domingo, 7 de outubro de 2012

Dias de outono


Outono é uma das minhas estações prediletas – o clima já é mais ameno, ou seja nem friozão de temperaturas negativas, nem calorão escaldante, dá pra se vestir bem aconchegante, é confortável andar por aí.... Além claro, das paisagens. Gosto do outono porque a natureza vai mudando bem na sua cara – folhas antes verdinhas começam a mudar de cor, cair no chão... Eu não me canso de admirar a beleza do outono!


No último sábado, saímos para dar mais umas voltas de bicicleta (estamos ficando bons nisso!), em uma trilha cheia de videiras. Agora é exatamente a época que se inicia a colheita das uvas para produção de vinho, então as parreiras estavam carregadas, coisa linda de se ver!

Trilha terminada, 20km depois... Agora é só curtir e relembrar a beleza das paisagens!













segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Andando por aí - Slow up



Outono já chegou, temperaturas caindo pouco a pouco, paisagem mudando.... Assim é o ano por aqui, a cada estação tudo mudando. Só o que não muda é a disposição dos suíços de praticarem atividades ao ar livre e isso é uma coisa que prezo e acho muito legal. Aliás, já estava com saudades de praticar alguma atividade desse tipo, a última trilha que fizemos foi láaaa em julho. 

E pra matar as saudades, hoje resolvemos participar de um festival que estava acontecendo no cantão de Schwyz (que até então não conhcia): o Slow up.
O Slow up consiste num festival um pouco diferente: ele ocorre em diversos cantões e cidades da Suíça entre os meses de abril e setembro, onde 30km de estradas, ruas e vielas são fechadas para o trânsito normal. Assim, você pode se divertir de bike, patins, patinete ou mesmo andando e curtindo pelo caminho as belas paisagens e as pequenas paradas que existem – desde os patrocinadores com amostras grátis (como Rivella, Migros, entre outros) até barracas de comidas e bebidas (claro com a tradicional Bratwurst!) e com músicas típicas. Há também paradas onde é possível fazer algum pequeno reparo em sua bicicleta, de graça.

Começo do nosso percurso

Parada para comer, com música típica suíça....
... o Jodel

 
 
Barraquinha da Swissmilk, com leitinho quente de graça e maças no cesto a frente, também grátis

O dia hoje não estava dos melhores e acabamos chegando um pouco tarde, mas mesmo assim aproveitamos uns 15km, quando a garoa começou a apertar para uma chuvinha que gelava o rosto com o vento! Ainda assim, o Slow up no cantão de Schwyz, que foi o último deste ano contou com cerca de 12.000 pessoas participaram do evento. Assim como disse lá em cima, não tem tempo ruim pra suíço não!



O circuito de 30km  fazia o itinerário das cidades: Ingenbohl-Brunnen, Schwyz, Lauerz, Goldau e Steinen. O percurso, que contava com muitas famílias aproveitando o domingo juntas, tinha uma paisagem linda e mega típica súiça: campos, vacas, casinhas com flores, lago.... Como é bom poder desfrutar de tudo isso!



Apesar de termos andado só 15km, essa semana ainda me lembrarei do passeio – por ter sido tão bom e pelas pernas que vão doer por no mínimo mais uns cinco dias!

Informações úteis:
www.slowup-schwyz.ch 
www.slowup.ch

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dos desábitos

Nós acabamos indo com uma certa frequência pro Brasil, já que o marido trabalha em companhia aérea e o preço é super em conta pra nós e de vez em quando ele precisa ir a trabalho.
Mas mesmo assim, quando vou para lá, me vejo totalmente desabituada de um monte de coisas, que para mim hoje é um pouco estranho. Coisa tão boba, mas pensar que antes nada disso me causava estranheza! Por exemplo, chegar em SP. Saímos de um voo diurno lá de Zürich, um céu lindo e maravilhoso e com vista dos alpes na decolagem. No pouso em SP a vista já era bem diferente. Uma camada enorme de poluição nos cercava enquanto o avião se preparava para pousar. O cheiro do ar já não era mais o mesmo e o tempo seco e poluído do inverno paulistano logo incomodou meu nariz, olhos e garganta. E o trânsito então? Eu já nem sei mais como aguentava pegar a Marginal ou qualquer outra via importante todos os dias para me locomover de carro aqui. Quanto carro! Quanto caminhão! Quanta moto! E quanto tempo parado no mesmo lugar!  Eu sei que as estradas suíças às vezes também carregam e com certa frequência até formam congestionamentos, mas nada comparado ao trânsito louco daqui.

Logo após a decolagem, vista linda com os alpes ao fundo
Um pouco antes do pouso em SP, que poluição!

