terça-feira, 10 de julho de 2012

Ora, pois!

Olha, maio foi um mês que viajamos pra caramba, praticamente não fiquei em casa! Bom, depois da viagem pra Itália, o marido precisou fazer uma viagem a trabalho em Lisboa. Na verdade, já estava nos nossos planos, eu ir pra lá alguma vez que ele fosse, pois apesar dele ter ido algumas vezes, nunca tinha saído pra conhecer Lisboa. E acabou que dando certo dessa vez. Saí de casa na sexta no almoço e cheguei em Lisboa por volta de umas 15h. O marido já estava lá desde o começo da semana, então ficamos no hotel em que ele já estava.

A primeira impressão que tive de Lisboa logo que saí do aeroporto era de que eu estava no centro velho de SP. Vi bastante prédios antigos e tal, mas a medida que fui chegando perto do hotel, a paisagem mudou um pouco. O bairro em que ficamos chama-se Parque das Nações e foi reconstruído para a exposição Mundial de 1998 e por isso, seu ar de moderno contrasta muito com o resto da cidade. Aliás, sei bem de quem o Brasil puxou – Portugal é claro! É impressionante a semelhança que temos com os portugueses! A começar por Lisboa mesmo, que como já disse, me lembrou muito SP. A zona em que estávamos era bem central e desenvolvida, ao passo que a periferia é bem mais simples. Acho que dá pra fazer um paralelo com Av. Paulista e região e regiões mais periféricas de SP. Bem diferente da Suíça, que centro ou periferia, é tudo o mesmo padrão. Depois que Lisboa é uma cidade bem agitada, sempre muita gente e carros nas ruas. Tinha um shopping lá que ficava aberto até depois das 22h! E por fim, o povo português... Conheço bastante portugueses aqui na Suíça e ir lá só me confirmou o que pensava deles: povo simpático, esforçado, atencioso e trabalhador. E com muito orgulho do país! É claro que como qualquer cidade grande há problemas com insegurança, furtos, etc. Mas até aí toda cidade maior enfrenta esse tipo de problema! Até aqui na Suíça, nas cidades mais populosas, esse índice de criminalidade está aumentando....

Bairro Parque da Nações, com a ponte Vasco da Gama ao fundo

Estação de trem no Parque das Nações
Estávamos bem perto da ponte Vasco da Gama, que passa sobre o rio Tejo e liga Lisboa e Sacavém a Montijo e Alcochete do outro lado. Atualmente é a ponte mais longa da Europa, com cerca de 17km de comprimento e o nome dela comemora os 500 anos da chagada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. É uma ponte bem bonita e andar à beira do rio no final da tarde é um passeio bem gostoso e que muitos portugueses costumam fazer.

Além dessa região, passeamos claro pelo centro histórico de Lisboa mesmo (chamado Baixa), onde se concentra a maioria dos comércios e que fica entre as colinas da Alfama e do Bairro Alto. Em todos os lugares que andamos por lá, utilizamos transporte público e foi bem tranquilo. Durante o dia, subimos até o bairro Alfama – cheio de ruas estreitas e casinhas bem típicas, com aqueles varais com roupas a mostra e tal... Lá no alto está o Castelo de São Jorge, mas naquelas alturas já estávamos tão cansados que resolvemos não entrar... Lá também está o miradouro de Santa Luzia, que tem uma vista linda da cidade e do rio! Tínhamos andando tanto naquele dia que resolvemos pegar um bondinho que não descia nunca... Então fomos descendo a pé mesmo e curtindo os pedaços escondidos da cidade...

Centro de Lisboa

Lá do centro, com vista para o Castelo de São Jorge
Vista do miradouro de Santa Luzia, no bairro Alfama
Já a noite fomos no Bairro Alto, um lugar como dizem os portugueses “giro” – que quer dizer bacana, legal, point hahaha... Subimos por umas escadarias e escolhemos um restaurante lá no meio das calçadas mesmo, para apreciar a vista a noite da cidade. Aliás, falando em restaurante, Portugal é um local onde come-se MUITO bem também! Não preciso nem falar nos inúmeros pratos de bacalhau (que eu amo!), carnes, além dos famosos pasteizinhos de Belém (tema pra outro post!) e das tranqueiras que temos no Brasil, tipo coxinhas, etc.... E tudo muito barato! Nossa, depois não se sabe porque se engorda tanto viajando por aqui...

Bairro Alto, a noite
Além de passear pelo centro, fomos ao Oceanário de Lisboa que fica também no Parque das Nações e vale muito a pena ser visitado. É o segundo maior oceanário do mundo e muito legal de ser ver.

Eu e a Doris, minha chará. Oi, tudo bem?!
Me senti muito confortável em Lisboa, pelo povo, língua (nada como falar nossa língua mãe!), comida... Recomendo muito conhecer a terra dos nossos colonizadores! É giro:D