terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Chegando na Rússia



Há algum tempo atrás eu comentei que talvez pudesse rolar uma viagenzinha pra Rússia. O marido anda viajando que nem um louco desde agosto, acho que até o fim do ano ele terá ficado apenas umas quatro semanas aqui em Basel, uma loucura e correria. Uma das viagens que ele faria seria Moscou, por duas semanas. Pra mim tá sendo um pouco mais complicado organizar viagens assim, meio em cima da hora por causa do trabalho. Mas como sabia mais ou menos a data, pedi três dias de folga (foi o máximo que deu) e acabamos nos organizando para conhecer Moscou.

Depois que tudo tinha sido confirmado, fiquei super empolgada e logo comecei a pesquisar coisas sobre a cidade. E descobri que infelizmente um dia e meio não dá nem pro cheiro! Mas já que a oportunidade tava lá, demos um jeito né, afinal, não é sempre que surge uma oportunidade assim de conhecer a Rússia. Vai saber quando teríamos essa chance de novo?!

Viajei sozinha de Zurique pra Moscou, pra encontrar o marido que já estava lá há uma semana. Depois de muita leitura e pesquisa, me preparei o máximo que pude psicologicamente com todas as informações que havia lido - principalmente com o fato de que os russos não falam absolutamente nada de inglês e do alfabeto ser outro, o cirílico. Eu, achando que não seria tão complicado, imprimi uma tabelinha com o alfabeto em cirílico e romano. Com ela, achei que iria traduzir as palavras e entender alguma coisa. Hahaha... Missão impossível. Primeiro, que você demora um tempão para traduzir o círilico pro romano, e depois que, se você não entende russo, não adianta de nada. Com o tempo, dá pra ir fazendo associação com uma letra ou outra e até deduzir algumas palavras. Mas não as placas do metrô e muito menos um menu de restaurante....

Enfim, depois de um voo de três horas, cheguei no aeroporto de Sheremetyevo. Já na imigração, um tumulto básico que me lembrou Guarulhos e uma fila meio desorganizadinha de uns 20 minutos. No aeroporto, a única coisa traduzida para o inglês nas placas era o EXIT. Que alegria! Era pra lá mesmo que eu tinha que ir. Encontrei o marido, jantamos, organizamos o dia seguinte e então já era hora de descansar e se preparar para o que o próximo dia nos reservava!


No sábado, acordamos cedinho para conseguir aproveitar o máximo do único dia inteiro que teríamos em Moscou. Fomos dormir meio tarde, o fuso era de três horas a mais, e junto com a escuridão e frio de novembro, confesso que não foi fácil sair do quentinho da cama...

O hotel que estávamos era na região do aeroporto. De lá, tem um trem que vai para o centro de Moscou, chamado Aeroexpress. Esse mesmo trem existe também no aeroporto de Domodedovo, do outro lado da cidade. Dentro do aeroporto mesmo, existem máquinas que vendem os tickets e que felizmente também estão disponíveis em inglês. Algo como cerca de 8 Euros o bilhete, por uma viagem de 35 min. O trem (diferentes dos outros que vimos pela viagem) é super novo e bem conservado. Acredito que seja a melhor opção de se chegar até Moscou saindo dos aeroportos.


Aeroexpress
Chegando no centro de Moscou, a dificuldade começou.Tínhamos um mapinha do metrô nas mãos, mas não sabíamos onde estava a estação. E nessa altura, nem EXIT mais existia. Aí o perrengue começa. Ninguém falava inglês, mas um russo bem de-va-ga-rinho pra explicar onde era o metrô. Depois de algumas mímicas e tentativas frustradas de comunicação, achamos a estação, e de igual maneira, compramos bilhetes de metrô.

Máquinas para comprar bilhetes de metrô - fácil comprar (SQN!)

O jeito foi encarar a bilheteria...
Esse processo todo, de encontrar estação, comprar bilhete e entender a direção demorou uns 40 minutos.  Mas depois, com o mapinha na mão (escrito em cirílico e romano), conseguimos entender o sistema e andar de metrô não foi tão complicado assim. São basicamente números de linhas com cores e estações que se interligam. Tudo o que você tem que fazer é decorar as três primeiras letras do alfabeto deles. Não tente entender o alto falante. Descubra em que estação está e veja nas placas o sentido que quer ir (normalmente olhávamos a última estação da linha e procurávamos pelo nome da última estação na placa). Voz masculina no alto falante é metrô no sentido centro e voz feminina e sentido bairro (pode te ajudar, caso esteja completamente perdido!).


Rede de metrô de Moscou
Alguma estação que nem lembro mais o nome... Como lembrar??

 Já não tão perdidos, estávamos prontos para conhecer um pouco do que Moscou tinha pra nos mostrar... No próximo post!


2 comentários:

  1. Ai que perrengue Larissa! Todo blog que eu leio que relata alguma viagem para a Rússia, existe esta mesma questão do idioma, rs... Eu tenho vontade de conhecer St. Petersburgo, mas ainda só são planos :-). Acho engraçado quando alguém tem boa vontade de nos explicar algo e falam devargar, como se assim, a gente fosse entender algo, hahahahah. mas o que vale é a intenção! Bjs

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/rwrwr.wetrew.124 de julho de 2014 às 08:57

    Olá. Já vi que visitou Tromso. Eu gostava de ir lá mas a ideia nao era ir de Avião. Era a pé ou de boleia. Podia dar me um contacto para saber acerca do clima e da altura a que foi. Ou pode mesmo responder por aqui. Cumprimentos

    ResponderExcluir