quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mudanças climáticas x Mudanças de humor x Gratidão



Tinha pensado em colocar o título como mudanças climáticas vs. mudanças fisiológicas e de humor, mas quando terminei de escrever, percebi que o texto tomou um rumo um pouco diferente. O negócio é o seguinte: eu adoro o outono, já disse aqui que é uma das minhas épocas preferidas, gosto do clima ameno, da paisagem, da necessidade de não se empacotar inteira pra sair, e por aí vai. Mas assim como no ano passado, vai chegando uma época do outono (digamos que um início de transição pro inverno) em que sinto muita coisa mudar no meu corpo. É meio que essa época agora que estamos passando. O frio vai aumentando um pouquinho mais, e como ele é contínuo, minha pele começa a sofrer. Sinto que ela fica super ressecada,  especialmente nas partes que fica exposta ao tempo frio, como mãos, rosto e lábios. Costumo normalmente usar um creme hidratante no corpo e na face, mas nessa época tenho que intensificar mais o cuidado, porque senão não tem pele que aguente....

Mas o que mais me incomoda mesmo nessa época é meu humor que muda drasticamente. Não sei o que acontece! Sinto muito sono, desmotivada pra fazer as coisas, algumas vezes triste... Será que é só comigo? Talvez algumas coisas também contribuam pra todo esse humor melancólico, como as viagens constantes do marido (fico sempre sozinha em casa) e a espera do reconhecimento do diploma (que já deveria ter saído). Nem pra escrever no blog tenho tido muita inspiração e vontade...

Eu não gosto de gente que vive reclamando da vida e nem quero reclamar. Acho que temos sempre que sermos muito agradecidos por tudo que temos. Mas essa época é um pouco difícil pra mim. O jeito é dar um jeito nessa desmotivação toda e procurar sempre alguma atividade pra fazer. Nem que seja dar uma volta na cidade, se forçar a fazer um bolo, ler um livro. E por que não parar para pensar e agradecer também? Acho que gratidão é um exercício motivador, nos ajuda a lembrar tudo aquilo que temos (e muitas vezes nem merecemos!)


“Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos.”  (Daniel Defoe)

Resumindo... Apesar do desânimo de vez em quando e da incerteza das coisas e do futuro, acredito que ser e aprender a ser grato tornam a nossa vida mais doce e mais leve, mesmo que os dias estejam cinzas e escuros. Eu tenho muito o que agradecer! E você?




7 comentários:

  1. Oi Larissa, primeira vez que venho conhecer seu blog!
    Eu adoro a Suica, lugar lindo! Gostaria de um dia poder morar ai, quem sabe? to meio longe ainda...
    Eu tambem sinto mudancas de humor nessa epoca do ano.. os dias aqui vao ficar bem mais curtos, muito nublados, frio... dai quem disse que quero sair da cama? Da muito desanimo! MUITO!
    E isso porque eu ja moro na zoropa do norte ha mais de 5 anos!
    Normal... a gente tem que se acostumar que eh assim mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, obrigada pela visitinha, vou dar uma passada no seu blog para conhecer também :)
      Pois é, essa época é meio chatinha mesmo.... Mas acho que quando estiver trabalhando (se Deus quiser em breve!) isso também melhora um pouco. Ainda não sirvo pra ser 100% dona de casa rsrsrs...

      Excluir
  2. Oi Larissa!
    Comigo aqui no Chile aconteceu a mesma coisa no Inverno. As brasileiras que conheci aqui já tinham me avisado da tal "depressao de inverno", mas nao tinha levado muito a sério. E nao é que ela existe mesmo? rs
    Acho q tem a ver um pouco com seu "relógio biológico", mas sem dúvida, a falta de ocupacao pode piorar a situacao.
    Voce já pensou em atividade física? Quando chegar aí, é a primeira coisa que quero procurar.
    E concordo com vc, as vezes estamos tao imersos nas nossas "lamentacoes", que esquecemos o quanto temos a agradecer! =)
    bjo grande
    PS: ah! nao deixa o blog nao, ele é tao legal. E tem me ajudado muito a entender um pouco melhor a vida por aí! =)

    (Desculpe, nao tenho "c cedilha" e "til" nesse teclado. Sorry!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris,é muito interessante como o tempo pode influenciar tanto no nosso corpo né?! Esse tipo de coisa a gente não conhece e muito menos sente no Brasil...Olha, não pratico nada durante a semana não, sei que isso também é um pouco da falta de vergonha na cara, mas não curto fazer as coisas sozinha... Final de semana normalmente andamos de bike ou fazemos algum hiking, aí curto bastante! Beijos!

      Excluir
  3. Oi Larissa!! É realmente assim mesmo, senti isso "nas pele" no inverno passado. Ontem mesmo encontrei umas amigas e elas estavam reclamaram que estava doendo aqui e ali e isso é reflexo da mudança para o inverno! As vezes é difícil mesmo se "animar", por isso voltei para o curso de alemão, procuro fazer algo em casa que me de prazer e continuar batalhando até que a crise dê uma trégua. Olha no dia que você quiser vir passear aqui em Zürich me convida que eu tomo um café com você, tá :-). Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Pois é, o negócio é manter a cabeça ocupada pra esquecer um pouco desse tempinho escuro. O curso tem me ajudado nisso também... Ahhh e obrigada pelo convite ;) Se quiser passar aqui por Basel um dia também, é só avisar! Beijos!

      Excluir
  4. Larissa, está cientificamente provado que excesso de dias "cinzas" afeta nosso humor e metabolismo. Até aqui no Brasil, se chove uma semana, já fico meia "depre", então o negócio é ter paciência, buscar sempre alguma atividade que ajude o tempo passar e esperar com alegria a primaveira, que com seu brilho e cores, nos enche novamente de energia e vigor! bjs

    ResponderExcluir