quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Da simplicidade suíça



 Nessas últimas semanas, assim como ano passado, tivemos a feira de outono de Basel, a Basler Herbst Messe. Como no ano passado, a feira foi praticamente a mesma – mesmas barraquinhas de brincadeiras, mesmos brinquedos, mesma comida. Tudo no mesmo lugar que estava ano passado. Foi muito legal ir pela primeira vez ano passado e relembrar de algumas coisas das quermesses e festas juninas que ia no Brasil. Esse ano, no canal de TV de Basel, vi algumas reportagens lá na feira. Fomos este ano também, umas duas vezes. Passear pelas praças onde as feiras estavam e ver toda aquela gente se divertindo, comendo, brincando com a família, indo nos brinquedos e tal me fez pensar em como as pessoas aqui são mais simples quando se fala em felicidade. 


Não sei se o brasileiro tem se tornado mais consumista nos últimos anos, mas tenho a impressão de que depois que conseguimos algo, sempre queremos alcançar logo outra coisa pra sermos “completamente” felizes. Sei lá, tipo uma falsa impressão de que se não tivermos aquilo, não seremos completos. Não to dizendo que não tá certo almejarmos aquilo que queremos, mas o que tá em questão aqui é essa ânsia desesperada de sempre querer mais e mais e basear a sua felicidade nisso. Conheço poucos suíços, mas gosto muito de observar na rua as atitudes, os gestos. Por exemplo, nessa feira de outono. Vejo que todo ano parece ser a mesma coisa, mas ainda assim eles se contentam com as mesmices e tem o maior orgulho de frequentar a feirinha. Mesmo durante o dia, estão sempre cheias. Além disso, é tudo tão simples, uma brincadeira de atirar bolas na lata pra ganhar um bichinho de pelúcia por exemplo. Acho que o que estou querendo dizer é que as coisas materiais não tem muito valor, sabe. Um suíço não tá muito interessado em saber qual é a marca do seu sapato e quantos pares você tem.  Para ele, basta pouca coisa, desde que tenha qualidade. Não vejo o povo daqui como consumista. Vejo como um povo que gosta de aproveitar a vida, inclusive nos pequenos detalhes. E esses pequenos detalhes também os fazem felizes. Eu sei que tem o outro lado da história, a Suíça é um dos países com maior índice de suicídio, taxas altas de depressão e tal e eu acredito que as motivações (se é que tem motivação pra cometer suicídio) para tudo isso são outras. 



Tenho mudado muito meu jeito de viver aqui, principalmente nesse quesito contentamento. Não to querendo dizer também que não gosto de comprar uma roupa nova, de ver as coisas da moda, afinal de contas ainda sou mulherzinha :) O negócio é o valor que se dá para isso. Aliás, como disse na outra vez, eles gastam um dinheirinho bom nessas feiras, mas é o momento com a família, com os amigos, seja brincando, seja comendo uma salsicha... É isso que tem valor. O momento. E é isso que eu tenho aprendido. A dar valor para o momento, para as memórias, para as viagens. Para aquilo que eu possa deixar registrado na minha memória, que me deixe feliz sempre que lembrar. O resto passa e se apegar a coisas materiais é um sofrimento desnecessário!
Agora a feirinha de outono já acabou e a mesma feirinha de Natal do ano passado já está sendo preparada pelas praças espalhadas na cidade :) 

9 comentários:

  1. Eu também tenho pensado bastante nisso. Sempre preferi gastar dinheiro em uma viagem do que comprar aquela super bolsa. Mas nao tem como negar que nossa cultura é bem parecida com a norte-americana, aquele consumo desenfreado... é só ver a quantidade de malas que os brasileiros trazem de Miami. rs Acho que na Europa, em geral, é um pouco diferente. Nao que eu seja muito consumista (também nao sou das que menos compram... rs), mas morando aí quero tentar absorver um pouco dessa simplicidade e dessa maneira de viver dos Suicos.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o post, e me identifiquei com cada palavrinha que você escreveu ali no fim! Também concordo que as coisas mais importantes, os momentos mais alegres são os mais simples!

