sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Exemplos


Sei que o blog foi criado com o propósito de documentar nossa vidinha aqui para a família e os amigos, mas hoje resolvi falar de um assunto diferente. Não deixa de dizer a respeito da nossa vida!


É que nessa semana, há exatos 33 anos atrás, estava acontecendo dois eventos super especiais: o casamento dos nossos pais. Isso mesmo, NOSSOS pais. Eles se casaram na mesma semana e no mesmo ano. Super coincidência né?!

Angela e Edgard - 23/09/1978

Lair e Jair - 16/09/1978

Nós! 12/12/09


Pois então, não poderia deixar de fazer uma homenagem aos casais mais especiais das nossas vidas, os que nos trouxeram a este mundo. Pais, primeiramente gostaríamos de agradecer por tudo que vocês foram em nossas vidas, desde que nascemos. Obrigado pelo amor sem fim, noites em claro, pela educação, pela preocupação de sempre querer o melhor pra nós, mesmo que muitas vezes não tenhamos entendido isso em alguma época da vida... Mas obrigado principalmente pelo exemplo de vida que vocês são e conseqüentemente pelo caráter que em nós foi construído. Se hoje somos alguma coisa, tenham a certeza de que a presença de vocês foi fundamental.


Amamos demais vocês e pedimos a Deus para que possamos ser pelo menos um terço do que vocês foram pra nós para nossos futuros filhos. Vocês são um exemplo de vida nesse mundo, onde o casamento é uma instituição falida e a família não vale mais nada. Saibam que para nós, ter crescido numa família tão estruturada e temente a Deus nos fez formar a família que somos hoje (por enquanto só eu e o Jr, mas em breve com nossos filhotes!) e nos inspira a continuar e manter esse laço que é sim criado por Deus e para que ninguém nunca separe. Saibam também que se um dia voltarmos para o Brasil, será única e exclusivamente por amor a nossa família aí!

Que Deus possa continuar abençoando imensamente a união de vocês como tem feito até aqui; que Ele continue iluminando os caminhos e dando a força e a paz que só Ele tem nos momentos difíceis; e que Ele possa renovar dia a dia o amor de vocês e que assim, vocês possam se apaixonar todo dia pelo amor de suas vidas!







Amamos vocês incondicionalmente!


E até sábado! Uhuuuu!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Kaiseraugst

Sei que deveria escrever um pouco mais por aqui, e esse até é meu objetivo, mas agora o novo trabalho voluntário tem consumido grande parte do meu tempo! Tá, sei que são só 3 horas de trabalho, mas tenho a escola de manhã, os exercícios pra fazer (agora sou meio que obrigada a estudar né, ou eu aprendo, ou não falo nada lá), e além de tudo, os serviços de casa: limpar, cozinhar, passar, etc.

Enfim... Mas o que eu gostaria de falar aqui hoje é sobre nosso último domingo: fomos em uma cidadezinha aqui perto chamada Kaiseraugst ou Augusta Raurica.

É uma cidade pequena, situada nas margens do rio Reno, que abriga um sítio arqueológico de mais de 2000 anos. Há indícios de sua fundação entre os anos 15 – 10 a.C, levando em consideração que os edifícios mais antigos datam desta época.  O nome da cidade deriva da tribo celta Rauriker e do imperador romano Augusto, que a fundou. Há fragmentos de duas inscrições da época que revelam o nome completo da colônia: COLONIA PATERNA MUNATIA FELIX APOLLINARIS AUGUSTA EMERITA RAURICA.

Nós, perto do muro do Teatro Romano



Dentro do que sobrou do Teatro 
(teve um show lá na noite anterior, 
por isso há umas estruturas montadas)


Era considerada um centro comercial próspero e contava com as típicas estruturas das cidades romanas, como teatros, anfiteatro, templos e termas. A cidade foi destruída após um terremoto em 250 d.C e pouco tempo depois, quando ainda estava em reconstrução, foi atacada por tribos germânicas que acabaram por destruir a colônia. E hoje é um sítio aberto a visitação.

Na cidade da Kaiseraugst hoje

Vista de frente do Teatro


Ruínas de um templo



Escadarias do templo do Imperador


Dentro do ex-templo e a vista de lá


Uau! Tudo bem que vendo só parece um monte de pedras, mas pra mim é incrível pensar nessa história toda (mesmo que bemmm resumida) e saber que um dia, antes mesmo de Cristo nascer, todas aquelas ruínas já existiam, o cotidiano e costumes de um povo também, e isso ainda pode ser visto hoje. Como o tempo passa rápido! Como as pessoas já eram evoluídas naquela época! (pense só em construir um teatro todo de pedras irregulares...) E claro, eu começo a filosofar, pensar o quanto a vida é efêmera... Será que um dia nossas cidades e casas serão um sítio arqueológico? Será que nossos costumes e nossas vidas serão descritos em livros e plaquinhas de museus? Como é que tudo vai acabar?!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Virando voluntária

