domingo, 27 de novembro de 2011

A importância das amizades


Nunca fui do tipo de pessoa que tem milhaaaares de amigos e sempre fui muito consciente disso. Não, não sou anti social, apenas um pouco tímida, e confesso que tenho certa dificuldade de me sentir a vontade falando com várias pessoas que não conheço direito. Talvez precise trabalhar um pouco nisso. Enfim, o que sei é que tenho muitos colegas e poucos e bons amigos, que sei que posso contar em qualquer momento. A única coisa é que ficaram todos no Brasil. E agora? Como fazer pra cultivar uma amizade e criar vínculos que às vezes demoraram anos para serem feitos, num país que não tem seus costumes e língua?

Confesso que ainda estou descobrindo, mas de uma coisa tenho certeza: temos que nos relacionar, tentar recriar e fortalecer amizades aqui. Desde que chegamos, conhecemos muita gente, a maioria brasileiros, o que ajuda muito. Amamos ter a companhia de pessoas da nossa terra. Mas também temos que aceitar e aprender a viver a vida e os costumes daqui, que como qualquer lugar, tem pontos positivos e negativos. Temos que ter com quem compartilhar nossa vida, dúvidas, felicidades, tristezas, entre outros.

Falo isso porque esse período pelo qual passamos aqui é uma adaptação contínua (e creio que sempre será) de tudo! E muitas vezes essa adaptação não é encarada de forma tão fácil assim por todos. Eu mesma, muitas vezes estou super feliz e realizada, e às vezes me sinto uma estranha fora da casinha; aí vem as saudades e os questionamentos. Creio muito que Deus tem um propósito para a vida de cada um, que não estou aqui por acaso, mas todo esse turbilhão de sentimentos tão diferentes um do outro são amenizados quando podemos compartilhar disso com outras pessoas, e mais ainda, perceber que você não é mesmo a única que está nesse barco! Rir das coisas novas, dividir experiências, aprender e descobrir outra cultura. Devemos sempre cultivar os velhos amigos, mas temos também que construir outras amizades. Uma amizade dá uma carga mais leve na nossa vida!

“Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” (Pv 17:17)

Que Deus sempre nos conceda bons e verdadeiros amigos-irmãos!

Um comentário:

  1. Estar com amigos é muito bom, pena que muitas vezes nos falta tempo para uma visita, um bate papo, um encontro! Entendo seu sentimento pois num lugar como a Suiça, onde parece que o tempo passa mais devagar, pois não existe a correria de S.Paulo, seria muito gostoso ligar para um amigo e marcar um encontro e jogar conversa fora, mas verdadeiras amizades são construídas com o tempo, e tenho certeza que Deus tem colocado pessoas especiais na vida de vocês que se tornarão verdadeiros amigos de todas as horas. Ainda bem que o skype ameniza um pouco a distância das pessoas que amamos, use e abuse dele! bjs

    ResponderExcluir