quarta-feira, 6 de junho de 2012

Siena

Deixamos um dia inteiro reservado para conhecer Siena, por ser uma cidade maior e mais lugares para conhecer. No final do dia, achei que não valia tanto a pena assim ter ficado o dia inteiro, talvez combinar Siena com a visitação a uma vinícola menor ali da região tivesse sido uma boa pedida. Mas como não queríamos fazer nada com pressa, acabou sendo assim mesmo.

E Siena é realmente grande comparada a outras cidades que visitamos. E claro, também mais cheia de turistas. Tem um estilo bem medieval e muitas atrações para visitar. Segundo a mitologia romana, a cidade foi fundada por Sénio, filho de Remo e por isso lá se encontra inúmeras estátuas dos irmãos sendo amamentados pela loba. Bom, quando digo atrações nessas cidades, são na verdade, no geral Igrejas. Quem não curte muito, nem vale a pena gastar muito tempo lá.

Visitamos uma Igreja logo na entrada da cidade, a Igreja de San Domenico, que foi construída em homenagem à padroeira da cidade, Santa Catarina. Ela teve suas construções iniciadas em 1226, em estilo gótico. Ah sim, uma coisa que difere muito a Itália da Suíça por exemplo, é que as igrejas italianas são predominantemente católicas, enquanto na Suíça, a maioria é protestante. Logo, a riqueza de detalhes nessas igrejas italianas são bem maiores. Da minha parte, vou a essas igrejas para ver obras e pinturas de artistas da época e nada mais...

Bom, continuando, de lá, chegamos até a Piazza del Campo, uma praça enorme, cheia de cafés e restaurantes nas redondezas e um dos locais mais cheios de Siena, é claro. Lá se encontra o Palazzo Público e a Torre Del Mangia – essa construção é hoje a câmara municipal da cidade. A torre, que na verdade é um campanário tem um estilo gótico e 102m de altura, a segunda maior torre da Itália. É nessa praça que acontece anualmente o Palio di Siena, uma corrida de cavalos. É super tradicional da cidade e pelo que andei lendo, sempre lota muito a praça.

Piazza del Campo

Depois da praça, subimos até o Duomo de Siena, uma outra igreja, uma das maiores catedrais italianas, com arquitetura gótico-romana. É realmente lindo ver como naquela época se construíam igrejas desse porte, com uma riqueza de detalhes absurda! Claro que pra entrar nela, também tivemos que pagar (o que é de graça, afinal?).  Lá dentro, como a maioria desse tipo de igreja, tem muitas pinturas, esculturas e claro, muita história. Adoro ver como os caras, naquela época, com bem menos recursos que temos hoje, se preocupavam com cada mínimo detalhe, as pinturas são impressionantes, aquela coisa de noção de profundidade que eles davam às telas, os sombreados... Bom, não sou expert nessas coisas né, mas é muito interessante. Lá vimos algumas obras de Donatello e Michelângelo.

Duomo de Siena

Dentro da catedral

Os detalhes impressionam!

Depois de visitar a catedral, subimos a Torre, que nos proporciona um vista muito bonita da cidade!

Lá do alto!
Ah, claro... Almoçamos em um restaurante lá que é maravilhoso! Se chama La Torre e fica em uma das travessas da Piazza Grande. É super pequeno, um monte de mesas juntinhas, com a cozinha a mostra. Logo na entrada, tem uma mesa cheia de massas frescas. Você escolhe uma das massas e normalmente há dois molhos do dia – você escolhe um deles também. A massa fica pronta rapidinho e é maravilhosa! Um dos melhores lugares que comemos. Por isso, recomendo demais esse restaurante!

Quando saímos de lá já era meio tarde, então resolvemos dar mais umas voltas pela cidade e já pegar nosso rumo para o hotel...