Estou vivenciando uma experiência completamente nova pra mim aqui na Suíça. Eu sabia que ir somente à escola de alemão, mesmo que diariamente não iria dar o upgrade que eu queria e a fluência que eu tanto sonho pra poder voltar a trabalhar na minha área. Óbvio que para isso eu também preciso da aprovação da Cruz Vermelha Suíça, da qual estou aguardando o retorno pra saber se meu diploma poderá ser validado ou se terei que fazer alguma equivalência. Enfim, conversando com uma amiga da igreja e falando dessa minha necessidade, surgiu a idéia do voluntariado, já que ela trabalha em um tipo de “asilo-hospital” e poderia falar com o chefe dela. Fiz uma entrevista com ele, aos trancos e barrancos em alemão e terminando em inglês e ele concordou com o serviço. Acho incrível a velocidade de pensamentos que passa pela minha cabeça, às vezes me vejo naqueles desenhos que tem um anjinho e um diabinho falando em cada orelha... O diabinho falando: “poxa vida, você se dedicou tanto nesses 4 anos de estudo, investiu, trabalhou, e agora que você podia usufruir de tudo isso, estar fazendo uma pós... você vai ter que trabalhar como voluntária?!” E o anjinho: “parabéns Larissa, oportunidade melhor não podia ter pra desenvolver seu alemão, essa com certeza será a melhor escola que freqüentará aí; tenho certeza que em breve estará falando!” Às vezes me sinto uma bipolar rsrsrs...

Mas.... Procuro sempre ver o copo de água cheio, e enxergar tudo isso como um presente de Deus, sei que Ele nunca me colocaria num lugar que não fosse da vontade Dele. Então, se e assim... Vamos encarar!

Vou falar a verdade, nunca senti tanto medo como no primeiro dia, que aliás foi ontem. Uma coisa é iniciar um trabalho novo onde você pode se comunicar, dar seu ponto de vista, se justificar de algo.... Outra é cair de gaiato num país, serviços e língua dos quais não estou nem um pouco habituada. O chefe me apresentou o local e às enfermeiras e técnicos com quem vou ficar. Uma enfermeira é indiana, que já mora aqui há 10 anos; outra ainda não descobri. Pelo que pude ver, o trabalho é um pouco diferente do que no Brasil, quase não vi contato delas com os pacientes. Enfim... Posso dizer que entendo 70% do que falam em Hochdeutsch e uns 40% só em Schweizerdeutsch. Ô dialeto chato que tá aí só pra complicar! Mas diria que entender ainda não é o problema, entendo umas palavras soltas e descubro o contexto. O pior mesmo é falar, principalmente com alguns termos específicos da área; logo que cheguei em casa procurei no dicionário alguns termos básicos pra me sentir mais respaldada. O que dificulta mais ainda é essa vergonha que sei lá de onde sai que eu sinto! De falar errado, perguntar errado, quando falo alguma coisa e falam: “hã?”... Quando isso vai passar hein?!
É um pouco engraçado também tentar a comunicação com os velhinhos, porque a maioria fala o dialeto, com voz baixa e às vezes com uma vozinha de banguelinhas que abafa todo o som que sai da boca deles... Hahahah só rindo mesmo! Mas já no primeiro dia entendi o chá que uma idosinha havia pedido, entreguei a ela, que me agradeceu e até me deu um chocolate!

É isso aí... Sei que o começo não está sendo nada fácil e nem será pelas próximas semanas (ou meses?), mas estou pedindo a Deus todos os dias disposição, força e paciência pra enfrentar de frente esse desafio e sei que Ele me dará. Afinal, quero SIM usar tudo que sei como enfermeira aqui pra ajudar todos que eu puder!

Amém!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quarto Novo


No último fim de semana compramos nosso quarto de hóspedes! Finalmente, depois de 6 meses, terminamos de mobiliar oficialmente nosso apê.
É interessante comprar móveis aqui. Na verdade pra mim é uma mistura de sentimentos, de alegria, de poder ver nosso cantinho pronto, do nosso jeitinho, com um apertinho no coração de lembrar dos móveis feitos com tanto carinho pelo meu papis aí no Brasil. É inevitável, a comparação sempre aparece! Quem vê, pensa que sou chata, mas quem mandou crescer vendo os trabalhos de um marceneiro, que modéstia a parte são lindos e bons! Aqui a maioria ou todos os móveis são aglomerados, mas pelo menos têm ferragens boas, e claro, não são planejados, mas são bonitinhos.

Existe uma loja aqui chamada IKEA, que é de móveis e decoração. Posso compará-la com uma Tok & Stock aí do Brasil. Como funciona: você visita o andar superior que é com todos os móveis e decoração montados, com ambientes, cômodos, etc. Se você se interessa por algo, na peça haverá algumas informações sobre onde você irá encontrá-lo no estoque. Você anota tudo o que quer, desce no primeiro andar, pega um carrinho gigaaante e vai pegando as caixas dos móveis desmontados, passa no caixa e pronto. Mãos à obra! Dentro de cada caixa vem um manual explicando como montar, com todos os parafusos e apetrechos necessários e aí é só se divertir e brincar de Lego, como diz o Júnior. Aliás, ele adora montar essas coisas! Eu também entro na onda né, não montando tudo, mas dando um apoio e verificando se está tudo certo rsrsrs...
Então, apresentamos a vocês nosso novo quarto de hóspedes:

Quarto de hóspedes novinho em folha!


É um quarto com dois ambientes na verdade, um espaço pro escritório e outro com a cama e guarda-roupa. Ficamos muito felizes em ver tudo pronto, pois antes mesmo de vir pra cá, já planejávamos esse quarto pra receber a família amada e os amigos. Assim sempre dá pra matar a saudade! Pra vocês, que tanto amamos, idealizamos e montamos esse cantinho com muito carinho pra recebê-los da melhor forma possível! Sejam bem-vindos!