sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A Aurora Boreal (1)



Bom, o objetivo principal da viagem era a Aurora Boreal ou as Luzes do Norte, como eles normalmente as chamam por lá. Pesquisamos e lemos muitas coisas durante alguns meses sobre a Aurora, sobre a melhor época, sobre como fotografá-la.... E a cada dia que ia chegando, nossa ansiedade aumentava , olhávamos a previsão do tempo de lá quase sempre. No dia anterior a viagem, a previsão que eles tinham para os dias seguintes não era muito animadora – quase sempre nublado, alguns dias com queda de neve ou chuvinha. Ficamos meio chateados, mas resolvemos prosseguir com tudo ainda assim, afinal nem tinha mais como voltar atrás...
 
Mas o que eu posso dizer hoje é que nem só de tempo se forma uma Aurora Boreal. Ela depende de muitos outros fatores, e isso posso dizer por tudo que vivenciamos lá. Mas antes, queria dar uma explicadinha como a tal Aurora se forma. Basicamente, a energia criada pelo Sol lá no seu centro, chega até sua superfície, criando um campo magnético.  Alguns são tão fortes que vão se esticando como um elástico e se soltam do Sol, passeando assim pelo espaço. Essa quebra desse “elástico” chama-se tempestade solar. Essa tal tempestade atinge uma velocidade de aproximadamente 8 milhões de km/h (dá pra imaginar isso?!) e assim, depois de umas 18h, ela atinge nosso querido planeta Terra.

Acontece que nosso planeta é protegido também por um escudo magnético (que nos livra das radiações solares, por exemplo). Esse escudo começa e termina nos polos da Terra. Então, quando a tempestade se encontra com o campo magnético terráqueo, eles se fundem e formam gases, que são vistos por nós na forma dessas luzes brilhantes e coloridas, principalmente verdes. Ou seja, podemos ver essas luzes do pólo norte (chamados Aurora Boreal) ou do pólo sul (chamados Aurora Austral). Escolhemos Tromsø pela localidade é claro, e por ser um dos lugares que se é possível ver as Luzes em temperaturas mais amenas (no Canadá por exemplo, as temperaturas chegam até a -40ºC). Vimos esse vídeo lá e acho que explica bem a formação das Auroras (em inglês):


Ou seja, as Auroras não dependem única e exclusivamente do tempo aqui na terra. Dependem também da atividade solar, e não adianta nadinha ter um céu limpíssimo, se a atividade solar é fraca. Foi por isso que fuçando e fuçando, descobrimos alguns sites que os guias usam muito por lá para ver a previsão de Auroras: www.yr.no e www.virtualtromso.no

Além disso, as Auroras são visíveis num período específico do ano: do final de setembro até março, quando o tempo é mais escuro. Li também em muitos lugares que a visibilidade é melhor em época de lua nova, pois qualquer interferência luminosa prejudica. Acabamos indo nesse período, mas sinceramente, acho que só uma lua cheia faria uma diferença significativa.

Ou seja, pra se ver uma Aurora Boreal, você precisa contar com o tempo (principalmente na questão da visibilidade, nuvens, etc) e com a atividade solar. Ouvimos pessoas dizerem ter ido buscar uma Aurora, mas que infelizmente não conseguiram ver.

E nós, conseguimos?! Com foi? Agora é verdade, no próximo post eu conto :P

4 comentários:

  1. Complicadinha essa aurora boreal hein...rs... Não sabia dessa série de fatores para conseguir vê-la. Espero que vocês tenham conseguido :-). Pára de fazer suspense Larissa, conta logo, rs... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, eu já vi aurora boreal mas foi bem fraquinha, foi ao sul do círculo ártico...e fiquei curiosíssima pra saber se vocês viram ou não!!! Não demora a postar, tá??? beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi complicado mais valeu a pena!!Lindo esse espetáculo da natureza vou ficar na torcida pra que vcs tenham conseguido ver .
    Bjos e otima semana.

    ResponderExcluir
  4. Larissa e Edgard.

    Encontrei o blog de vcs pesquisando "previsão de auroras".

    Foi bom para uma pesquisa que estou fazendo(científica/independente).

    Estou começando a relacionar as auroras nos estudos que faço e vi que é possivel prever grupos de dias mais prováveis para auroras até 27 dias de antecedência.

    Nos sites que vcs sugeriram não existe este tipo de previsão porque não existe, ainda, conhecimento pata tal.

    Você pode acompanhar quando irei publicar previsões de auroras em um dos blogs da pesquisa que realizo (que é aberta através da internet)
    http://ambienteprevisoes.blogspot.com
    OU DIGITE "AMBIENTE PREVISOES SOL-TERRA" , NO GOOGLE

    No momento estou focado nos efeitos sobre os terremotos, a maioria se confirmando. Muito interessante. Os cientistas ainda não acreditaram nestes meus estudos, pois teriam que aceitar uma teoria que iria redirecionar totalmente os conhecimentos até agora acumulados. Mas vão chegar lá !!

    Adianto que três atividades solares são responsáveis pelas auroras : as explosões (e suas EMCs), os buracos coronais e a aceleração do vento solar promovida pelo ataque inicial das linhas de força magnética de um lóbulo solar (esta última, relacionada à minha pesquisa)

    Posso adiantar que, no blog com link acima, onde vcs visualizarem vermelho (ou dia de % maior, ou dia de dinamização mais forte) mais dois dias após, a probabilidade de auroras é maior.

    Lindas paisagens e profundas percepções nas viagens por esta nossa maravilhosa terra !!

    Parabéns pelo blog !!

    Luiz Spinola

    ResponderExcluir