Vieram direto em mim e perguntaram: "where are you going?" respondi França, e rebateram "aqui estamos na Suiça". Bom, como tinha todos os documentos em dia me liberaram após alguns minutos de "conversa". :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, o ponto positivo que nós, brasileiros temos é esse de não precisar visto... Mas me deu um medinho porque tanto no check in aqui na Suíça quanto na imigração em Moscou me perguntaram sobre visto...
      E acho que esse controle na "porta" do avião em Zurique é bem frequente.... Já me pararam algumas vezes pra controlar...
      Mas achei a Rússia fascinante! Quero com certeza conhecer mais de lá se tiver outras oportunidades! Beijos!

      Excluir
  2. Ai que lugares lindooooss que vocês visitaram. Amei a catedral São Basílio. Que magnífica!
    Você achou a Russia cara? Quer dizer, em comparação com a Suíça, que sabemos que é sim cara!
    Você sabia que o Lenin morou em Zurique? Tenho um rascunho de um post que cito isso :-). Já já publico. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, também ameeeei a São Basílio! É hipnotizante! Quando pensava em Rússia, a primeira coisa que me vinha a mente sempre foi ela, e foi emocionante ver ao vivo mesmo!
      Olha, comparada com a Suíça não achei mais cara não... Transporte público é baratíssimo (tipo 1,50 CHF o bilhete do metrô) e comida também depende... O dia que mais gastamos num restaurante deu uns 50CHF. Preço de Suíça. Li em um monte de lugar que a Rússia era cara. Talvez se você quiser comprar roupas, etc, sim. Mas nem fui atrás disso!
      Eu li bastante sobre ele antes da viagem e li também que ele morou em Zurique e que a casa que ele morou existe até hoje! Espero pelo seu post para maiores informações :-) Beijos!

      Excluir