Morar em outro país me fez ter sentimentos que eu nunca imaginei existir. Como é complicado o ser humano, né?! Vou explicar melhor: voltar ao Brasil nesse fim de ano, passar dias tão agradáveis com quem se ama, matar saudades de tanta gente e de tantas coisas (incluindo comidas e tempo!) foi absurdamente bom, reconfortante. Mas chegou uma horinha que deu saudades do lar, do nosso cantinho. Aí chegamos ontem aqui na Suíça. E não é que estranhei um pouco tudo? As ruas, nosso apartamento, a chuva, falar com nossos pais e lembrar que estamos longe de novo... Sei lá, uma coisa estranha que não dá pra explicar. Não sei se isso é só saudade. Fiquei filosofando comigo mesma e com o marido, e chegamos à conclusão de que temos um coração dividido. Isso mesmo, dividido: meio coração Suíça, meio coração Brasil. Certa vez uma amiga nossa nos falou um pouco sobre isso e hoje sinto que se aplica às nossas vidas. Não nos sentimos mais tãaaao brasileiros, mas muito menos tão suíços. Nossas culturas se misturaram, adquirimos hábitos que antes não tínhamos e deixamos tantos outros pra trás. Ao mesmo tempo que sentimos falta da família, amigos e outras coisas do Brasil, também sentimos falta da organização, educação, segurança e outras coisas da Suíça. Podia ficar aqui enumerando uma lista de coisas que nos faz ter esse sentimento. Como consequência, temos assim esse coração, meio aqui, meio lá. Poderíamos juntar as duas coisas, né?! Aí o coração se tornaria só um de novo.
Mas já sei que nunca será assim. Nunca mais seremos os mesmos. Quer estejamos aqui ou no Brasil. O coração nunca mais será o mesmo de antes. E foi opção nossa deixá-lo assim. Alguém aí tem uma receita pra lidar com isso? Enquanto isso, vamos cuidando das duas partes, para que uma não apague a outra...
Entendo bem esse coração dividido do qual vc fala!
ResponderExcluirBem enquanto estiver meio a meio tudo bem...só não pode ficar tudo suiço.bjs com saudades.mamys
ResponderExcluirMeu coração também está dividido, quero vocês aqui para ficar bem juntinho de nós, mas também quero vocês aí, pois constatei pessoalmente o quanto vocês estão vivendo bem e realizando seus sonhos na Suiça!
ResponderExcluirE assim vamos vivendo, o bom de tudo isso é que nessa matemática, dividir significa multiplicar...multiplica-se o amor, a saudade, o conhecimento, as conquistas, os novos amigos, etc.....
A bandeira ficou linda! O vermelho (cor do amor e do sangue de Cristo) e a cruz branca (o sacrifício que nos trouxe a paz eterna) veio completar todo o significado das cores da bandeira do Brasil.
Concordo que vocês nunca mais serão 100% brasileiros, e quando o Davi nascer isso vai ficar mais forte ainda, "um alemãozinho nascido na Suiça", não vejo a hora!
Bjs