segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dos sumiços e inspirações



Eu sei, eu sei..... Não apareço aqui há um bom tempo e na verdade não tenho muita justificativa pra isso não, a não ser o trabalho e o estudo que tomou grande parte do meu tempo e ocupou maior prioridade. Quando vejo já é tarde, já é final de semana, e aí se passaram os dias, um mês... Me dedicar para essa fase também me deixou meio pra baixo pra escrever  e sem inspiração. E escrever por escrever, para mim acaba virando obrigação e daí é como se eu voltasse ao tempo na escola, quando era obrigada a ler livros que não queria para fazer alguma prova. Não se torna algo prazeroso. Então, por essas épocas é bem possível que escreva um pouco menos, a não ser algo que queira deixar aqui registrado ou algo que realmente me inspire. Mas espero que essa fase passe. Escrever é algo que me faz bem, me esvazia, me faz pensar...  

Na verdade, esse post teve uma inspiração :)

Sábado passado foi meu aniversário, e na sexta fiz uma festinha em casa com alguns amigos mais chegados. Passado da meia noite, fui dar uma olhadinha no FB e minha mãe, que é super moderna e também tem um perfil, me escreveu uma historinha que me fez chorar igual criança:

“Há exatos 25 anos, no reino de Os, nascia uma linda princesinha. O rei e a rainha deram-lhe o nome de Larissa, que significa "cheia de alegria". Sua fada madrinha, foi a Brisa, que prometeu à rainha que todos os seus pedidos seriam atendidos. E assim, a princesa Larissa, crescia em graça, sabedoria e beleza, fazendo a alegria de seus pais, juntamente com sua irmã a princesa Fernanda. Quando queria alguma coisa, a princesa não fazia birra, nem se jogava no chão, apenas erguia aqueles olhinhos de cachorro "pidão"e dizia "compa pa mim mãe". Se a rainha dizia não, uma lágrima rolava pelo seu rosto e com os olhos mais tristes do mundo repetia "pô favo, mãe compa" Quem resistia???E assim, com sua meiguice e perseverança, sempre conseguia seus objetivos. E é assim até hoje. Ainda adolescente, conheceu e apaixonou-se pelo príncipe Edgard. Casaram-se e foram morar em um reino muito lindo porém, muito...muito distante, o que deixou o rei e a rainha , assim meio que....murchinhos. O que os consola, é saber que eles se amam e são muito felizes. E é bem verdade que Deus abençoou os velhos monarcas, com duas lindas netas princesas, Gabriela e Laura, que fazem com que seus dias sejam mais alegres. Porém quando chega o aniversário da princesa Larissa, e eles não podem abraça-la e beijá-la pessoalmente, a rainha chama a fada-madrinha Brisa e pede que ela vá até aquele reino distante levar seu presente. E então princesa Larissa, ao sentir a primeira brisa da manhã tocar seu rosto, feche os olhos e sinta os beijos e abraços de seus pais, com muito amor. E apesar da imensa saudade que sentem serão FELIZES PARA SEMPRE. FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA PRINCESA."

Olha, pra muita gente pode ser algo muito brega, mas não tenho vergonha nenhuma em dizer que sou um grude com minha família e que uma historinha tão singela assim tocou meu coração. Que acordei no sábado e fui até a sacada e naquela manhã fria e cinzenta fiquei ali, de pijama, no silêncio, sentada, sentindo o vento bater no rosto e imaginando ser o abraço e o beijo daqueles que eu tanto amo que estão lá do outro lado.  Acho que sei de quem herdei o gosto por escrever. E quer saber de uma coisa? Um pouco de conto de fadas faz bem ao coração de qualquer um.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

2 aninhos!



Há exatos dois anos atrás começamos a descobrir um novo mundo nesse velho continente. Há dois anos chegávamos aqui, deslumbrados com a beleza das paisagens, a organização e a educação deste país. Há dois anos que descobrimos todos os dias algo novo, seja no dia a dia aprendendo a separar o lixo e a beber água limpa das fontes nas ruas, seja na cultura que apesar de ocidental ainda é tão diferente da nossa.

