segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Água


Uma das coisas que estranhamos muito quando chegamos aqui foi a água. Isso mesmo, também pensei nisso quando chegamos aqui, tanta coisa pra estranhar, pra sentir falta e justamente a água?!

Pois é, isso porque a água daqui tem uma quantidade muito grande de cálcio, que é um dos fatores que determina a “dureza” da água: “A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de Partes por milhão de Carbonato de Cálcio CaCO3, também representada como mg/l de Cálcio CaCO3. Quanto maior a quantidade de "ppm", mais "dura" será considerada a água.” Isso faz com que a água apresente um sabor digamos que um pouco desagradável, acho que ao invés de dura, descreveria a água daqui como pesada. E eu que só bebia minha Bonafont no Brasil, a água leve... Bom, nada que a gente não se acostume com o tempo.

Por causa desta água, sempre encontro outros dois problemas: em relação ao corpo, porque a pele e cabelos ficam muuuuuito mais ressecados (nunca usei tanto hidratante e nunca fiz tanta hidratação capilar na vida!) e em relação aos eletrodomésticos nos quais se utiliza a água, como umidificadores e ferro de passar. Dei estes dois exemplos porque foi com eles que tivemos problemas. Esses aparelhos necessitam de constante cuidado (normalmente semanal) porque o cálcio começa a acumular e formar uma crosta terrível que ao longo do tempo pode prejudicar o funcionamento deles. Para isso existe um produto descalcificante que deve ser aplicado periodicamente. Mas nóssss.... Só fizemos isso com nosso ferrinho de passar pela primeira vez nessa semana. Imagina só a quantidade de coisa marrom e com pedrinhas que saiu dos buraquinhos do ferro... E quando achei que já estava limpo, fui passar as roupas e eis que... O dito cujo me solta uma baforada de treco marrom com pedrinhas em cima da blusa clarinha do Edgard. Ai que ódio!!! Bom, vivendo e aprendendo...


Apesar de todos esses problemas, é óbvio que tinha que existir pontos positivos com nossa aguazinha cheia de cálcio. O sistema de tratamento de água aqui na Suíça é super rigoroso e de ótima qualidade, o que nos permite utilizar a água da torneira para consumo humano (o gosto da água engarrafada e da torneira é exatamente igual). Na maioria das cidades existe também muitas bicas onde você pode beber tranquilamente uma água fresquinha. No começo achava estranho e tinha até um medinho de contaminação, mas é super normal. Conversando com um casal que mora aqui há muito tempo, eles disseram que os suíços mais extremistas defendem que a água da torneira é mais limpa e passa por muito mais controles do que as águas engarrafadas. Aí já é outra conversa...  Bom, mas como toda água é vida... Viva á água suíça!!!


Uma das inúmeras fontes de água potável que existem nas cidades




Nenhum comentário:

Postar um comentário