segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aurora Boreal (2)



Sabíamos que seria complicadinho “caçar” a Aurora Boreal (é como eles dizem lá) por nós mesmos, então preferimos não arriscar e fomos por três noites em busca delas com ajuda de um guia. A empresa escolhida foi a Arctic Guide Service, e eu recomendo, foram super atenciosos, servem um chocolate quente enquanto estamos lá fora e se você está morrendo de frio ainda pode entrar no ônibus para se aquecer um pouco.
Bom, como disse no post anterior, eles checam a previsão do dia e veem onde as chances de se ver uma Aurora são maiores. 


Dia #1

Apesar do dia nublado que tivemos, a noite o céu abriu e ficou limpíssimo. Porém a previsão de atividade solar era bem fraquinha. Fomos com o ônibus até afronteira com a Finlândia, local que eles escolheram e entenderam ser o melhor para avistá-las. Viajamos por quase 2h nas estradas congeladas até o destino, em meio a um breu só.


Foi o céu mais lindo e mais estrelado que já vimos em nossas vidas, parecia que ele estava tão perto da gente...



E assim, esperando um tempinho lá, ela surgiu, meio fraquinha:

  


Mas mesmo na sua singeleza foi tão lindo vê-la pela primeira vez, emocionante!

  

 


Nesse primeiro dia, ela resolveu ficar mais calminha mesmo, então depois de mais de 2h no friozinho, voltamos para a cidade. 


Dia #2


Não havíamos planejado ir nesse dia, mas como descobrimos os sites das previsões de Aurora, resolvemos checar. E a atividade solar estaria super forte naquela noite! Então um "vai, não vai", resolvemos arriscar ir no último momento, pra não ter arrependimento depois...


Porém, o céu já não era o mesmo da noite anterior. Bem encoberto de nuvens, os guias checaram a previsão e encontraram um ponto em que as nuvens dariam umas brechas entre 21-22h. Quando chegamos no local, ainda bem nublado, já conseguíamos ver as nuvens bem claras. Então aos poucos, as nuvens foram dando uma brecha, e entre uma nuvem e outra, pudemos ver partes da Aurora mais forte que vimos!

 


Ela estava bem forte e dançava muito rápido, muito lindo de se ver!

 


Pudemos até avistar uma partezinha lilás dela :)

 


O guia depois nos disse que essa havia sido umas das atividades solares mais fortes do último ano. Fiquei feliz por ver um pedacinho dela, mas imaginado o que teria sido daquele céu sem nuvens...


Dia #3


No dia seguinte dessa Aurora forte, checamos a previsão de novo e ao que tudo indicava, a atividade solar seria mais fraca, mas ainda assim boa. O tempo também parecia estar limpo perto da fronteira com a Finlândia, então começamos a viagem para lá novamente, quando na metade do caminho, o guia disse que mudaríamos de direção, voltando para Tromsø e seguindo para um fjorde a uns 40min dali, pois a previsão parecia estar melhor lá. Realmente, foi uma caça às tais Luzes do Norte!


Logo que descemos do ônibus, rumo a uma prainha já começamos a ver as luzes, e então, nas condições perfeitas de tempo, tivemos a noite mais bonita de todas!




As Auroras começaram a aparecer por todo o céu, nem sabíamos para onde olhar!

 


Parecia que Deus estava pintando o céu com o dedo e logo em seguida ia apagando...



Elas ficaram mais fortes...

 


Depois enfraqueceram...




Fizeram as mais variadas formas...

 


Dançaram...



Apareceram por entre as árvores...

 



Não nos cansávamos de olhar! 



Olha, Deus nos deu o privilégio de já ver muita coisa bonita nessa vida. Mas que presente que Ele nos deu, de vermos essas Luzes do Norte. Não fomos sortudos, fomos abençoados por poder contemplar essa maravilha. Fomos comemorar nosso aniversário de casamento e ganhamos aquelas luzes lindas e dançantes no céu. Amei cada momento pelo qual passamos nesses dias, a Noruega ganhou um pedacinho do meu coração! Foi uma viagem inesquecível.


Termino esse post, com um versículo que expressou exatamente aquilo que vimos naqueles dias:

 

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos." (Salmos 19.1)

10 comentários:

  1. Que fotos mais lindas, fiquei encantada (na verdade são de cair o queixo!!)!! A que eu vi foi tão fraquinha, como já te disse, e meu sonho é ver forte assim! Lindo demais, viu...vou salvar esse site aqui porque com certeza quero fazer uma caça que nem essa um dia :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, nossa foi um sonho viu... Vale muito a pena, pelo menos uma vez na vida ver esse espetáculo! Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito lindo, Larissa! Suas fotos são impressionantes, a paisagem é fantástica, mas os fotográfos estavam bem preparados, não é (^_~)?! Na última foto, é impressão minha ou tem uma estrela cadente? Parabéns pelo aniversário e pelas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, obrigada pela visitinha! Realmente, a paisagem era coisa de outro mundo! Olha, o marido "fotógrafo" até que se preparou bem sim, a máquina e as horas de vídeos de como fotografar a Aurora pela internet resultou nessas imagens lindas! E sim, na última foto tem uma estrela cadente :) Lindo, né?! Beijos!

      Excluir
  3. Que coisa mais linda Larissa!!! A natureza é mesmo perfeita!! Vocês foram mesmo privilegiados com essas imagens, pois nem sempre dá pra ver a Aurora! Belo presente de comemoração de aniversário de casamento. Lindas fotos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, obrigada, foi lindo mesmo... Já tô até com saudades dessa viagem! O bem mais valioso é a memória dos lugares pelos quais passamos, né?! Beijos!

      Excluir
  4. Nossa lindo demais!!! Esse é um dos meus sonhos e já está na listinha. Vocês foram realmente abençoados. Graças a Deus!!
    :-)
    Thaísa

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos, parabéns por saberem desfrutar,com muita gratidão no coração, das bençãos que Deus lhes tem concedido! O nosso Deus se manifesta em cada detalhe da natureza, por isso, Bem Aventurado o homem que pode contemplar a Glória de Deus revelada em sua criação.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que tenha sido o melhor presente de casamento que você já recebeu. E dado por Deus.Magnífico, deslumbrante, enfim sem palavras para descrever algo tão bonito!!Bjs
    Mamys

    ResponderExcluir