sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma noite asiática

Sempre gostei de comidas, cozinhar, aprender a fazer coisas novas e tal. Lá no Brasil, tínhamos o costume de fazer algum tipo de noite temática com a família, por exemplo, noite mexicana, árabe, de pizzas e por aí vai.
                                                                                                                   No último passeio que fizemos nos lagos com nossos amigos, entre uma conversa e outra sobre comida, resolvemos fazer essa noite asiática. Tinha que ser asiática e não apenas japonesa (comida que eu amo!), porque algumas pessoas não comiam a comida japonesa, então pra dar uma incrementada, colocamos o Yakissoba, que é chinês. Assim, se tornou uma noite asiática.

Pra começar que nós não tínhamos ideia do que fazer e muito menos como fazer. Yakissoba já tinha feito uma vez com outra amiga que me ensinou e não seria problema. O negócio era o sushi. Graças a Deus temos acesso a praticamente tudo nessa vida pela internet, então elaboramos um cardápio:

Cozinha japonesa: sushi (salmão, kani e pepino), temaki (salmão, cream cheese e cebolinha), shitake na manteiga (maaaaaravilhoso!) e palitinhos de salmão assados com gergelim. 
Cozinha chinesa: yakissoba de carne, frango e legumes.

Cardápio decidido, ingredientes anotados, hora da compra. Aqui em Basel tem uma quantidade razoável desses mercadinhos de indianos e asiáticos, além do mercado grande na Alemanha que normalmente vamos, então comprar os ingredientes não foi um problema e tampouco saiu caro, se comparado a uma compra dessas no Brasil (em SP, no meu caso).



Mais uma vez, hora de aprender a enrolar os sushis e temakis – créditos para os vídeos do Youtube :P É uma habilidade a ser desenvolvida, mas depois de algumas tentativas, o negócio saiu! Que orgulho, nunca achei que fosse fazer um sushi! Dizem que o ideal é o homem fazer o sushi, porque a mulher na época pré-menstruação fica com a mão mais quente e isso atrapalha na qualidade e montagem dessas especiarias. Mas nada que um potinho com água geladinha ao lado para molhar as mãos não ajudasse.


Adicionando o tempero que vai no arroz de sushi

Colocando o arroz na folha de alga (nori)

Recheando o sushi...

Enrolando...
Quase pronto!
Que orgulho! Ficou ótimo!


  
Pensei em compartilhar as receitas aqui, mas achei que ficaria muito extenso, então como a maioria das receitas são relativamente fáceis de encontrar na net,  deixo aqui a receita do Yakissoba, ensinado por uma amiga de descendência oriental.

O marido também entrou na brincadeira!

YAKISSOBA

- 1 pacote de macarrão para yakissoba (parece um macarrão instantâneo)
- Óleo de gergelim torrado (é o que faz toda a diferença!)
- Shoyu
- Carne ou frango em tirinhas
- Metade de um brócolis e metade de um couve-flor (em pequenos pedaços)
- 02 cenouras médias (cortada em palitinhos)
- 02 cebolas médias (cortada em seis partes longitudinais)
- Gergelim

Numa panela grande (ou wok, a panela própria de yakissoba), aqueça o óleo de gergelim com as cebolas e frite até que fiquem douradas. Acrescente as cenouras cruas e frite mais um pouco. Quando as cenouras estiverem um pouco mais moles (pouca coisa, elas ficam crocantes mesmo), acrescente o brócolis e a couve-flor, também cruas. Enquanto elas cozinham um pouco, frite a parte em outra panela as carnes com óleo de gergelim também. Quando já estiverem no ponto, junte com os legumes. Cozinhe a massa em água fervente por volta de 3 minutos apenas (ela não pode ficar mole), escorra e na panela que fritou a carne, frite também o macarrão com um pouco de óleo de gergelim. Acrescente a massa junto as carnes e legumes e acrescente o shoyu (para essa quantidade, cerca de 100ml de shoyu – vai a gosto do freguês, se gosta do sabor do shoyu mais acentuado ou não) e cozinhe toda a mistura mais um pouco, mas não por muito tempo, para que a massa não absorva muito o shoyu e fique muito salgado. Salpique com gergelim para que fique crocante. Sirva ainda quente.

Se quiser, pode acrescentar legumes de sua preferência. Não é necessário temperar com mais nada, o shoyu e o óleo de gergelim torrado são suficientes.

Sushis e temakis
Palitinhos de salmão assado com gergelim
  Sushis


Shitake na manteiga
Yakissoba
E voilà! Nossa mesa estava pronta para ser saboreada com tanta coisa boa :9

 

En gueta!






















quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mudanças climáticas x Mudanças de humor x Gratidão



Tinha pensado em colocar o título como mudanças climáticas vs. mudanças fisiológicas e de humor, mas quando terminei de escrever, percebi que o texto tomou um rumo um pouco diferente. O negócio é o seguinte: eu adoro o outono, já disse aqui que é uma das minhas épocas preferidas, gosto do clima ameno, da paisagem, da necessidade de não se empacotar inteira pra sair, e por aí vai. Mas assim como no ano passado, vai chegando uma época do outono (digamos que um início de transição pro inverno) em que sinto muita coisa mudar no meu corpo. É meio que essa época agora que estamos passando. O frio vai aumentando um pouquinho mais, e como ele é contínuo, minha pele começa a sofrer. Sinto que ela fica super ressecada,  especialmente nas partes que fica exposta ao tempo frio, como mãos, rosto e lábios. Costumo normalmente usar um creme hidratante no corpo e na face, mas nessa época tenho que intensificar mais o cuidado, porque senão não tem pele que aguente....

Mas o que mais me incomoda mesmo nessa época é meu humor que muda drasticamente. Não sei o que acontece! Sinto muito sono, desmotivada pra fazer as coisas, algumas vezes triste... Será que é só comigo? Talvez algumas coisas também contribuam pra todo esse humor melancólico, como as viagens constantes do marido (fico sempre sozinha em casa) e a espera do reconhecimento do diploma (que já deveria ter saído). Nem pra escrever no blog tenho tido muita inspiração e vontade...

Eu não gosto de gente que vive reclamando da vida e nem quero reclamar. Acho que temos sempre que sermos muito agradecidos por tudo que temos. Mas essa época é um pouco difícil pra mim. O jeito é dar um jeito nessa desmotivação toda e procurar sempre alguma atividade pra fazer. Nem que seja dar uma volta na cidade, se forçar a fazer um bolo, ler um livro. E por que não parar para pensar e agradecer também? Acho que gratidão é um exercício motivador, nos ajuda a lembrar tudo aquilo que temos (e muitas vezes nem merecemos!)


“Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos.”  (Daniel Defoe)

Resumindo... Apesar do desânimo de vez em quando e da incerteza das coisas e do futuro, acredito que ser e aprender a ser grato tornam a nossa vida mais doce e mais leve, mesmo que os dias estejam cinzas e escuros. Eu tenho muito o que agradecer! E você?