Passou voando. Parece que estamos aqui há tanto mais tempo. Tanta coisa aconteceu. Voltei como uma criança aprender uma nova língua e com isso, aprendi a ter paciência e saber esperar. Aprendemos que a vida longe da família não é fácil, que a saudade bate muuuuitas vezes no coração, especialmente quando tá todo mundo lá do outro lado unido ou numa ocasião especial. Mas aprendemos também a lidar com a dor da distância dos nossos queridos, pensando sempre na alegria do próximo reencontro.

Conhecemos tantos lugares lindos que jamais pensamos que um dia iríamos conhecer. Conheci gente de tanto lugar do mundo e conheci tanta cultura nova. Conhecemos pessoas tão queridas, que em pouco tempo se tornaram como família para nós aqui. Encontramos na igreja irmãos que nos receberam de braços abertos desde o primeiro momento, nos ensinando o real amor cristão.

Ganhamos um coração dividido. Meio brasileiro, meio suíço. Como não amar meu lindo país, que apesar dos incontáveis problemas, tem gente tão alegre, tão acolhedora, que tem a comida mais gostosa do mundo e onde está toda nossa família? Mas como não amar também esse pequeno país que nos acolheu, de uma beleza singular, com seus alpes, lagos, queijos e chocolates? Como não amar a segurança e a honestidade (sim, a palavra de um homem ainda vale muito por aqui) e como não se alegrar em ver um país inteiro funcionando, longe daquela corrupção toda? Ahhhh nunca mais seremos os mesmos....

Embora tenhamos um coração repartido agora, há um sentimento que surge nele toda vez que pensamos na nossa mudança tão rápida para cá: gratidão. Porque Deus fez e faz infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos, pensamos ou imaginamos. Obrigada Pai, por não nos deixar sós um dia sequer. Obrigada, porque mesmo não merecendo absolutamente nada disso, o Senhor nos ama e nos abençoa todos os dias. Felizes e agradecidos por nossa vida aqui!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tô aqui!



Gente, tô viva ainda... Comecei o novo trabalho há duas semanas e ainda não me adaptei completamente a rotina de trabalho – cuidar de casa – estudo. É, se fosse no Brasil, provavelmente tudo já estaria fluindo mais fácil, mas aí entra o idioma na história né, pra dar uma complicadinha em tudo =)

No final de janeiro fiz dois dias de estágio experimental, só pra ver como as coisas funcionavam e tals. Depois tive mais uma semaninha free (quando recebi algumas visitas em casa) e então na semana seguinte, tive o primeiro dia oficial de trabalho! Graças a Deus fui muito bem recebida, e as pessoas tem tido paciência comigo. Recebi até um cartãozinho de boas vindas e bombonzinhos!


Já entendi quase tudo da rotina do setor, como as coisas funcionam, fluxos, etc etc etc. Me sinto mais confortável e confiante para falar com os pacientes, é claro que sempre tem uma situação mais complicada ou outra, mas até agora nada de outro mundo. Agora também tô aprendendo na marra a entender esse suíço-alemão, e não, não entendo 100% do que eles falam. Aliás, tem muitas vezes que nem 100% do Hochdeutsch eu entendo! Mas tenho esperança que com o tempo isso venha, assim como a comunicação. É óbvio que não me comunico como em português, mas tô me esforçando!

Logo logo meus finais de semana também estarão contados – assim como no Brasil, vou ter que dar plantão nos sábados, domingos e feriados. Coisas boas de um estágio por aqui: um pobre mortal estagiário como eu tem direito a 12,5 úteis (sim, úteis!!!) de férias para tirar (meu contrato é de 6 meses). Muito de outro mundo! Tenho dois finais de semana livres por mês também, quando no Brasil tinha normalmente um só. Ponto negativo: horários dos turnos. Seeeempre trabalhei 6h ou 12x36 no Brasil, e acho mega estranho enfermagem trabalhar 42h semanais. E no Brasil ainda estamos lutando por 30h semanais! Por conta disso, os horários dos turnos são meio malucos (para mim é claro) e além disso, não tenho um turno fixo. Posso trabalhar de dia, de tarde, de noite. Isso eu não gosto muito, prefiro ter uma rotina durante a semana. Maaaas... Ossos do ofício né! Continuo muito feliz por toda essa experiência!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aurora Boreal (2)



Sabíamos que seria complicadinho “caçar” a Aurora Boreal (é como eles dizem lá) por nós mesmos, então preferimos não arriscar e fomos por três noites em busca delas com ajuda de um guia. A empresa escolhida foi a Arctic Guide Service, e eu recomendo, foram super atenciosos, servem um chocolate quente enquanto estamos lá fora e se você está morrendo de frio ainda pode entrar no ônibus para se aquecer um pouco.
Bom, como disse no post anterior, eles checam a previsão do dia e veem onde as chances de se ver uma Aurora são maiores. 


