terça-feira, 6 de setembro de 2011

Virando voluntária

Estou vivenciando uma experiência completamente nova pra mim aqui na Suíça. Eu sabia que ir somente à escola de alemão, mesmo que diariamente não iria dar o upgrade que eu queria e a fluência que eu tanto sonho pra poder voltar a trabalhar na minha área. Óbvio que para isso eu também preciso da aprovação da Cruz Vermelha Suíça, da qual estou aguardando o retorno pra saber se meu diploma poderá ser validado ou se terei que fazer alguma equivalência. Enfim, conversando com uma amiga da igreja e falando dessa minha necessidade, surgiu a idéia do voluntariado, já que ela trabalha em um tipo de “asilo-hospital” e poderia falar com o chefe dela. Fiz uma entrevista com ele, aos trancos e barrancos em alemão e terminando em inglês e ele concordou com o serviço. Acho incrível a velocidade de pensamentos que passa pela minha cabeça, às vezes me vejo naqueles desenhos que tem um anjinho e um diabinho falando em cada orelha... O diabinho falando: “poxa vida, você se dedicou tanto nesses 4 anos de estudo, investiu, trabalhou, e agora que você podia usufruir de tudo isso, estar fazendo uma pós... você vai ter que trabalhar como voluntária?!” E o anjinho: “parabéns Larissa, oportunidade melhor não podia ter pra desenvolver seu alemão, essa com certeza será a melhor escola que freqüentará aí; tenho certeza que em breve estará falando!” Às vezes me sinto uma bipolar rsrsrs...

Mas.... Procuro sempre ver o copo de água cheio, e enxergar tudo isso como um presente de Deus, sei que Ele nunca me colocaria num lugar que não fosse da vontade Dele. Então, se e assim... Vamos encarar!

Vou falar a verdade, nunca senti tanto medo como no primeiro dia, que aliás foi ontem. Uma coisa é iniciar um trabalho novo onde você pode se comunicar, dar seu ponto de vista, se justificar de algo.... Outra é cair de gaiato num país, serviços e língua dos quais não estou nem um pouco habituada. O chefe me apresentou o local e às enfermeiras e técnicos com quem vou ficar. Uma enfermeira é indiana, que já mora aqui há 10 anos; outra ainda não descobri. Pelo que pude ver, o trabalho é um pouco diferente do que no Brasil, quase não vi contato delas com os pacientes. Enfim... Posso dizer que entendo 70% do que falam em Hochdeutsch e uns 40% só em Schweizerdeutsch. Ô dialeto chato que tá aí só pra complicar! Mas diria que entender ainda não é o problema, entendo umas palavras soltas e descubro o contexto. O pior mesmo é falar, principalmente com alguns termos específicos da área; logo que cheguei em casa procurei no dicionário alguns termos básicos pra me sentir mais respaldada. O que dificulta mais ainda é essa vergonha que sei lá de onde sai que eu sinto! De falar errado, perguntar errado, quando falo alguma coisa e falam: “hã?”... Quando isso vai passar hein?!
É um pouco engraçado também tentar a comunicação com os velhinhos, porque a maioria fala o dialeto, com voz baixa e às vezes com uma vozinha de banguelinhas que abafa todo o som que sai da boca deles... Hahahah só rindo mesmo! Mas já no primeiro dia entendi o chá que uma idosinha havia pedido, entreguei a ela, que me agradeceu e até me deu um chocolate!

É isso aí... Sei que o começo não está sendo nada fácil e nem será pelas próximas semanas (ou meses?), mas estou pedindo a Deus todos os dias disposição, força e paciência pra enfrentar de frente esse desafio e sei que Ele me dará. Afinal, quero SIM usar tudo que sei como enfermeira aqui pra ajudar todos que eu puder!

Amém!

5 comentários:

  1. Querida, ouça só o "anjinho", ele sabe o que é melhor pra você. Tenho certeza que pela sua dedicação daqui a pouco você vai falar fluentemente o alemão e o tal dialeto. Não sinta vergonha de falar, pois se voce falar errado e alguem rir, comcerteza da próxima vez você vai falar certo e é assim que se aprende.beijos. Mamys

    ResponderExcluir
  2. Lari! Só pra constar,eu aqui no Brasil tem altas dificuldades em entender alguns velhinhos sem dentadura. hoje mesmo,o senhorzinho ficou falando mil anos e eu nao tava conseguindo entender nada!hahahahahahaha
    vai ficar tudo bem,vc é mto capaz!:)
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Minha Lindinha

    Você vai se sair muito bem, você é esforçada, e sabe muito bem o que quer. Temos um Deus maravilhoso para darmos forças no momento em que mais precisamos.Vai em frente pois tenho certeza que está no caminho certo.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Queridas,
    Obrigada pela força, é muito bom ter o apoio de todos aí!
    A semana começou bem difícil, mas hoje já me senti mais tranquila, e creio que tende a melhorar agora.
    Beijos a todas!

    P.S Ci, valeu o consolo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Querida!
    Esse é o momento de plantar e muito em breve Deus fará nascer os frutos que você irá colher!
    São muitos os propósitos de Deus para as vossas vidas e todos eles se cumprirão no seu tempo! Continuem colocando o coração em tudo que fazem, pois tudo que fazemos é primeiramente para o Senhor e muito em breve Ele vos dará a recompensa!!!
    Bjs - Angela

    ResponderExcluir