segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dirigindo na Suíça


Já compramos nosso carro no final do ano passado aqui, mas ainda faltava um detalhezinho... A troca da nossa carteira de motorista brasileira pela suíça. Foi um certo risco, ter um carro antes de ter a carteira daqui, vou explicar porque: a carteira brasileira vale por um ano aqui na Suíça. Depois desse tempo, tem que ir na prefeitura, dar entrada na troca de carteira, pagar uma taxas (óooobvio!) e fazer um teste prático. Sim, o risco está na prova prática, porque bem diferente aí do Brasil, a prova prática dura de 30 a 40 minutos com um avaliador do seu lado, falando alemão e dando as direções e falando pra seguir placas em alguma direção. E sim, ouvimos histórias de que muita gente reprova nesse teste. Aí o negócio fica mais difícil: tem que fazer um curso, uma prova teórica em alemão, um curso de primeiros socorros, aulas práticas e por fim a prova prática de novo. Nem preciso dizer que é absurdamente mais caro e mais difícil por esse caminho né?!


No começo pensei: “nada pode ser mais difícil que dirigir em SP”. Aquela loucura toda, trânsito, motos etc etc. Mas depois descobri que sim, aqui é bem mais complicado. Primeiro porque as regras são seguidas à risca (afinal regra é regra e não opção como em SP...) e depois porque além de carro no trânsito aqui, tem: pedestre, ciclista, tram e ônibus. E quem dirige o carro é o último a ter preferência. Acho que muita gente já ouviu da segurança que é atravessar em uma faixa de pedestres sem semáforo aqui, e funciona mesmo. Além disso, em muitas situações, você dirige paralelo a uma ciclovia e quando não, do lado mesmo da bicicleta; eles andam no meio dos carros e são super respeitados também. E por fim, existe um monte de ruas que você ou atravessa pelos trilhos de um tram ou anda por eles, na mesma rua que ele faz o percurso; e eles também tem a preferência. Agora imagina locais com ciclistas, pedestres, trams e carros. Tipo um cruzamentão com tudo isso, junto ao mesmo tempo. Existe! Eu nunca imaginaria como uma coisa dessas em SP funcionaria...

Bom, somado a todos esses fatores, junte também a sinalização, que é praticamente toda diferente da nossa. Só com o tempo mesmo pra aprender todas as placas. Além disso, tem uma poluição de placas, é tudo tão bem sinalizado que você também tem que aprender a “filtrar” as placas e olhar para as mais importantes. Ah, e claro, muitos, muitos radares, em todo tipo de lugar que você imaginar. Coisa mais fácil é ganhar um multinha por aqui... Pensando em tudo isso, resolvemos fazer umas aulas de direção antes da prova prática, com um suíço que viveu muito tempo no Brasil e fala português muito bem. Ele falava em alemão nas aulas e nos deu muuuuuitas dicas boas de direção aqui. 


Fizemos a prova semana retrasada e graças a Deus estava chovendo e por isso, não tinha nem ciclista e nem muito pedestre nas ruas. A prova durou uns 40 minutos, fui super concentrada, o examinador foi um querido, super bonzinho e atencioso, tentou falar inglês com o marido e tudo. Bem diferente da prova brasileira, onde a gente só anda de segunda marcha e qualquer bobeirinha reprova. Enfim.... Passamos :D E já recebemos nossa nova carta de motorista suíça! Agora sim, oficialmente motorizada. 


5 comentários:

  1. Olá Larissa e Edgard, td bom?
    Eu me chamo Andreia e estou vivendo na Suiça desde Maio deste quando me casei. Achei o Post de vcs muito interessante. Gostaria de saber onde posso encontrar na Suiça esse instrutor maravilhoso que fala português??? Estou precisando de umas aulas com ele antes que seja tarde demais para mim aqui.
    Espero que possam em breve me responder.
    E tudo de bom pra Vcs!
    Andreia Seiler Santos

    ResponderExcluir
  2. Tbm preciso saber o nome do instrutor ����

    ResponderExcluir
  3. estou pra fazer o teste agora em janeiro 2017. Não sei praticamente NAAADA de alemão, pois estou aqui apenas dez meses, em Zurique. apesar de ter mais de trinta anos de volante, não sei sei exatamente quem vou encontrar lá. Se eu der a sorte de encontrar um avaliador que fale ingles, pois do contrario, nem vou entrar no carro porque não vai rolar.

    ResponderExcluir