quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pelos caminhos...



Da última trilha que fizemos e que escrevi no post anterior, tirei uma foto e publiquei numa rede social. A foto foi essa:


Uma amiga muito querida comentou dizendo que a foto transmitia muitas coisas legais. Aí eu parei para analisar (e filosofar!) bem a foto e fui obrigada a concordar e fazer um paralelo com a vida.

Eu creio realmente que na vida passamos por muitas trilhas, muitos caminhos. Algumas vezes por caminhos retos, outras por alguns mais tortuosos. Algumas vezes passamos por paisagens secas, outras vezes em época de semear e outras, como nessa última trilha, passamos por época de colheita. Assim é também nossa vida. Nunca vamos passar todos os dias pelo caminho mais bonito, muitas vezes passamos por vales escuros e sombrios...

Além disso é mais do que certo, que há muitos momentos da vida que semearemos, mas a época da colheita também chegará! Pensar em caminhos e coisas deste tipo sempre me faz lembrar de um cantor que eu gosto muito e já citei aqui, que diz assim em uma música: “I will walk by faith, even when I cannot see... Well because this broken road prepares your will for me!” (“E eu vou andar pela fé, mesmo que não possa ver... Porque sei que esta estrada quebrada prepara seu querer para mim!”). E assim é a vida! Por mais que nossos olhos humanos vejam uma paisagem às vezes não muito agradável, se observarmos aos olhos de Deus, entenderemos que um caminho difícil muitas vezes nos prepara para um plano e propósito de Deus, que é perfeito!

Do mesmo modo enxergo as subidas e descidas. Houve um determinado momento da trilha que havia uma subida tão íngreme e com tantas pedras no caminho que fomos obrigados a sair da bicicleta e empurrá-la. Mesmo assim o esforço foi enorme e quando chegamos lá em cima e pude contemplar a beleza das árvores e começar a descer pela floresta. Respirei cansada e aliviada, porém realizada! Depois de um grande esforço, sempre há uma grande recompensa. A recompensa muitas vezes não é como e quando a gente espera, mas no tempo de Deus a receberemos! “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

Além disso, na foto há também placas. A Suíça tem mais de 60 mil quilômetros de trilhas sinalizadas, então é só escolher uma trilha e seguir as placas tranquilo, que você não se perde.  Na nossa vida, também somos obrigados a seguir por algum caminho, a decidir qual trilha iremos seguir. Em tudo: na vida profissional, sentimental, nas amizades. Todos os dias fazemos novas escolhas e seguimos novas placas. Temos a liberdade de escolher se vamos permanecer onde estamos, se vamos seguir em frente, ou se mudaremos a direção. Quando decido, diariamente qualquer uma dessas opções, entrego, primeiramente meu caminho escolhido para Deus, pois sei que Ele cuidará do que acontecerá a seguir! “Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará.” (Salmos 37.5)

Por fim, ainda se vê na foto as duas bicicletas! E isso me remete ao casamento :) Eu já escrevi aqui que defendo demais o casamento e não acredito de forma alguma que seja uma instituição falida. Pelo contrário, o casamento é uma bênção de Deus! E trilhar uma vida juntos, pelos altos e baixos, por todas as estações, definitivamente é melhor do que fazer tudo isso só! Por isso agradeço todos os dias pela amizade, amor e companhia do meu marido, sei que isso vem de Deus. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá que o levante. Também, se dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras são se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.9-12). Amo estar casada!

Que possamos sempre ter sabedoria ao trilhar nossos caminhos e alegria de colher aquilo que um dia plantamos! Que Deus esteja sempre conosco nesse caminhar!

3 comentários:

  1. Que postagem linda Larissa!! Realmente, na vida colhemos o que plantamos. "A semeadura é livre, a colheita é obrigatória". E relacionamentos são calcados por momentos felizes, difíceis, alegres e tristes, mas com respeito, amor e compreensão eles se fortalecem e sobrevivem aos percalços do caminho. Um beijo querida!!

    ResponderExcluir
  2. Minha escritora favorita!!! Qualquer pessoa pode escrever um texto, mas poucas pessoas conseguem transmitir sentimentos e grande emoção através das palavras. Você consegue passar exatamente o que está no seu coração para o nosso coração!
    Que Deus continue guiando a vida de vocês sempre para os melhores caminhos!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. É bem por aí mesmo, na vida temos um caminho a seguir mas só depende de nós fazer disso uma coisa positiva ou negativa.
    Lindo texto,bjoss

    ResponderExcluir