segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tempo de Natal

Nossa, tá um enrosco só conseguir escrever no blog, viu.... Primeiro porque tô na maior correria com uma papelada do reconhecimento do meu diploma, que espero de coração resolver até o fim dessa semana. Depois que o queridinho blog resolveu me avisar que eu havia ultrapassado a cota de 1gb que tinha para postar fotos. Fiquei um pouco brava, nunca soube disso e sempre postei fotos no tamanho normal. Como não sou muito expert nesses assuntos, tive que esperar o marido chegar de viagem semana passada pra dar um jeito na situação. Agora, embora a qualidade seja pior, só fotos compactadas.  Mas quero mesmo é falar de outro assunto hoje aqui. O Natal!
 
Ahhh quem não gosta do período de Natal? Se no Brasil, esse tempo me lembra um calor gostoso, chuva nos finais de tarde, comércio pegando fogo, festas de confraternização, entre outros, aqui na Suíça o sentimento é completamente outro. Eu gosto muito da época de Natal no Brasil, mas to aprendendo a entender e gostar cada dia mais desse tempo aqui. Os costumes, tirando a árvore de Natal, são completamente outros! A começar pelo tempo né, que é predominantemente frio. O final do outono é uma época meio obscura e tensa pra mim, já até disse aqui que me sinto meio deprê. Mas já no final de novembro / início de dezembro, a escuridão começa a se transformar pelas luzinhas e enfeites de Natal. É tudo tão lindo! A cidade começa a se encher de pinheirinhos de verdade com enfeites de Natal e as luzes estão por todos os lados.
 

No início de dezembro começam também as feirinhas de Natal. Embora seja praticamente igual ao ano anterior, é sempre uma delícia passear pelas barraquinhas enfeitadas, comer alguma comida típica, tomar o famoso Glühwein... Uma tradição relacionada a este vinho quente típico são as canecas onde eles vem, cada ano é uma diferente. Temos colecionado as canequinhas desde 2010 (ano em que o marido veio para cá sozinho e recebeu a proposta de emprego!). Além das comidinhas tem também um monte de barraquinhas de artesanatos com velas, enfeites de Natal, cachecóis, e por aí vai. É sempre um passeio gostoso nessa época do ano!
 
 
 
 

Esse ano ganhei da voluntária querida que me ajuda no alemão um calendário do advento. Nunca havia ouvido falar no Brasil desse costume e muito menos visto um calendário desses. O Advento é o período de 24 dias que antecede o Natal e na cultura daqui, é um tempo de alegria e expectativa, onde os cristãos esperam o nascimento de Jesus. Funciona basicamente assim: o calendário tem 24 janelinhas que se destacam e cada dia a gente abre uma, fazendo assim uma contagem regressiva até o Natal. Existem diversos tipos de calendários, como os que quando se abre há uma mensagem bíblica, ou mais comum (pelo menos que eu mais vejo), aqueles que tem um docinho, um chocolatinho quando abre a janelinha.

 
 
É claro que há comércio bem movimentado nessa época do ano também. Os mercados se enchem de caixas de chocolates já embrulhados para presente, as lojas ficam mais cheias...



Seja aqui ou no Brasil, adoro esse tempo! Além de me lembrar a família sempre unida nessa época, como cristã também comemoro, mesmo sabendo que não foi exatamente esse o dia, o nascimento do meu Salvador!

6 comentários:

  1. .



    É natal, você sabia?
    É por isso que eu vou
    bater de porta em porta
    na intenção de doar o
    melhor dos meus sorrisos,
    e você sabe por quê?
    Porque os sinos do Na-
    tal há muito vêm dobran-
    do dentro do meu pei-
    to me levando à realida-
    de do momento.

    Feliz Natal

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as fotos! Natal por aqui eh uma delicia, ne? =)

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos, quando sinto muita saudades de vocês e muita vontade de estar aí, corro para o blog, é aí vejo essa mensagem e acabo ficando com mais saudades ainda. Está resolvido, em 2013 o Natal será na Suiça!!! bjs meus amores!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh precisamos mesmo organizar um fim de ano aqui, já pensou que delícia?!

    ResponderExcluir