Passado o baque do trânsito, também me vejo preocupada com as notícias da TV. Acredito que pelo menos 80% de todas as notícias estão relacionadas com violências como assaltos, mortes e acidentes de todo tipo. Fora a corrupção toda que também acompanho da Suíça. Aí penso que só Deus mesmo pra nos guardar nessas horas, porque a vulnerabilidade e a exposição a todo esse tipo de coisa atinge a todos!
Se tratando da época de eleições, também me incomoda toda essa chatice de horário político, carros com músicas chatas e propagandas políticas sem fim, desse monte de gente que nem sabe que quer da vida, quanto mais para o futuro da cidade. E claro, a porcalhada de papéis que fica pelas ruas.

A cidade inteira está cheia de cavaletes de políticos, bem como carros com alto falantes e aquelas músicas insuportáveis. Quanto custa toda essa sujeirada?


Me desacostumei também a pagar tão caro pelas coisas. Isso mesmo, e olha que a Suíça é cara hein! Mas eu fico pasma de ver o preço desde as coisas na feira até qualquer produto no mercado. Eu já não me lembrava mais que pagava tão caro nas coisas. Quer dizer, pensando bem depois, me lembrei que pagava muito mais numa compra do mês aqui do que lá (tudo bem que faço compras na Alemanha). É revoltante ver a quantidade de impostos que pagamos por qualquer produto por lá. Como somos assaltados diariamente pelo próprio país!

30 reais numa Fondue! Na Suíça uma Fondue da marca Appenzeller custa cerca de 9 francos...

5 reais em 1l de suco de laranja...
Essa então, sem comentários...

Desconsiderando esses tópicos que acredito serem mais graves, me desacostumei com bastante coisa bobinha também. Por exemplo, o teclado do computador! Foi um sacrifício aprender a digitar sem pensar muito no teclado alemão, agora quando estou em outro computador lá, tenho que ler algumas vezes para acertar os erros que faço inconscientemente. Me desacostumei a jogar papel higiênico no lixinho do banheiro. Já não consigo comer muita carne, coisa que tanto eu como marido amávamos antes. Nos churrascos hoje em dia, como um pouco e já me sinto estufada.
Eu sei, parece que só tenho reclamações da terra que morei e vivi por tanto tempo. Mas é que quando a gente experimenta a qualidade de vida que a Suíça por exemplo oferece, a gente acaba ficando meio exigente mesmo. São Paulo tem lá suas coisas boas. Gosto da variedade de coisas que tenho para fazer em SP, gosto de andar no centro velho, das comidas e inúmeros restaurantes. Gosto pensar no fato de que posso comprar alguma coisa de urgência o horário que for, porque sei que algum lugar estará aberto. Às vezes gosto do ar cosmopolita da cidade, de ver a Paulista toda movimentada. 

Guia da Veja SP enoooome com restaurantes e bares para todos 
os gostos

Mas descobri que tudo isso que gosto pode ser com menos frequência. Não me sinto mais obrigada a morar aqui para usufruir de tudo isso. Estou feliz de vir aqui de vez em quando e ir num restaurante japonês. Só isso já me deixa feliz, me satisfaz. Porque acho que aprendi a gostar da simplicidade suíça. Um picnic no parque ou na beira do rio com queijos, pão e uma bebida já me alegra. Não preciso mais de tantas opções. Aliás, moro tão perto de outros países, que opção é o que não me falta! Quando nos perguntam se um dia voltaremos a morar no Brasil, respondo sempre a mesma coisa. É muito cedo pra pensar nisso. Não digo nem que sim, nem que não. Só tenho certeza de uma coisa: para a cidade de SP não volto mais. Se um dia voltarmos, é para o interior. E se um dia voltarmos, é principalmente pela nossa família.
Sou grata por tudo que passei aqui, pelos lugares que andei, pelos amigos que fiz. Mas nosso tempo na cidade de SP definitivamente acabou!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Curtindo a família

Mais uma vez larguei um pouco o blog, coitado, mas foi por um bom motivo. E lá estávamos nós de novo! Brasil. Dessa vez, o marido foi por uma semana a trabalho, então resolvemos que eu iria junto e ficaríamos mais uma semana de férias.  E a nossa ida para cá calhou bem de ser na festa de uma prima nossa de 15 anos. Chagamos numa quinta e fomos direto nos arrumar para a festa. Tudo muito lindo e como sempre tão bom reencontrar aqueles a quem amamos! A festa foi um baile de máscara e nos divertimos muuuuito dançando e matando saudade das comidinhas daqui. A alegria do brasileiro é uma coisa que sinceramente só existe nesse povo! Diferente de qualquer outra cultura essa alegria nossa. Depois de mais de 26h acordados, a bateria descarregou :)


  

  

 


Ainda curtimos juntos com a família dele o feriado, com churrasco, sol e calor (em pleno inverno!), e muita risada!

Fazendo esfihas :9
 


Foi tempo também de estar com minha família, aproveitando e curtindo muito o mais novo membro da família, minha sobrinha linda!

  


Definitivamente foram 15 dias maravilhosos, mas ainda quero escrever um pouco de SP aqui. Hoje, morando do outro lado, minha visão e percepção do que é viver mudou muito. Mas esse é assunto pro próximo post :)