sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma noite asiática

Sempre gostei de comidas, cozinhar, aprender a fazer coisas novas e tal. Lá no Brasil, tínhamos o costume de fazer algum tipo de noite temática com a família, por exemplo, noite mexicana, árabe, de pizzas e por aí vai.
                                                                                                                   No último passeio que fizemos nos lagos com nossos amigos, entre uma conversa e outra sobre comida, resolvemos fazer essa noite asiática. Tinha que ser asiática e não apenas japonesa (comida que eu amo!), porque algumas pessoas não comiam a comida japonesa, então pra dar uma incrementada, colocamos o Yakissoba, que é chinês. Assim, se tornou uma noite asiática.

Pra começar que nós não tínhamos ideia do que fazer e muito menos como fazer. Yakissoba já tinha feito uma vez com outra amiga que me ensinou e não seria problema. O negócio era o sushi. Graças a Deus temos acesso a praticamente tudo nessa vida pela internet, então elaboramos um cardápio:

Cozinha japonesa: sushi (salmão, kani e pepino), temaki (salmão, cream cheese e cebolinha), shitake na manteiga (maaaaaravilhoso!) e palitinhos de salmão assados com gergelim. 
Cozinha chinesa: yakissoba de carne, frango e legumes.

Cardápio decidido, ingredientes anotados, hora da compra. Aqui em Basel tem uma quantidade razoável desses mercadinhos de indianos e asiáticos, além do mercado grande na Alemanha que normalmente vamos, então comprar os ingredientes não foi um problema e tampouco saiu caro, se comparado a uma compra dessas no Brasil (em SP, no meu caso).



Mais uma vez, hora de aprender a enrolar os sushis e temakis – créditos para os vídeos do Youtube :P É uma habilidade a ser desenvolvida, mas depois de algumas tentativas, o negócio saiu! Que orgulho, nunca achei que fosse fazer um sushi! Dizem que o ideal é o homem fazer o sushi, porque a mulher na época pré-menstruação fica com a mão mais quente e isso atrapalha na qualidade e montagem dessas especiarias. Mas nada que um potinho com água geladinha ao lado para molhar as mãos não ajudasse.


Adicionando o tempero que vai no arroz de sushi

Colocando o arroz na folha de alga (nori)

Recheando o sushi...

Enrolando...
Quase pronto!
Que orgulho! Ficou ótimo!


  
Pensei em compartilhar as receitas aqui, mas achei que ficaria muito extenso, então como a maioria das receitas são relativamente fáceis de encontrar na net,  deixo aqui a receita do Yakissoba, ensinado por uma amiga de descendência oriental.

O marido também entrou na brincadeira!

YAKISSOBA

- 1 pacote de macarrão para yakissoba (parece um macarrão instantâneo)
- Óleo de gergelim torrado (é o que faz toda a diferença!)
- Shoyu
- Carne ou frango em tirinhas
- Metade de um brócolis e metade de um couve-flor (em pequenos pedaços)
- 02 cenouras médias (cortada em palitinhos)
- 02 cebolas médias (cortada em seis partes longitudinais)
- Gergelim

Numa panela grande (ou wok, a panela própria de yakissoba), aqueça o óleo de gergelim com as cebolas e frite até que fiquem douradas. Acrescente as cenouras cruas e frite mais um pouco. Quando as cenouras estiverem um pouco mais moles (pouca coisa, elas ficam crocantes mesmo), acrescente o brócolis e a couve-flor, também cruas. Enquanto elas cozinham um pouco, frite a parte em outra panela as carnes com óleo de gergelim também. Quando já estiverem no ponto, junte com os legumes. Cozinhe a massa em água fervente por volta de 3 minutos apenas (ela não pode ficar mole), escorra e na panela que fritou a carne, frite também o macarrão com um pouco de óleo de gergelim. Acrescente a massa junto as carnes e legumes e acrescente o shoyu (para essa quantidade, cerca de 100ml de shoyu – vai a gosto do freguês, se gosta do sabor do shoyu mais acentuado ou não) e cozinhe toda a mistura mais um pouco, mas não por muito tempo, para que a massa não absorva muito o shoyu e fique muito salgado. Salpique com gergelim para que fique crocante. Sirva ainda quente.

Se quiser, pode acrescentar legumes de sua preferência. Não é necessário temperar com mais nada, o shoyu e o óleo de gergelim torrado são suficientes.

Sushis e temakis
Palitinhos de salmão assado com gergelim
  Sushis


Shitake na manteiga
Yakissoba
E voilà! Nossa mesa estava pronta para ser saboreada com tanta coisa boa :9

 

En gueta!






















6 comentários:

  1. Nossa que deliciaaa!!! Amo comida asiática. Yakissoba de vez em quando faço, mas sushis, nunca tentei. Nossa Larissa, os seus ficaram lindos e devem ter ficado saborosos também. Qualquer dia desses vou tentar fazer. Bjs e boa semana :-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vcs já podem abrir um restautante japonês aí em Basel! A cara ficou ótima e imagino que o sabor tambem! =)
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Caramba!!Como os pratos ficaram bonitos e pelo jeito gostosos! Estou com água na boca. Quando você vier aqui EU QUERO QUE VOCÊ FAÇA YAKISSOBA!!! Certo? Não sabia que minha filha é tão prendada em culinária. Beijos
    Mamys

    ResponderExcluir
  4. Genteeeee! mas que coisa mais linda e apetitosa! ainda bem que meu almoco chega em alguns minutos.. que fomeeee! hahaha
    Eu achei que Yakissoba era japonês.. nao eh nao? Eu ja fui pra China e achei a comida de la muuuuuito diferente da comida chinesa que a gente come na europa, ou no Brasil.. mas foi uma experiencia divertida! so nao tive coragem de comer insetos... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na verdade não sei se de fato o Yakissoba é chinês mesmo, lá no Brasil é sempre em fast food chinês que vende né?! Mas vai que é coisa de brasileiro :) Imagino só que na China deva existi uma infinidade de comidas exóticas! Deve ser uma experiência legal :) Beijos

      Excluir
  5. Larissa, que momento delicioso! União com os amigos/irmãos, preparar e depois saborear esses pretos lindos, hummmm!!!!.
    Você estão de parabéns!!!!
    Que tal uma noite asiática aqui em casa?
    Não tenho muito jeito para essas comidas delicadas, então fico encarregada das compras e vocês do preparo!!
    Bjs

    ResponderExcluir