sexta-feira, 13 de julho de 2012

Belém


É claro que Belém não podia ficar fora do roteiro de Portugal né.... Antes de ir não tinha a mínima ideia de onde ficava, mas tinha certeza que queria conhecer, é claro, pelos famosos pastéis de Belém. Na verdade Belém nem fica tão distante de Lisboa assim – pegamos um ônibus da cidade mesmo que em 40 minutos nos deixou no bairro. Nem sabia bem o que encontraria por lá e para nossa surpresa descemos logo de cara com o mosteiro dos Jerónimos, que foi encomendado pelo rei Manuel I em 1501, logo após o retorno de Vasco da Gama da Índia e foi construído basicamente com o lucro do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. Não é um prédio bem pintado e tal, mas acho que é a cara de Portugal mesmo, esse estilo meio velho e não “antigo”. 

Mosteiro dos Jeronimos

Mosteiro visto da praça
Tava tão cheio de turistas por lá que não nos interessamos em conhecê-lo por dentro. De lá passamos por uma praça e logo depois chegamos na Torre de Belém. Ela também foi erguida a mando do rei Manuel I,  as beiras do rio Tejo, na mesma época do mosteiro. Talvez por isso as duas possuam o mesmo estilo, chamado Manuelino – que imita meio que uma renda. Bom, a torre em si era uma fortaleza que foi usada também como depósito e prisão e era o ponto de partida de muitos navegantes portugueses. Para entrar na Torre, pagamos algo em torno de 12 Euros e vale a pena, a vista lá do alto e muito bonita e dá umas boas fotos.

Torre de Belém
Lá de dentro da Torre, com vista para o rio Tejo




Do ladinho da Torre, está o Monumento dos Descobrimentos, reconstruído já mais tarde, em 1960, homenageando os elementos envolvidos no processo dos descobrimentos portugueses. Olhando pela lateral, dá pra perceber que o monumento como um todo tem a forma de uma caravela, com o escudo de Portugal. O homem que está lá na proa com uma caravela nas mãos é D. Henrique e nas fileiras laterais, há estátuas de homens ligados aos descobrimentos nos séculos XV e XVI. Muita coisa legal de ser ver e aprender!


Monumento dos Descobrimentos, à beira do rio Tejo e com a ponte 25 de abril ao fundo
Bom, mas a essa altura já estava chegando a hora do almoço, a fome apertando.... E é claro que iríamos comer os famosos Pastéis de Belém. Surpresa melhor foi descobrir que lá vende-se quitutes salgados como pastéis fritos (como os nossos) e coxinhas (nhaaaaaam!). Assim, os pasteizinhos ficaram de sobremesa. Bom, em Portugal existem os pastéis de nata e os de Belém. Os famosos, são patenteados e possuem uma receita secreta – os pasteleiros que trabalham na “Oficina do Segredo” tem  que assinar um termo que não podem revelar o segredo da receita, que é seguida igualzinha, segundo eles, desde a fundação da Pastelaria, em 1837, quando começaram a ser vendidos pelos clérigos do mosteiro e depois, com o fechamento do mosteiro, na própria loja. Por isso, pastéis de Belém, só lá em Belém! 



A pastelaria é enorme e com uma decoração bem típica portuguesa. De lá, dá até pra ver uma parte da cozinha onde os pastéis são preparados e é interessante de se ver. Ahhh e claro.... Como eu já esperava, os pastéis são maravilhosos! 






Belém é lindinha, e a visita para comer os pasteizinhos por si só já valem a pena!

2 comentários:

  1. Nossa que saudade me deu de Portugal agora vendo as suas fotos!! Estive lá há mais ou menos 2 anos e amei. Meu marido então adorou Lisboa. Temos planos de voltar lá e conhecer mais outras cidades. Também adorei os pastéis de Belém!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ontem tivemos uma amostrinha de Portugal seguindo o roteiro indicado por vocês, enquanto aguardávamos nosso voo para o Brasil. Valeu muito a pena e deixou a vontade de voltarmos para conhecer melhor. O restaurante "Sabores do Atlantico" também foi uma excelente indicação, pena que o tempo do almoço foi corrido e não deu para comer todo o delicioso bacalhau, fica para a próxima!

    ResponderExcluir