terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Da vida profissional


Semana atrás finalmente recebi a carta pela qual esperei por esses quase dois anos: uma resposta da Cruz Vermelha sobre a validação (ou não!) do meu diploma. Quando vi a carta, me estremeci toda e sabia que meu futuro estava escrito ali dentro daqueles papéis. E se não aceitarem meu diploma? E se eu nunca mais puder trabalhar num hospital aqui? Comecei a ficar ansiosa demais, resolvi respirar fundo, agradecer a Deus pela carta e pedi para Ele, para que, qualquer que fosse a resposta, também pudesse ser grata.

 Dentro do envelope quatro folhas completamente escritas. Me concentrei no alemão e comecei a ler e pouco a pouco, aquilo que eu mais esperava estava se revelando para mim. Meu diploma será aceito depois que fizer um período de adaptação de seis meses (como um estágio, trabalhando de 80 a 100%) e junto a isso um curso complementar. Alegaram que minha carga horária fora menor do que a suíça (ainda fico na dúvida já que estudei 4 anos e aqui eles estudam 3) e que não havia tido algumas matérias que eles julgavam ser importantes para uma enfermeira na Suíça, como administração, diagnósticos de enfermagem e etc (também fiquei bem brava, porque estudei tudo isso também!). Na hora me senti meio injustiçada, pô estudei que nem uma camela, trabalhei e a impressão que tive é que nada tinha valido aqui. Nesse momento me desanimei, chorei e pensei comigo mesma se um dia realmente voltaria a por os pés num hospital como enfermeira. Mas aí lembrei dos momentos antes de abrir a tal da carta e lembrei que seria grata, qualquer que fosse a decisão. Agradeci a Deus pelo resultado e entendo que meus planos não são os Dele.  Comecei a ver por uma outra ótica – tenho que estudar as leis que regem os enfermeiros na Suíça. Saber dessas leis é um ponto muito bom, assim posso me respaldar enquanto profissional. Tenho também que rever algumas teorias de enfermagem – não sei qual a filosofia e muito menos que métodos um enfermeiro utiliza dentro dos hospitais aqui. Então comecei a perceber que passar por este processo me deixaria de fato mais segura para atuar na área. 

Tive que correr atrás de tudo isso antes que o ano terminasse. Sim, porque esse tal período de adaptação, eu é que tinha que procurar. Tipo uma vaga de emprego mesmo. Comecei a buscar por isso logo que recebi a carta, mas olha, não foram semanas fáceis. Ninguém oferecia esse tal período de adaptação, nenhum hospital aceitava esse tipo de estágio. Comecei a me desanimar de novo. Como é que eles pedem um negócio que hospital nenhum oferece?! Foram muuuitos e-mails, ligações, etc.... Até que na última sexta recebi um telefonema de um hospital, marcando uma entrevista. Minha primeira entrevista de trabalho aqui! Me preparei bem um dia antes, como iria me apresentar, as possíveis respostas para as possíveis perguntas deles... E ontem fiz a tal entrevista. Nem acreditei quando meu novo chefe disse que poderia começar o estágio em fevereiro! Finalmente! Vivaaaaas!


Para minha alegria!!!

Além disso, já me matriculei na escola para fazer o tal curso complementar. O pontinho negativo? Não tem aqui em Basel. Só em Zürich, Bern e Luzern. Acabei escolhendo Zürich, por ter um tempo de duração menor, ser mais barata e parcelar em mais vezes hahahaha (época de vacas magras!). O ponto bom é que normalmente será uma vez, raramente duas vezes por semana. E também estarei em contato com outras enfermeiras estrangeiras, acho que será uma troca de experiências muito boa. 
Se estou feliz? Digamos que sim. Acho que agora, de fato, estou indo de encontro com o trabalho que realmente me faz feliz. Um pouco ansiosa por aquilo que vou encontrar pela frente, a língua principalmente. Mas se já cheguei até aqui... Agora não volto pra trás! Veremos o que vem pro aí...


15 comentários:

  1. Que notícia ótima, Larissa! Espero que você goste muito do curso, encontre pessoas muito bacanas, e que você goste muito do seu estágio no hospital!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que tb vou gostar! Obrigada pelos votos! Bjinhos

      Excluir
  2. Boa sorte nessa nova etapa! Adoro esse blog, boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gisella, vc é sempre bem vinda por aqui =) Bom final de ano e um 2013 abençoado pra vc tb!

      Excluir
  3. Boa sorte e sucesso na nova jornada Larissa!! Já vai começar 2013 com o pé direito!!! Vamos ver se tomamos um café em Zürich :-). Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, muito obrigada! E com certeza, agora que vou pra Zürich pelo menos umas 3 vezes por mês, podemos marcar um café sim! Bjos!

      Excluir
    2. Oi Menias!!! Olha qdo marcarem o café em Zürich, se quiserem, me avisem para eu poder tb conhecer vcs. Seria um prazer.
      Parabéns Larissa por mais essa conquista!!
      Desejo a vcs um 2013 cheio de bençãos e realizações.
      Bjs
      Thaísa

      Excluir
  4. Boa sorte nessa nova etapa!
    Mesmo que a resposta não tenha sido 100% o que você esperava, acredito que você pode se sentir contente sim, pois agora pelo menos sabe o que precisa fazer para ser reconhecida como enfermeira de falo na Suiça e poder atuar na área!!!
    Além disso, também imagino que a forma de atuar nos dois países sejam menos ou mais diferentes, daí a importância, como vc disse, de estudar novamente, mesmo que vc tenha visto tudo isso no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, obrigada. Estou completamente grata e tenho certeza que será umá boa experiência. Bjinhos!

      Excluir
  5. Que presentão de natal hein Larissa! No seu lugar eu tbm ficaria meia chateada em tem que complementar os curso em algumas horas mas olhando por outro lado será bom pra vc se familializar com o sistema de trabalho daí.
    Lindo qdo vc disse que agradeceu a resposta mesmo antes de saber se era positiva ou não, é bem por aí entregar na mão de Deus e se jogar.
    Um abração pra vc,bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale, com certeza um dos melhores presentes! E nada melhor que exercitar a gratidão né?! To mto feliz com tudo =) Bjos!

      Excluir
  6. Que noticia boa! parabens!
    E olha, nao tem do que ficar triste... Vai dar tudo certo! Eu sei que eles parecem ter sido injustos com o seu curso e numero de creditos que voce fez, mas ter essa experiencia no hospital vai ser otima! Tenho certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, fiquei meio triste no começo, mas agora to tão feliz e sei que foi tudo preparadinho por Deus esse período. Beijos!

      Excluir
  7. Oi, parabéns pelo blog! E parabéns pela conquista!
    Também penso em trabalhar na Suíça (ou Alemanha) como enfermeira, e conseguir o tal nível B2. Estudo alemão há 3 anos, mas nunca se sabe, né. rsrs
    Você precisou de visto de trabalho pelo consulado?
    Beijos, Lorena.
    Vila Velha-ES

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa! Quanto tempo nao passo por aqui!!! Que notícia boa minha linda, se puder me conta depois com mais detalhes como está o trabalho e o estudos. Muito feliz por voce!
    Beijo grande e que Deus abençoe :o)

    ResponderExcluir