quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Orlando - Parques



Nossa viagem durou 10 dias. o suficiente para conhecer um parque por dia. Conhecemos todos eles, por serem todos temáticos, não ficou chato.

Começamos conhecendo o Animal Kingdom, da Disney. O parque é muito bonito e a temática, como o próprio nome diz, é voltado para animais e mais puxado pras coisas da África. Pra quem quer mais emoção, não é o parque mais interessante, tem uma montanha russa só. Mas só passear por lá já vale a pena!


 



No segundo dia, conhecemos a Hollywood Studios. Muito legal! Tudo voltado para o tema filmes. A montanha russa do Aerosmith é a melhor do parque, sem sombra de dúvidas!

 

No terceiro dia, fomos ao Sea World. Tudo que tem a ver com mar está por lá. É lá que estão os famosos shows com golfinhos e baleias. Nesse dia estava um calor desumano e poder nos molhar um pouco em algumas atrações foi bom. Lá tem duas montanhas russas animais, a Manta (que você vai de barriga pra baixo) e a Kraken (que dá uns loopings invertidos e a impressão do estômago sair pela boca). Ambas muito boas, mas a Manta foi a melhor. Essa coisa de girar muito não é comigo...


 



Depois foi dia de Universal Studios. O parque também é voltado pra temas de filmes. Destaque para a Rockit, uma montanha russa que você pode escolher a música que vai tocar no seu banco, enquanto ela sobe, desce e gira... Muuuito legal!



 


No quinto dia fomos para Busch Gardens, o parque mais afastado de Orlando, cerca de 1h, na cidade de Tampa. Foi um dos parques que mais gostei. Tanto pelas atrações, como pelo parque em si. A montanha russa que mais gostei fica lá, a Sheikra.


  

  
 

Sexto dia foi dia de Island Adventure. Um dos parques que eu mais queria conhecer, por causa do Harry Potter! (nerds mode on, pode julgar). Comecei a ler o livros ainda adolescente e sempre gostei. Claro que o mais legal do parque foi pra mim o Castelo de Hogwarts e a cidadela ao redor, Hogsmead. Até a cerveja amanteigada eu bebi :P


 
 


 No sétimo dia, conhecemos o Magic Kingdom. Esse é o parque mais sem graça no quesito brinquedos radicais, mas é sem dúvida o mais conhecido. É lá que fica o Castelo da Cinderela (inspirado em um Castelo que fica aqui perto, na Alemanha) e onde tem os fogos ao entardecer. É o parque das princesas, e portanto o parque que mais tem crianças também. Mesmo não tendo muita coisa, o parque é tão lindo e parece tudo tão mágico mesmo, que vale a pena conhecer.





 



E o último parque que conhecemos foi o Epcot Center. Já estávamos com a bateria bem arriada nesse dia aí. No Epcot tem umas atrações mais antigonas. Mas o que vale mesmo é o passeio ao redor do lago que tem lá, passando por vários "países". Legal é que em cada parte dos países, sempre tinha comida típica e gente falando a língua nativa. Os jardins do parque são lindíssimos. Embora lá também havia crianças, a maior parte dos visitantes eram mais velhos.

 
 

 

Foram dias intensos e super puxados, mas foi um tempo muito bom de voltar um pouquinho a infância e curtir os brinquedos e os personagens. Os parques são organizadíssimos, limpos e super bem cuidados. Eu, que nem estava tão a fim assim, curti muito! Quem sabe não voltemos um dia com nossos filhos!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Orlando - Algumas impressões



Em maio fomos para os EUA. Marido já tinha ido a Disney quando era adolescente e era louco pra voltar lá. Eu nunca tinha ido e nem conhecia os EUA, e na verdade nem era um lugar que fazia assim tanta questão de conhecer. Na minha lista, com certeza outros lugares viriam na frente. Mas como a viagem pra Noruega foi eu quem quis muito e acabei organizando, esta foi a vez do marido escolher e organizar.
 
Fizemos um voo Zürich - Miami e de lá, alugamos um carro para ir até Orlando. O bom da viagem pra lá é o fuso horário, chegamos em Miami ainda a tarde, mesmo saindo daqui de manhã. Já do avião dá pra perceber a diferença gritante entre Europa e América. Tudo muito grande, enorme, espaçoso. Casas, ruas, avenidas, carros, lojas... Além disso, no aeroporto de Miami o que mais escutei foi com certeza português. Gente, como tem brasileiro naquele lugar, incrível! E como brasileiro é consumista! As pessoas compram desesperadamente, como se não houvesse o amanhã. Sacolas, sacolas e mais sacolas. Tá certo, as coisas realmente são muito baratas por lá e vale a pena comprar. Essa foi a primeira vez que comprei bastante coisa. Até me senti meio mal depois, sei lá. O que tento me segurar aqui, lá desandei e acabei sendo um pouco consumista. Os outlets são ENORMES e dá pra passar facilmente o dia lá dentro. Pra nós foi mais apertado porque o objetivo maior da viagem era conhecer os parques, e as compras ficavam para o fim da tarde / noite. Foi mega cansativo e puxado. Dez dias ininterruptos de andanças pelos parques e em lojas a noite. Nos últimos dias senti até dores nas costas de tanto que andamos. 





Outra coisa que gostei muito lá são as opções de restaurantes. Disso sinto falta às vezes aqui na Europa. De querer algo mais rápido e ter tão poucas opções. Fora as tranqueiras todas né. Certeza que engordaria fácil morando lá. Sanduíches dos mais variados e suculentos. Mas tentamos não enfiar o pé na jaca. Como estávamos com meus sogros e cunhados também, alugamos um apê, e de vez em quando cozinhávamos lá. Dez dias de junk food não dava né!

