terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tô aqui!



Gente, tô viva ainda... Comecei o novo trabalho há duas semanas e ainda não me adaptei completamente a rotina de trabalho – cuidar de casa – estudo. É, se fosse no Brasil, provavelmente tudo já estaria fluindo mais fácil, mas aí entra o idioma na história né, pra dar uma complicadinha em tudo =)

No final de janeiro fiz dois dias de estágio experimental, só pra ver como as coisas funcionavam e tals. Depois tive mais uma semaninha free (quando recebi algumas visitas em casa) e então na semana seguinte, tive o primeiro dia oficial de trabalho! Graças a Deus fui muito bem recebida, e as pessoas tem tido paciência comigo. Recebi até um cartãozinho de boas vindas e bombonzinhos!


Já entendi quase tudo da rotina do setor, como as coisas funcionam, fluxos, etc etc etc. Me sinto mais confortável e confiante para falar com os pacientes, é claro que sempre tem uma situação mais complicada ou outra, mas até agora nada de outro mundo. Agora também tô aprendendo na marra a entender esse suíço-alemão, e não, não entendo 100% do que eles falam. Aliás, tem muitas vezes que nem 100% do Hochdeutsch eu entendo! Mas tenho esperança que com o tempo isso venha, assim como a comunicação. É óbvio que não me comunico como em português, mas tô me esforçando!

Logo logo meus finais de semana também estarão contados – assim como no Brasil, vou ter que dar plantão nos sábados, domingos e feriados. Coisas boas de um estágio por aqui: um pobre mortal estagiário como eu tem direito a 12,5 úteis (sim, úteis!!!) de férias para tirar (meu contrato é de 6 meses). Muito de outro mundo! Tenho dois finais de semana livres por mês também, quando no Brasil tinha normalmente um só. Ponto negativo: horários dos turnos. Seeeempre trabalhei 6h ou 12x36 no Brasil, e acho mega estranho enfermagem trabalhar 42h semanais. E no Brasil ainda estamos lutando por 30h semanais! Por conta disso, os horários dos turnos são meio malucos (para mim é claro) e além disso, não tenho um turno fixo. Posso trabalhar de dia, de tarde, de noite. Isso eu não gosto muito, prefiro ter uma rotina durante a semana. Maaaas... Ossos do ofício né! Continuo muito feliz por toda essa experiência!

3 comentários:

  1. Vixe, Larissa, que diferente esses horários! Mas que legal do seus colegas te escrevem um bilhete de boas vindas. Agora acho que você vai melhorar mesmo ainda mais seu alemão, tendo contato com tanta gente diferente. Daqui pouco menos de duas semanas serei eu lutando com a língua alemã, vamos ver no que dá!! haha beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Ta vendo como nåo existe lugar perfeito rs mas o importante e vc ter sido bem recebida e ter dado o ponta pe inicial.
    Boa sorte pra vc,bjoss

    ResponderExcluir
  3. Querida, como você mesma disse, voltar a ser criança para aprender a falar fluentemente o alemão.A criança quando começa a falar, fala muita coisa errada, mas vai aprendendo no dia a diae quando menos se espera, já está falando tudo. Com você vai ser a mesma coisa.Muito simpático o bilhetinho e os bombons. Boa sorte sempre!!Bjs Mamys

    ResponderExcluir