quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que me preocupa

 Antes de morar aqui, marido e eu sempre tivemos o desejo de morar fora do Brasil, (inicialmente o plano era o Canadá!), por diversos motivos - qualidade de vida principalmente. E essa qualidade para nós quer dizer um monte de coisas como tranquilidade, menos trânsito, qualidade dos serviços públicos, segurança. Nada me incomodava mais em SP do que pegar um trânsito enorme numa avenida e enquanto estava lá parada, escutar no rádio o cuidado que precisava ter para evitar um assalto, bem ali mesmo, no meio da rua. Quantas vezes não escutei notícia assim, e quantas não tiveram um final trágico. Me dava muita raiva pensar no fato de que eu, uma cidadã que pagava todos meus impostos em dia, trabalhava, estudava e dava um duro danado pra tudo isso tinha que abdicar da minha liberdade de ir e vir, de usar o que eu quisesse em nome da segurança. Quantas vezes não escutei um caso de alguém que foi roubado e que um terceiro dizia: “Também, tinha que estar com um relógio dessa marca na rua?” Pô, o sujeito se mata pra comprar e usufruir de algo que lhe agrada, é assaltado e ainda tem que escutar uma dessas. Infelizmente a gente acaba se tornando refém dessa criminalidade toda. Então quando surgiu a proposta de morarmos aqui, com certeza o ponto “segurança” foi de muito valor.

O negócio é que ultimamente as notícias tem me preocupado mais e mais. Os ataques violentos em SP, terra onde morava, tem se tornado mais frequentes, fruto de uma “guerra” entre polícia e bandido. Só que essa guerra tem atingido muitos inocentes. Essa semana vi uma reportagem que me deixou chocada: em menos de 20 dias, mais de 130 pessoas morreram, decorrentes desses ataques. Teve um dia que num período de 17h, quinze pessoas morreram. Isso mesmo, quinze. Quase uma pessoa por hora, e em sua grande maioria cidadãos que foram pegos de surpresa, andando na rua e que foram assassinadas por criminosos em cima de uma moto, que logo depois fugiram, sem deixar qualquer vestígio. Eu me lembro quando vi pela primeira vez num jornal um vídeo de uma pessoa sendo assassinada, e a jornalista alertando que as cenas que viriam a seguir seriam fortes. Hoje vira e mexe aparece uma reportagem dessas e o negócio virou tão banal que eu tenho a impressão às vezes de que isso quase não deixa mais ninguém impressionado ou comovido. E aí eu me pergunto... O que aconteceu com os valores humanos? Em que parte deixamos de dar valor pra vida desse jeito? Porque se antes uma pessoa era morta em um assalto porque reagia, hoje só basta estar andando na rua pra ser a próxima vítima. Eu não consigo entender o que há de errado com a raça humana. Nem animal faz isso com um mesmo de sua raça! Quando a gente vê notícias de roubos, assaltos em outros países tipo EUA ou até aqui mesmo na Suíça, eu tenho a impressão de que os bandidos “estrangeiros”, ainda que criminosos, dão um pouquinho mais de valor pra vida. O que aconteceu no Brasil, minha gente? Porque meu povo, minha nação, minha terra tem se tornado tão indiferente diante desses fatos? O que aconteceu com esses criminosos para perderem tanto assim o valor pela vida?



Eu não consigo encontrar resposta pra nenhuma dessas indagações. Eu sei que o problema é mais lá no fundo, que envolve vários aspectos como educação, condições extremas de pobreza, tráfico de drogas e tal. Mas não entra na minha cabeça esse desrespeito todo a vida. O sentimento que tivemos das últimas vezes que voltamos para SP de medo e insegurança se tornou muito pior do que quando morávamos lá... Não tem um dia sequer que eu deixe de pedir pra Deus que proteja nossa família lá, nossos amigos. Porque a gente nunca acha que vai acontecer com a gente, mas infelizmente está mais perto do que se imagina. Que Deus tenha misericórdia da nossa nação.


6 comentários:

  1. Oi Larissa! Essa é minha primira vez aqui no seu blog. Me identifiquei com onde vc mora, pq minha irmã mais velha mora aí na Suíca também, em Zurich.
    Adorei seu espaço, venho te visitar mais vezes.
    Seu post é muito triste. Eu também sou de SP e fico chocada com tantas tragédias que acontecem nao só por SP mas por todo o Brasil. INfelizmente eu tb nao tenho respostas para essas perguntas, só me intristeço com isso. Eu como vc, oro todos os dias pela minha família que mora lá. Só Deus para protegê-los. Ai, eu amo nosso Brasil mas que tá longe de ser um país seguro isso está. =(
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci, obrigada pela visitinha! Infelizmente não temos nada a fazer mesmo a não ser pedir para Deus que proteja nosso amado país! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Larissa eu tbm tenho respostas pra essS coisas mas minha opinião é que isso nunca vai mudar, a violencia no Brasil já virou um sinonimo do país, assim como as bombas no oriente médio, a ditadura em Cuba enfim...
    Mas espero de coração estar engana e ver o meu país que tanto amo sair dessa.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de Sao Paulo e fico sempre preocupada com a minha família e amigos, imagino como deve ser horrível praqueles que tem parentes e amigos na policia - que tem sido o maior alvo, essas semanas, na verdade.
    eu oro pela paz em nosso querido pais!

    ResponderExcluir
  5. Muito triste essa realidade e também já tentei refletir muito no assunto e não encontro uma resposta.
    Para mim começa desde cedo, desde a educação que se tem em casa. Como cresce alguém que não se preocupa se mata um outro ser humano e que não valoriza a vida??? Ou que seus atos não têm consequências???

    Outra coisa que sempre me incomodou é que sempre que alguém era assaltado, sempre tinha alguém para fazer o comentário "você tem que agradecer por estar vivo". Então a vida vale tão pouco que o tempo todo temos que ficar contentes que alguém não nos assassinou???

    ResponderExcluir
  6. Larissa, por esses e outros motivos é que agradeço a Deus por vocês morarem na Suiça. Nunca me preocupei tanto como na época que o Júnior ia trabalhar de moto, medo de acidente, medo de assalto, enfim só mesmo colocando nossa confiança em Deus, buscando sua proteção para conseguir dormir sossegada e essa tem sido minha oração diária, que O Senhor acampe seus anjos ao nosso redor e nos livre de todo mal!

    ResponderExcluir