quarta-feira, 25 de abril de 2012

Genebra e as raízes protestantes


Já tinha conhecido Genebra num inverno gelado há 6 anos atrás, mas dessa vez, a visita tinha um motivo mais especial do que passear novamente pelas ruas e às margens do imenso Lac Lemán: conhecer o Museu Internacional da Reforma. Fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais da história e das raízes das crenças que sigo.

A viagem de carro de Basel até Genebra dura mais ou menos 2:30h, mas dessa vez pegamos um transitinho de uma hora a mais na entrada da cidade. É incrível e perceptível as diferenças entre as partes francesa, italiana e alemã aqui na Suíça. Além do idioma, o estilo das cidades, comidas e influências mesmo dos respectivos países. O dia estava como abril inteiro, gelado, intercalando com ventania, períodos de sol e chuva. Mas nada que impedisse nossa ida até o museu. Como é bom passear pelas ruas e vielas e respirar a história de cada lugar!


Enfim chegamos ao museu – ele fica meio que num “complexo”, anexado à catedral de Saint-Pierre, uma igreja reformada enoooorme que me lembrou um pouco o Münster aqui de Basel por dentro. O museu em si fica na Maison Maillet, que foi construído em 1723.

Museu da Reforma


Catedral de Saint Pierre


Catedral de Saint Pierre

Catedral de Saint Pierre

Ele conta a história da Reforma Protestante, basicamente iniciada por Martinho Lutero na Alemanha e um tempo depois aqui na Suíça por Calvino, em resposta às doutrinas católicas da época, como a compra de indulgências e leitura da Bíblia apenas pelo clero (que aliás era escrita só em latim). João Calvino era francês e veio pela primeira vez para a Suíça em Basel (!), que já tinha influência protestante na época. Depois, foi para Genebra em 1536 fugindo das perseguições dos protestantes na França e lá viveu por 28 anos, até sua morte. Depois do seu afastamento da igreja católica, Calvino começou a ser visto gradualmente como a voz do movimento protestante. Ele escreveu diversos livros e algumas teorias, como a da predestinação e soberania de Deus, além da reorganização da igreja (pastores, presbíteros, professores, diáconos, concílio, etc) e dos cinco "solas" (Sola Scriptura – Somente as Escrituras, Solus Christus – Somente Cristo,  Sola Gratia – Somente a Graça, Sola Fide – Somente pela Fé, Soli Deo Gloria – Somente glória a Deus).

Indulgência vendida pela igreja católica (original) 

João Calvino

Uma das cartas escritas por Calvino

Partituras de hinos da época (alguns conhecidos até hoje!)

Calvino e tantos outros reformadores trabalharam duro na tradução da Bíblia em outros idiomas e na reestruturação da igreja. Enfrentaram guerras, ataques da população e da igreja católica e até mortes em público (como o caso do John Huss que foi queimado vivo em uma praça lá em Praga).  No museu, há vários manuscritos de diversos reformadores, quadros, cartas, hinos e até a primeira Bíblia traduzida para o inglês. História pra ficar o dia inteiro lá!

A cidade de Genebra acabou se tornando um refúgio para os protestantes perseguidos por toda Europa e cresceu entre os anos de 1550 e 1560 de 12 para 20 mil habitantes. Depois do século XVI, os protestantes estabeleceram igrejas na Escócia, Holanda e Inglaterra, países que até hoje têm influência da reforma.

Igreja Luterana em Genebra

Ver de perto e conhecer um pouco mais da história desses homens é emocionante, ver o quanto eles lutaram para que todos pudessem ler as Escrituras e pudessem realmente entender da palavra de Deus. Me faz pensar se tudo isso fosse hoje em dia, como seria... E ao mesmo tempo me entristece em ver como hoje o país que foi um dos berços da Reforma está tão vazio espiritualmente... E como tudo será daqui pra frente! Quem serão as pessoas que farão história daqui pra frente?

4 comentários:

  1. Genebra é uma cidade muito bonita e vale a pena pela historia! Uma vez escrevi sobre ela lah no blog, o problema é que fiqueicom uma sensação de que faltava alguma coisa naquela cidade... Não sei explicar, um pouco de vida, talvez!
    Os museus sao excelentes, esse da reforma não visitei, mas realmente para quem se interessa mais profundamente pelo tema parece que é imperdivel!

