quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Basel

Na segunda, nossos pais preferiram conhecer Basel, já que é pertinho de casa e eles poderiam descansar um pouco mais depois do domingo puxado que tivemos.
Apesar de viver na região, nunca falei de Basel aqui, então acho interessante fazer uma apresentação prévia: Basel (ou Basileia em português) é a terceira maior cidade da Suíça e conta com uma população de aproximadamente 170.000 habitantes. A região de Basel é dividida em Basel-Stadt (Basel Cidade) e Basel-Land (Basel Interior, que é onde moro). Faz fronteira com a França (em St. Louis e Huninguen) e com a Alemanha (em Weil-am-Rhein e Lörrach). Mas quando falo em fronteira, quer dizer que do centro, em menos de 20 minutos de Tram, você pode atravessar uma dessas fronteiras. Por esse motivo, possui também o Euro-Aiport (ou Basel-Mulhouse-Freiburg Aiport), que atende os três países, fica em território francês, mas é administrado pela França e Suíça (sendo assim, se você desembarcar por lá, pode ser submetido ao controle de imigração suíço e/ou francês). É onde o Jr trabalha. Basel é ainda considerada a capital cultural da Suíça, e freqüentemente há inúmeros eventos aqui pela cidade. Abriga ainda, uma quantidade considerável de grandes indústrias químicas e farmacêuticas.

Gosto muito de Basel, porque apesar de ser uma cidade “grande” e mais cosmopolita, tem todo um charme nas construções e nos pontos turísticos. Aqui não há lago como em outras cidades, mas sim o Rio Reno que corta toda a cidade e que serve também de transporte para embarcações com carros, containers e afins. Dessa forma, o rio divide a cidade em duas: Gross Basel (Grande Basel) e Klein Basel (Pequena Basel). Em Gross Basel, encontra-se o centro velho.

Estação de Basel
Voltando ao passeio com os pais, iniciamos na estação de Basel (que modéstia parte, é uma das mais bonitas que já vi pela Suíça), depois passamos pelo Teatro, onde se encontra a Tinguely Fountain – é uma fonte com várias engenhocas trabalhando e que tem uma vista linda com uma Catedral de fundo. Depois, descemos pela Barfüserplatz e demos uma volta pelo centro velho e chegamos na Marktplatz – é uma praça grande onde todos os dias se realiza uma feira ao ar livre, com frutas, queijos, antepastos, pães, ervas, flores e afins. De frente com a Marktplatz fica a Câmara Municipal de Basel, um prédio avermelhado que ocupa este local desde o século XIV.

Tinguely Fountain

Vista da Catedral da Tinguely Fountain

Câmara Municipal de Basel
Saindo de lá, subimos uma ladeira e chegamos ao Münster (ou Mosteiro de Basel), que foi construída com pedras avermelhadas, tem duas torres gêmeas e os telhados coloridos. Dentro dela há inúmeras tumbas de personalidades importantes que viveram na região. A Igreja é bonita, mas não posso negar que acho o clima lá de dentro meio pesado. Não sou muito chegada nesse cheiro de pedras, essa coisa meio gelada, sabe?! Quem tem fôlego, pode pagar 5 Francos e subir até o topo da torre, mas a essa altura todos já estavam meio cansados. Eu já subi uma vez com amigos da escola, e apesar dos degraus irregulares e um certo cansaço, posso dizer que a vista lá de cima vale muito a pena. Do lado de fora da Igreja, pode-se ter também uma vista maravilhosa do Rio Reno, suas pontes e de Klein Basel.

Ladeira que dá acesso ao Münster

Vista do Münster

Juntos, com o Reno de fundo
Depois da visita, descemos algumas escadas e pegamos um barquinho que é ligado a um cabo de aço e que conforme a mudança do leme vai para um lado ou para outro. É uma tradição aqui da cidade que foi conservada, já que antigamente não havia pontes e esse era o único meio de transporte do povo para ir para o outro lado da cidade. Atravessando o rio Reno do Münster, chegamos em Klein Basel. Nesse ponto de desembarque do barquinho há vários bares e restaurantes, bancos para sentar e uma vista espetacular para o outro lado! Dá para ver o Münster inteiro e todas aquelas casinhas juntas umas às outras bem à beira do rio.

Vista do outro lado do Reno,
com o Münster ao fundo

Vista do Reno, com o barquinho
fazendo a travessia

Almoçamos em um restaurante por lá mesmo, eles compraram algumas lembrancinhas por lá e depois voltamos pela Mittlere Brücke (ou Ponte Central), que é a ponte mais antiga da cidade, construída em 1226. De lá, consegue-se pegar o Tram 11, que para na portinha de casa!

Basel ainda tem inúmeros museus; por enquanto só conheço o de Histórias Naturais, mas pretendemos em breve conhecer todos os outros. Esses programas serão melhores no inverno...

No final da tarde, resolvemos fazer um Pic Nic no Grün 80, que é um parque aqui perto que adoramos ir. Nada mais gostoso que passar o final da tarde com os pais, sentados em uma grama verdinha, comendo, bebendo e vendo o Sol se pôr...

Pic Nic no parque com a família...