Dia #1

Apesar do dia nublado que tivemos, a noite o céu abriu e ficou limpíssimo. Porém a previsão de atividade solar era bem fraquinha. Fomos com o ônibus até afronteira com a Finlândia, local que eles escolheram e entenderam ser o melhor para avistá-las. Viajamos por quase 2h nas estradas congeladas até o destino, em meio a um breu só.


Foi o céu mais lindo e mais estrelado que já vimos em nossas vidas, parecia que ele estava tão perto da gente...



E assim, esperando um tempinho lá, ela surgiu, meio fraquinha:

  


Mas mesmo na sua singeleza foi tão lindo vê-la pela primeira vez, emocionante!

  

 


Nesse primeiro dia, ela resolveu ficar mais calminha mesmo, então depois de mais de 2h no friozinho, voltamos para a cidade. 


Dia #2


Não havíamos planejado ir nesse dia, mas como descobrimos os sites das previsões de Aurora, resolvemos checar. E a atividade solar estaria super forte naquela noite! Então um "vai, não vai", resolvemos arriscar ir no último momento, pra não ter arrependimento depois...


Porém, o céu já não era o mesmo da noite anterior. Bem encoberto de nuvens, os guias checaram a previsão e encontraram um ponto em que as nuvens dariam umas brechas entre 21-22h. Quando chegamos no local, ainda bem nublado, já conseguíamos ver as nuvens bem claras. Então aos poucos, as nuvens foram dando uma brecha, e entre uma nuvem e outra, pudemos ver partes da Aurora mais forte que vimos!

 


Ela estava bem forte e dançava muito rápido, muito lindo de se ver!

 


Pudemos até avistar uma partezinha lilás dela :)

 


O guia depois nos disse que essa havia sido umas das atividades solares mais fortes do último ano. Fiquei feliz por ver um pedacinho dela, mas imaginado o que teria sido daquele céu sem nuvens...


Dia #3


No dia seguinte dessa Aurora forte, checamos a previsão de novo e ao que tudo indicava, a atividade solar seria mais fraca, mas ainda assim boa. O tempo também parecia estar limpo perto da fronteira com a Finlândia, então começamos a viagem para lá novamente, quando na metade do caminho, o guia disse que mudaríamos de direção, voltando para Tromsø e seguindo para um fjorde a uns 40min dali, pois a previsão parecia estar melhor lá. Realmente, foi uma caça às tais Luzes do Norte!


Logo que descemos do ônibus, rumo a uma prainha já começamos a ver as luzes, e então, nas condições perfeitas de tempo, tivemos a noite mais bonita de todas!




As Auroras começaram a aparecer por todo o céu, nem sabíamos para onde olhar!

 


Parecia que Deus estava pintando o céu com o dedo e logo em seguida ia apagando...



Elas ficaram mais fortes...

 


Depois enfraqueceram...




Fizeram as mais variadas formas...

 


Dançaram...



Apareceram por entre as árvores...

 



Não nos cansávamos de olhar! 



Olha, Deus nos deu o privilégio de já ver muita coisa bonita nessa vida. Mas que presente que Ele nos deu, de vermos essas Luzes do Norte. Não fomos sortudos, fomos abençoados por poder contemplar essa maravilha. Fomos comemorar nosso aniversário de casamento e ganhamos aquelas luzes lindas e dançantes no céu. Amei cada momento pelo qual passamos nesses dias, a Noruega ganhou um pedacinho do meu coração! Foi uma viagem inesquecível.


Termino esse post, com um versículo que expressou exatamente aquilo que vimos naqueles dias:

 

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos." (Salmos 19.1)