As famosas coxas de peru gigantes e defumadas. 
A primeira mordida é uma delícia, depois o treco enjoa!









Bem que dizem que lá é o mundo novo. Construções mais novas e modernas, bonitas. Aqui na Europa é mais difícil encontrar coisas assim, os prédios são bem antigos (o que não deixa de ser bonito e histórico!) e o espaço também é reduzido. Em contrapartida, pelo menos lá em Orlando não vi um transporte público sequer. Tudo é feito de carro. Não sei como é em outras cidades, sei que em NY tem o metrô por exemplo.  Enfim, foi pouco tempo e conheci só Orlando, então não dá pra generalizar um país por uma cidade só, ainda mais uma cidade tão turística. Tinha uma ideia diferente dos EUA, mas gostei do que vi. São dois mundos completamente diferentes, mas ambos interessantes. No próximo post, vou contar um pouquinho dos parques que visitamos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Montreux e Chatêau de Chillon



Na última de janeiro, recebemos alguns familiares aqui em casa, e como tínhamos um dia livre, resolvemos ir até Montreux e passar também pelo Castelo de Chillon.

 

A ida daqui de Basel para a parte francesa sempre nos dá paisagens lindas pelo caminho, inclusive até a chegada e em Montreux. A cidade em si é pequena e assim como eles falam por lá, até lembra uma riviera - é que a cidade fica às margens do imenso Lac Lemán. Do outro lado do lago, a paisagem ainda presenteia quem está lá com uma vista linda para os Alpes. Um calçadão para passear beirando o lago e apreciando cada detalhe completa o passeio. Uma combinação linda de se ver!

 

Assim como cada cantão e cidade recebe influência dos países vizinhos, não seria diferente lá em Montreux. A cidade e as construções tem influência francesa e passear por lá exige uma certa disposição para subidas – a cidade é meio que vertical! Mas a vista lá de cima compensa o passeio. É lá em Montreux também que acontece anualmente o famoso festival de jazz (ainda queremos ir um dia!) e lá também que fica o Castelo de Chillon. 

 

O castelo é relativamente pequeno comparado a outros espalhados pela Europa, mas é sem dúvidas o mais famoso da Suíça e também o que mais recebe visitas. Ele fica localizado em um rochedo, de frente para o lago Lemán e numa posição estratégica para a época, já que a região servia de passagem do norte para o sul da Europa.

 

 

 

 

Foi propriedade dos condes de Sabóia, depois do território bernense e por fim, do território que hoje pertence ao cantão de Vaud. Não se sabe ao certo o ano de sua construção, mas algumas pesquisas relatam registros escritos do ano 1150. Tanta história num lugar só! E olha que a gente se enganou achando que o castelo era pequeno e não teria muito para conhecer por dentro. Ao contrário de outros castelos, neste você anda por quase todas as partes, inclusive na torre mais alta, que dá uma vista panorâmica de região. Como tudo lá dentro é bem sinalizado, o percurso é extremamente fácil, evitando idas e voltas por um mesmo trecho.

 

 

 

 

 


 

Se andar por Montreux já foi lindo, passear à beira do lago com aquela água cristalina, com os Alpes ao fundo e o Castelo junto, foi sem dúvida algo pra se guardar na memória.

 

 

 

 

 


 

Informações:

http://www.chillon.ch

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Das últimas




E aqui estou eu novamente, na tentativa de manter meu querido blog em pé, tarefa essa que tem sido difícil, uma vez que quando olho pro relógio já é noite de novo. Mas vamos lá, não quero parar de escrever, fiz duas viagens esse ano que ainda queria deixar aqui documentado. Uma em maio, pros EUA e outra e julho, pra Itália (sim de novo e de novo!). Espero que nos próximos dias esses posts saiam, já que o dia a dia aqui anda numa rotina e corrido.

No mais, as últimas novas (ou velhas) são:

- O outono chegou. As temperaturas já caíram bem e já tá ficando complicado acordar de manhã com a escuridão. Nos últimos dias chove e chove em terras helvéticas.

- O trabalho anda muito bem, obrigada. Cada dia mais adaptada, de vez em quando ainda não me sinto completamente integrada, mas é assim mesmo. Devagar e sempre. Recebi hoje a carta da Cruz Vermelha me reconhecendo como enfermeira :-)

- O marido entrou numa maratona maluca de viagens a trabalho. Ficou 15 dias na Arábia Saudita, uma semana aqui, foi ontem pra Colômbia, depois mais 15 dias na Rússia (nessa provavelmente darei uma escapadinha junto!) e por fim mais 15 dias na Colômbia. Até o meio de dezembro passaremos três semanas juntos somente. Not easy! Mas tem o trabalho, que graças a Deus tem ocupado bem minha caixola. No mais, alguns dias me sinto só (assim como ele!) e homesick, heimweh, com saudades da pátria.

- Nesse final de ano não iremos pro Brasil. Vou trabalhar no Natal (vida de enfermeira é assim mesmo!), mas terei folga no Ano Novo. Estamos planejando ir pra algum lugar que a passagem de ano seja mais movimentado que a Suíça (ou seja, qualquer lugar!). Estamos pensando em Londres. Alguma outra sugestão?

E é isso. Como prometi, os posts das últimas viagens devem sair em breve. E quando uma inspiraçãozinha surgir também, escrevo sobre outras coisitas.