    abraços! :)

    ResponderExcluir
  3. Ai Larissa, na Suíça eu também aprendi a enxergar o mundo e a vida de outra maneira. Não que aqui seja tudo perfeito, mas tudo o que você escreveu sobre o consumo é muito verdadeiro!!! Para os suíços (e para mim também, rs...) férias é MUITO mais importante do que, por exemplo, trocar de carro. Tenho amigos no Brasil que sempre prometem vir me visitar, reclamam que não encontram promoção de passagens para a Suíça, mas trocam de carro quase todo ano e estão sempre nos shoppings, rs... :-(. Cada um com as suas escolhas né?! Quer coisa melhor do que fazer um piquenique no lago em um dia de sol? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Sandra é muito verdade mesmo! Também conheço um monte de gente que estão sempre no perrengue, mas o carro é sempre zerinho rsrsrs....

      Excluir
  4. Olá Larissa!! Parabéns pelo Blog, conheci há 2 dias sem querer na internet, mas já estou adorando!!
    Eu moro em Zürich e também amo esse pequeno pedaço do mundo. A Suiça todos os dias me encanta com suas particularidades e simplicidade.
    Gostaria de lhe fazer 2 perguntas sobre diferentes temas: Essas caminhadas que vcs fazem, vc pesquisa em algum guia ou site?? Quando vc fez a prova do alemão, vc se preparou estudando alemão intensiv mais num curso "normal" (A1, A2, B1, etc..) ou vc fez um curso específico preparatório para a prova??
    Desculpa te fazer essas perguntas, mas lendo seus posts achei que talvez vc não se importaria em responder.
    Parabéns mais uma vez e quando vier em Zürich podemos combinar de tomar um café e nos conhecer pessoalmente. :-)
    LG
    Thaísa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaísa, tudo bem?
    Que bom que você está gostando do blog e que legal que você está aqui pertinho em Zürich! Podemos nos encontrar um dia sim :)
    Olha, em relação as caminhadas e passeios que fazemos, depende muito. Às vezes conversamos com pessoas e pegamos informações, às vezes procuramos na internet. Um site que é muito bom para buscar informações de passeios é o www.myswitzerland.com
    Lá você encontra praticamente todos os lugares da Suíça! De vez em quando pesquisamos no google mesmo, escrevemos por exemplo "hiking" e o nome do lugar e pesquisamos alguma coisa nos sites que aparecem.
    Em relação ao teste de alemão, fiz sempre cursos intensivos, de segunda a sexta, a manhã toda. Isso ajudava bastante a estar em contato com a língua todos os dias. Quando faltava um mês para o teste, fiz um curso preparatório, no horário da aula mesmo, às sextas. Nesses dias, fazíamos simulados com diversos testes e em todas as partes (fala, escuta, escrita). Fora isso, estudei que nem uma doida rsrsrsrs....
    Sempre que quiser perguntar alguma coisa, pode ficar bem a vontade! Não me importo mesmo em responder :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Larissa, você consegue sempre nos emocionar com seus textos! Nunca fui consumista, em compensação sempre fui muito ansiosa e o ansioso não vive o momento, está sempre com a cabeça lá na frente, e o que tenho procurado aprender com nossas viagens, nesses lugares lindos, é apreciar, viver e curtir ao máximo cada momento com vocês e as belezas naturais da Suiça, como se estivesse contemplando um quadro do pintor mais famoso do mundo! O nosso Deus!!!
    Poder descobrir a beleza nas coisas simples e saber dar valor as coisas importantes da vida é um privilégio e um ganho tremendo que nos ajuda a ser sempre gratos a Deus e sermos felizes!!! bjs

    ResponderExcluir
  7. Lembra quando você dizia "A felicidade está nas coisas mais simples" ( acho que foi uma professora do Pio X que disse para você). A mais pura verdade!

    ResponderExcluir