    ResponderExcluir
  2. Larissa, Parabéns por transmitir um pouco dessa história no seu blog!
    O mesmo Deus que levantou Lutero, Calvino e tantos outros que lutaram pela reforma, está levantando homens e mulheres, comprometidos com a verdade da palavra de Deus, para trazer um avivamento às igrejas reformadas. Creio que vocês fazem parte desse time!!!
    Estamos vivendo tempos difíceis, onde líderes de igrejas que se diz cristã, deixaram a pregação do evangelho de Jesus Cristo para "comercializar" o nome de Deus.
    Que venham novos "Luteros" e "Calvinos" para uma nova reforma!

    ResponderExcluir
  3. Irmão, retira a lama dos olhos, será que não vêm que lhes mostram apenas o que querem. Todas denominações cometeram e cometem erros, pois são formadas por homens, e homens são pecadores.
    Não digam bobeiras sobre a Igreja Católica, conheçam melhor estes homens antes de desejarem novos Luteros e Calvinos:
    "Não penses que as heresias são frutos de mentes obtusas. É necessário uma mente brilhante para conceber e gerar uma heresia. Quanto maior o brilho da mente, maiores as suas aberrações" (Santo Agostinho)
    "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas." (2Tm 4, 3-4)
    Martinho Lutero (Suícida) nasceu em 10/11/1483, em Eisleben, Alemanha. Teve infância dura, sujeita, em casa e na escola, a disciplina severa. A partir de 1501, na Universidade de Erfut, estudou a filosofia nominalista de Occam, com tendências antimetáfísicas e relativistas. Tal sistema dissolvia a harmonia entre ciência e fé, pois tinha as verdades da fé como irracionais ou impenetráveis à razão.
    A teologia calvinista tem seu ponto forte na teoria da predestinação afirmava ele; que há duas predestinações: “uma para a salvação e outra para a condenação. Deus não apenas permite a perda dos pecadores, mas os impele para o abismo. Deus, segundo consta, proíbe o pecado a todos, mas na verdade quer que alguns pequem, porque devem ser condenado.” Teoria esta profundamente condenada pela Igreja Católica já que a vontade de Deus é que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade em (1Tm 2, 3-4). E tira do ser humano o livre arbítrio, pois a predestinação seria uma certeza de salvação ou perdição, independente da escolha do individuo.
    Desejo que encontrem Luz e Paz na verdadeira doutrina de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu querido irmão. Primeiramente, quero agradecer sua visita aqui no blog. Gostaria de esclarecer aqui algumas coisas referentes ao seu comentário.
    - Eu não tenho dúvidas de que toda religião comete falhas e erros, pois sim, é formada de homens e o homem, na sua própria natureza é falho e pecador. Nunca disse aqui que essa ou outra religião é melhor.
    - Eu não acredito que escrevi alguma bobagem aqui, pelo contrário, apenas documentei através de foto e palavras aquilo que um dia foi fato - a venda de indulgências e a leitura da Palavra apenas pelo clero. Inclusive, se você tem a liberdade hoje de me citar todas essas passagens bíblicas no comentário, é porque alguém um dia lutou para que a Bíblia estivesse acessível para toda a população.
    - Concordo plenamente com a passagem de 2Tm 4. Meu ÚNICO mestre é Jesus Cristo e Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai senão por ELE. (Jo 14.6)
    - Por fim, acredito sim em predestinação e na soberania de Deus - "Os teus olhos me virama substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda." (Sl 139.16) "... assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele..." (Ef 1.4-5). Eu creio que o ser humano, na sua natureza pecaminosa nunca escolheria seguir a Deus. Por isso, acredito sim que Deus, na sua imensa graça e misericórdia, nos chama e escolhe para sermos filhos seus. Mas isso é um tema muito longo e complicado para discutir num comentário apenas.
    Também desejo meu irmão, que Deus te abençoe e abra os olhos do seu coração para entender que religião nenhuma salva. Nem protestante, nem católica, nem nenhuma outra. Nossa salvação está única e exclusivamente em Cristo, aquele que morreu por nós para pagar todos os nossos pecados.
    Em Cristo,
    Larissa

    ResponderExcluir