domingo, 2 de dezembro de 2012

E o Deutsch?



Depois de ter passado pelo tão temível teste do TELC lá em março e recebido a notícia que havia recebido meu tão esperado certificado no nível B2, confesso que dei uma relaxada boa. O período havia sido tão estressante, e logo depois recebemos taaaantas visitas e viajamos um tanto por aí também, que o coitado do alemão ficou muito de lado. Isso eu percebi muito fácil, quando precisava me comunicar na rua ou ler algo, o quanto o bichinho tinha enferrujado. 


 
Depois da época das visitas e viagens, resolvi que era hora de voltar né, afinal todo aquele esforço iria pro ralo se continuasse a falar só português todos os dias. Então em outubro comecei um curso novo de alemão, agora só duas vezes por semana. Entrei no nível B2 porque embora eu tenha passado no teste deste nível, concluí só o nível B1. E não me arrependo nem um pouco. Para mim, tem sido um tempo muito bom para aprender não mais tanta gramática, mas aprimorar mais a língua, mais vocabulário, mais linguagem do dia a dia. Mas acho que terminando o B2, não sei se continuo ou não o C1. Pretendo fazer uma especialização mais pra frente, e se precisar do C1, daí devo continuar. 


Além disso, estou me encontrando todas as segundas com uma voluntária que me ajuda a aprimorar o alemão. É um programa que tem aqui oferecido pelo estado, chamado Benevol e é completamente de graça. Tem me ajudado demais, já que em casa só falamos português. Tenho me sentido mais confiante pra falar na rua, mesmo cometendo erros. Sou mega perfeccionista e sofro muito quando falo errado, mas tô aprendendo também a não me importar quando isso acontece. A voluntária que me ajuda é um amor de pessoa e tá tendo a maior paciência do mundo, além de muita boa vontade, inclusive pra me ajudar a ir atrás das coisas do meu reconhecimento de diploma. Ela é uma alemã e adora contato com estrangeiros. Com ela, me sinto bem a vontade de falar, mais do que na escola até!


Tomara que com tudo isso, em breve o alemão esteja fluente!

Informações sobre o Benevol: www.benevol.ch

9 comentários:

  1. Ah que legal, Larissa. Eu já ouvi falar desse programa, eu acho. Não sei se é o mesmo mas minha irma comentou sobre ter alguém pra conversar, etc. Muito legal!! Alemão é mega difícil né? =P Eu nao sei nada, só sei falar "danke schoen" e "guezi". Hahaha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Heheheh alemão é um idioma bem complicadinho mesmo, mas tem que aprender né, fazer o quê?! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Larissa, te desejo todo o sucesso no aperfeiçoamento do alemão, eu sei o quanto é difícil, mas não impossível quando nos empenhamos. No começo eu tinha um pouco de vergonha e receio de falar errado, mas percebi que se ficarmos pensando se a declinação vai sair certa, se o artigo está correto e etc... a gente não fala nunca, kkkkkk. Ter uma pessoa apoiando faz toda a diferença. Que bom que você encontrou uma :-). Bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, obrigada, realmente o caminho é longo, mas se a gente quer se aperfeiçoar, tem que se esforçar e dar as cara né! Beijos!

      Excluir
  4. Larissa, na vida de vocês tudo acontece na hora certa e sempre Deus coloca pessoas especiais ao vosso lado para abençoa-los! Com certeza, essa voluntária é uma dessas pessoas.
    Você vai exercer uma profissão lindíssima e quanto melhor for seu alemão, mais você vai poder abençoar e ser abençoada, no trato com as pessoas, mas mesmo assim, não seja tão perfeccionista, tenho certeza que você já está falando melhor que muita gente por aí!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Larisse é errando que se aprende, exatamente como diz o ditado!!Eu tbm sou como vc, morro de vergonha de sair falando errado, faço o possível para não ser corrigida toda hora mas é inevitável.Se apegue nessa alemã e assista programas de tv em alemão tbm isso ajuda mto.
    Boa sorte nos estudos,bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Renata, só com os erros que a gente se desenvolve e melhora a língua! Beijinhos

      Excluir
  6. Isso aí, Larissa... eu ainda conheco pouco do alemao, mas já percebi que voce precisa estar em contato com ele o tempo todo se quiser falar bem... rs ô trem difícil! rs

    Super dica esse programa, qdo chegar aí (e tiver um pouco mais de "base" no alemao), vou tentar fazer também.

    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, pode acreditar, esse programa tem me ajudado bastante! Com certeza quando você já tiver um nível de alemão, vale a pena participar! Beijos!

      Excluir