quarta-feira, 6 de junho de 2012

Siena


Deixamos um dia inteiro reservado para conhecer Siena, por ser uma cidade maior e mais lugares para conhecer. No final do dia, achei que não valia tanto a pena assim ter ficado o dia inteiro, talvez combinar Siena com a visitação a uma vinícola menor ali da região tivesse sido uma boa pedida. Mas como não queríamos fazer nada com pressa, acabou sendo assim mesmo.


E Siena é realmente grande comparada a outras cidades que visitamos. E claro, também mais cheia de turistas. Tem um estilo bem medieval e muitas atrações para visitar. Segundo a mitologia romana, a cidade foi fundada por Sénio, filho de Remo e por isso lá se encontra inúmeras estátuas dos irmãos sendo amamentados pela loba. Bom, quando digo atrações nessas cidades, são na verdade, no geral Igrejas. Quem não curte muito, nem vale a pena gastar muito tempo lá.


Visitamos uma Igreja logo na entrada da cidade, a Igreja de San Domenico, que foi construída em homenagem à padroeira da cidade, Santa Catarina. Ela teve suas construções iniciadas em 1226, em estilo gótico. Ah sim, uma coisa que difere muito a Itália da Suíça por exemplo, é que as igrejas italianas são predominantemente católicas, enquanto na Suíça, a maioria é protestante. Logo, a riqueza de detalhes nessas igrejas italianas são bem maiores. Da minha parte, vou a essas igrejas para ver obras e pinturas de artistas da época e nada mais...

Bom, continuando, de lá, chegamos até a Piazza del Campo, uma praça enorme, cheia de cafés e restaurantes nas redondezas e um dos locais mais cheios de Siena, é claro. Lá se encontra o Palazzo Público e a Torre Del Mangia – essa construção é hoje a câmara municipal da cidade. A torre, que na verdade é um campanário tem um estilo gótico e 102m de altura, a segunda maior torre da Itália. É nessa praça que acontece anualmente o Palio di Siena, uma corrida de cavalos. É super tradicional da cidade e pelo que andei lendo, sempre lota muito a praça.

Piazza del Campo


Depois da praça, subimos até o Duomo de Siena, uma outra igreja, uma das maiores catedrais italianas, com arquitetura gótico-romana. É realmente lindo ver como naquela época se construíam igrejas desse porte, com uma riqueza de detalhes absurda! Claro que pra entrar nela, também tivemos que pagar (o que é de graça, afinal?).  Lá dentro, como a maioria desse tipo de igreja, tem muitas pinturas, esculturas e claro, muita história. Adoro ver como os caras, naquela época, com bem menos recursos que temos hoje, se preocupavam com cada mínimo detalhe, as pinturas são impressionantes, aquela coisa de noção de profundidade que eles davam às telas, os sombreados... Bom, não sou expert nessas coisas né, mas é muito interessante. Lá vimos algumas obras de Donatello e Michelângelo.

Duomo de Siena

Dentro da catedral

Os detalhes impressionam! 



Depois de visitar a catedral, subimos a Torre, que nos proporciona um vista muito bonita da cidade!

Lá do alto!
Ah, claro... Almoçamos em um restaurante lá que é maravilhoso! Se chama La Torre e fica em uma das travessas da Piazza Grande. É super pequeno, um monte de mesas juntinhas, com a cozinha a mostra. Logo na entrada, tem uma mesa cheia de massas frescas. Você escolhe uma das massas e normalmente há dois molhos do dia – você escolhe um deles também. A massa fica pronta rapidinho e é maravilhosa! Um dos melhores lugares que comemos. Por isso, recomendo demais esse restaurante!

Quando saímos de lá já era meio tarde, então resolvemos dar mais umas voltas pela cidade e já pegar nosso rumo para o hotel...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Montalcino, Montepulciano e vinícolas


As duas cidades, Montalcino e Montepulciano são também bem pequenas e ficam teoricamente próximas uma da outra. Digo teoricamente porque apesar da baixa quilometragem, as estradas lotadas de curvas tornam a viagem um pouco mais longa.

