segunda-feira, 30 de julho de 2012

A efemeridade da vida


Semana passada recebi uma notícia muito triste lá do Brasil: uma colega com quem estudei lá no ginásio morreu num acidente tão banal e tão trágico ao mesmo tempo. Ela estava fazendo uma viagem a pé com alguns amigos em uma região montanhosa no Peru e em um certo momento ela estava montada numa mula que pisou em falso e caiu de um abismo de mais de 200 metros de altura.

Nosso último encontro com os amigos da escola em 2010

Na hora achei meio estranho e a ficha demorou a cair. Mas depois que eu vi a notícia mesmo, senti um aperto tão grande no coração... Uma tristeza que me fez pensar o quanto a vida é efêmera. A gente faz tantos planos na vida, tem tantos sonhos, mas de repente, assim, sem esperar, a morte bate à nossa porta. Porque a gente nunca acha que vai acontecer com a gente, com a nossa família. O coração e a mente tão limitados se perguntam o porquê de uma morte tão precoce.... A ordem natural é estudar, trabalhar, muitas vezes formar uma família... E de repente tudo se interrompe. São essas coisas que me fazem lembrar... Hoje pode ser meu último dia de vida!

Só Deus sabe da nossa vida, foi Ele que nos fez e escreveu nossos dias no livro da vida.  “Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os  meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.” (Salmos 139.16) Ele sabe da nossa hora. Por mais difícil que seja, por mais doloroso que pareça. E olha que eu já me questionei tanto nesses assuntos quando via crianças tão pequenas morrendo no hospital quando trabalhava.

Mas não cabe a nós esse tipo de questionamento. Devemos sim, pedir forças a Deus e Sua paz que excede todo o entendimento, principalmente aos familiares nesse momento de tanta dor. A saudade nunca passa, a gente só se acostuma com a ausência e o consolo das boas lembranças. A vida continua e temos que vivê-la como se fosse o último dia. Dizer que ama, perdoar e pedir perdão, ser feliz e grato com aquilo que se tem. Porque a gente não sabe o dia de amanhã.

Paulinha, que você possa estar bem junto do Pai. Que Deus possa estar com seus pais trazendo conforto nesse momento. Saudades!

Um comentário:

  1. Larissa, você sempre me emociona porque suas palavras porque saem de dentro de um coração lindo e cheio de amor.
    "Viver cada dia como se fosse o último", queria viver assim, com a sensação de tudo realizado, mas quando paro para pensar, vejo que há tanto a ser feito, a ser concertado a se pedir perdão e a perdoar. Que Deus me ajude a colocar "tudo em dia" para estar pronta para o dia que Ele já determinou para mim.

    ResponderExcluir