quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Outubro, outono e as uvas



Outubro chegou e já se foi embora. Um dos meus meses preferidos aqui por esses lados. Com ele, existe o pleno outono, as temperaturas amenas, as paisagens lindas com o colorido das árvores, das folhas no chão.... O tempo ainda não é aquela escuridão (que já se instalou...) e o frio não é de rachar o coco. 
 
Nessa época aqui em Basel acontece a Basler Herbstmesse (já falei um pouco aqui) entre outras feiras anuais. Uma delas é a Basler Weinmesse, uma feira de exposição e degustação vinhos. Já tínhamos visto a propaganda em outros anos, mas nunca tínhamos ido. Dessa vez finalmente deu certo e lá estávamos nós num domingo a tarde num lugar cheeeeeio de estandes de vinhos. A verdade é que achei que seria um pouco diferente - achei que poderíamos experimentar uns vinhos, comprar umas garrafas e pronto. Na verdade, a dificuldade já começou pelo fato de não sermos vastos conhecedores da bebida, embora aprecie muito uma(s) boa(s) taça(s) de vinho. Conhecemos o básico do básico e meia dúzia de tipos de uvas. Pensando nessa parte (leiga) do público, eles fornecem na entrada um caderninho com todos os estandes da feira, os vinhos, os países de fabricação. Então meu caro, se você não tem nada em mente, melhor dar uma pesquisada antes qual tipo de vinho você quer provar.



Um vendedor muito compadecido da nossa cara de perdidos, logo no início da feira nos ofereceu uma degustação de diversos vinhos austríacos. Pedidos por perdidos, ficamos ali mesmo. Como não somos somelier, não tivemos a coragem de pagar um mico de fingir que sabíamos o que estavámos fazendo e ficarmos cuspindo o vinho no potinho. No final de mais ou menos 1h havíamos provado uns 12 vinhos diferentes no mesmo lugar.  Tempo suficiente para perceber que era hora de uma pausa e de comer um docinho. Pausa feita, seguimos só pra mais um estande pra provar uns vinhos espanhóis, que eram o garoto propaganda da feira. Mas somente mais alguns :-p


O único ponto negativo da feira é que não dá pra comprar ali mesmo os vinhos que você quer. Tem que encomendar com a loja que vende e que normalmente não vendem  garrafas unitárias, mas sim caixas com 6. Tá certo que curtimos um vinho, mas 6 garrafas iguais de uma mesma marca/tipo é meio exagero. Se você vai com um grupo maior e tiverem o mesmo gosto, até vale a pena. Mas no geral foi muito legal e interessante conhecer outros tipos de vinho.

Continuando nesse mesmo pique, no dia seguinte, marido e eu estávamos de folga e resolvemos aproveitar o dia bonito que fazia. Dessa vez, o lugar escolhido foi Mont Vully, na região de Freiburg, a 1h30 daqui de Basel. Lá existe uma caminhada de cerca de 12km, feita entre as parreiras de uva. O passeio nessa época é certamente mais especial por ser a época da colheita das uvas para produção de vinho. O dia estava lindo apesar da ventania e a paisagem então, era lindíssima!



Passear por entre as parreiras carregadinhas de uvas, ver a colheita, e de quebra ter vista para um lago, o Murtensee e para os alpes... Foi um dia especial.


  




E no final do passeio, já voltando, passamos pela cidadezinha, onde ficam os pequenos produtores de vinho e lojinhas lindas como essa:



E é claro que provamos mais alguma coisa e dessa vez pudemos levar umas garrafas. É disso que eu gosto no vinho. Cada um tem uma história. Seja porque ele foi ganhado, comprado numa viagem ou num passeio lindo como foi esse. E cada garrafa aberta é uma lembrança, seja de um lugar, seja de uma pessoa, seja de um momento. Com certeza, essas garrafas de Mont Vully trarão boas lembranças!

Um comentário:

  1. Oi querida, tudo bom?
    Ai que inveja desses dias de sol, desse ceu azul! E dessas uvas e vinhos tb.. hahaha
    beijao

    ResponderExcluir