Montepulciano
Montepulciano foi a primeira cidade do dia e assim como as cidades menores, também fica no alto do uma colina, cercada por muros. Assim como Montalcino. Parece uma repetição chata né, mas cada cidadezinha tem sua peculiaridade e beleza.  Ambas cidades ficam rodeadas por plantações de oliveiras e claro, vinícolas. Cada uma com seu vinho típico.

Montepulciano
Montepulciano é conhecido pela qualidade de produção dos vinhos Nobile e Montalcino, pelos vinhedos produtores do Brunello. Já deu pra perceber que o dia foi dedicado aos vinhos né?!  As cidadezinhas foram um passeio e curtir as paisagens de cada uma delas foi maravilhoso, mas o melhor estaria por vir no final da tarde: a visita a uma vinícola. Afinal, o que é vir até a Toscana e não visitar uma vinícola né?!

Vista de Montalcino da estrada
Montalcino e as inúmeras Enotecas

Ahhh essas vielinhas...
Antes da vinícola, queria deixar registrado aqui que viajar pelas estradas da Toscana também são um passeio maravilhoso. Poder apreciar as paisagens, aquelas plantações enormes com aquelas casinhas de pedra lá ao fundo, parar de vez em quando na estrada, tirar umas fotos... Isso tudo faz parte de curtir a viagem. Mas se você se enjoa fácil, leve um remedinho, que é curva que não acaba mais...

Pausa para agradecer a Deus!
Que vista lindaaaaa!
 

Depois das duas cidadezinhas, fomos conhecer a vinícola Banfi, que fica no Casello Banfi. É um dos maiores produtores de vinho Brunello ali da região e como uma vinícola grande, talvez tenha me decepcionado um pouco e ver uma produção mais industrial do que artesanal, apesar deles tentarem manter toda a tradição.

Castelo Banfi
Nós, as vinícolas e o Castelo lá no fundo

Na verdade, o primeiro dono e fundador da vinícola é filho de pais italianos, mas nascido nos EUA. Após a morte do seu pai, a tia dele teve grande influência em sua criação, o influenciando pelos gostos e sabores da Itália. Ele começou na verdade, importando vinhos italianos do tipo Lambrusco para os EUA e só depois iniciou a produção de vinhos.






O passeio, pra quem, como nós curte vinhos é bem interessante. Saber dos tipos de uvas, barris, envelhecimento do vinho, todo o processo e tal, é muito legal. O passeio em si é de graça, mas há a opção de fazer uma degustação depois, que custava 27 euros. O preço foi bem salgado em relação a outras coisas que fizemos, mas experimentamos seis tipos diferentes de vinhos, além de queijos, salames, pães e afins. Na minha opinião, valeu muito a pena. Adoro vinho e tô até criando mais paladar agora... A única coisa é que esse tipo de passeio também deve ser agendado com antecedência. Conversamos com uma funcionária no nosso hotel e ela agendou tudo pra nós. Assim, fica bem mais conveniente, já chegar com hora marcada e mais tranquilo pra fazer o passeio.


Depois da degustação, uma voltinha nos arredores do Castelo para apreciar a vista... E pé na estrada de novo

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cortona


A viagem para a Toscana foi planejada por nós e pelos nossos tios. Cortona estava nos planos deles e foi uma surpresa maravilhosa! Para que não sabe, é a cidade do filme “Sob o Sol da Toscana”. Uma cidadezinha bem simpática que também fica bem no alto de uma colina. Fundada pelos etruscos, foi na idade média uma cidade muito poderosa e foi capaz de se defender até de Arezzo e Siena. Depois do filme, é claro que ficou mais turística, mas não é um local de grandes atrações. Apesar disso, o clima de cidade pequena e o aconchego são razões suficientes para gastar um bom tempo lá, sem preocupações ou correrias, como uma viagem para a Toscana deve ser. 

