terça-feira, 7 de agosto de 2012

Agora foi


Depois do ano inteiro estudando alemão, fazer a prova, traduzir toooodos os documentos do colegial que faltavam e pagar uma taxinha “simbólica” de 500 francos (isso mesmo, QUINHENTOS francos!), finalmente enviei toda documentação necessária para validar meu diploma com a Cruz Vermelha Suíça. Nossa, pensei que esse dia nunca fosse chegar, as coisas estavam se arrastando de um jeito e eu já estava meio cansada. Vou explicar a história desde o início: tive o primeiro contato com a Cruz Vermelha em meados do ano passado por e-mail, dizendo que era uma enfermeira brasileira que morava aqui agora e que gostaria de saber o que era necessário para atuar na minha área aqui. Eles me retornaram via e-mail também com uma brochura explicando um pouco sobre o processo de validação aqui na Suíça e um formulário de pré-avaliação para preencher. Aí paguei também uma taxa de 120 francos. Isso tudo foi só para fazer uma pré-avaliação, se eu tinha chances de exercer a profissão aqui. Depois de um mês mais ou menos, recebi uma carta deles, informando que eu teria sim chances de trabalhar como enfermeira, no nível mais alto que eles tem aqui (que seria a enfermeira que trabalha em hospital) – aqui, pelo que tenho entendido, existem alguns níveis diferentes de enfermeira, por exemplo, naquele estágio que fiz no asilo, as enfermeiras de lá não eram habilitadas para trabalhar em hospital. Isso me aliviou um pouco, porque não é muito do meu desejo trabalhar em asilo, até porque sempre trabalhei em hospital e é o que eu gosto. Nessa carta ainda, eles me diziam, no entanto, que minha formação de base (escola) era diferente da deles e que por esse motivo, provavelmente teria que fazer algum tipo de estágio. Essa é a parte que eu ainda não entendi direito e que vou ter que aguardar pra saber o próximo passo. Enfim...

Consegui o certificado de alemão e entrei novamente em contato, dizendo que agora, poderia dar entrada definitiva no processo. Aí me enviaram um carta com uma lista de documentos (como diploma e histórico escolar da faculdade e escola, cartas de referência dos locais onde trabalhei, cursos que havia feito – originais e traduzidos pro alemão), um formulário para preencher e a taxinha de 500 CHF. Como não tinha traduzido a documentação da escola (quando iria imaginar que eles me pediriam isso, afinal, se eu já fiz a faculdade, é sinal de que eu terminei a escola, certo?), tive que fazer isso por aqui mesmo, o que demorou um pouco. Depois disso, com um aperto no coração de estar deixando no correio praticamente mil francos em papéis, finalmente enviei minha aplicação. Agora é só esperar até 3 meses pela resposta. E que venham os próximos passos!

Um comentário:

  1. Larissa, toda grande conquista requer grandes esforços, você sabe bem o que é isso! Sua determinação e a direção de Deus sempre te levou para os melhores caminhos. Agora é só aguardar o tempo de Deus para você começar a trabalhar e realizar mais um sonho!
    Parabéns por mais uma etapa vencida!

    ResponderExcluir