 
Visitamos uma fortaleza da família Médici (sobrenome dos  nossos tios!) no alto da cidade (e sobe mais e mais ladeiras...) e a vista de lá era linda! Pra quem não sabe os Medici foram uma família muito rica e influente que governavam muitos lugares nessa região da Itália. Tivemos até um desconto na compra dos bilhetes por eles serem Medici!





De lá, descemos a ladeira e encontramos um restaurante bem simpático, com comida excelente e uma garçonete com a risada mais engraçada que já vi! Chama-se Osteria Del Teatro e eu super recomendo... Comemos um Bife à la Fiorentina muuuuuito bom!


Andando pela rua principal que é a da entrada da cidade, nos deparamos com uma praça, onde se concentram a maior parte das lojas, como artesanato e de alimentos. Bom, nem preciso comentar dos sorvetes né, que em qualquer cidade da Itália são deliciosos. Os melhores do mundo, na minha opinião.
 Foi nessa mesma praça que a personagem do filme escrevia seus textos. Cenário ideal e inspirador para escrever um cartão postal para alguém especial! Enquanto eu e a tia escrevíamos, os maridos saíram pra comprar flores... Tudo tão especial!

E pra finaliza o tour pela cidade, nos deparamos com uma Enoteca oferecendo degustação de vinhos, assim ao céu aberto... Fechamos o final de tarde com chave de ouro! Mais vinhare!

Lucca


Eu sei que ando meio em falta aqui com o blog e até mesmo os posts da viagem pra Toscana que já estão prontos, nem isso estou conseguindo postar... É que maio e junho está sendo um período de muitas visitas, viagens e afins... Por exemplo, já recebemos as visitas dos nossos tios, agora estou com meus cunhados, em breve outro tio do meu marido, no final de julho meus sogros.... Além disso, marido viajou a trabalho pra Portugal logo depois da nossa viagem pra Itália e eu resolvi acompanhar... Tema pra outros posts. Bom, mas vamos voltar a viagem da Toscana que ainda tenho muita coisa pra contar de lá... A cidade depois de Pisa foi Lucca.

Chegamos em Lucca um pouco tarde por conta do trânsito que pegamos em Pisa. Lucca, assim como muitas cidades da região, foi uma colônia romana, por volta de 180 a.C e como quase todas as cidades dessa localização, tem uma muralha, que foi construída entre os séculos XVI e XVII para proteção da cidade, porém nunca foram utilizadas com essa finalidade. Hoje, você pode andar pelas muralhas nos seus aproximados 4km  que cercam Lucca e é um passeio muito gostoso. Óbvio que pelo pouco tempo que tínhamos, não andamos tudo isso, mas um pedaço que passeamos por lá já valeu muito a pena.
Lucca é o local onde Puccini, compositor de algumas óperas mais populares do mundo nasceu. Tem até um museu dedicado a ele lá. Mas por conta do horário acabamos não visitando também.


Além disso um dos locais mais conhecidos de lá é a Piazza Napoelone, dedicado à irmã de Napoleão, que governou a cidade entre 1805 e 1815 e foi a responsável principal pela criação dos jardins da cidade.

Assim como quase todas cidades maiores, há também lá um Duomo (San Martino), que foi construída no século XI, em estilo românico.



Nosso passeio terminou lá nas muralhas mesmo, vendo o pôr do sol de Lucca. Muito especial. E pra encerrar a noite, vinhare e massas numa Trattoria bem típica!

Comendo uma sobremesa com fogo :9
Foi um pouco corrido e hoje não visitaria mais do que duas cidades em um só dia. A manhã em San Gimigniano foi tranquila, mas o trânsito pra sair de Pisa causou um certo stress e acabamos não curtindo tanto Lucca, que na minha opinião, merecia mais tempo.... Quem sabe numa próxima vez!