quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Entschuldigung, ich spreche ein bisschen Deutsch...


Essa é uma frase que uso com uma certa freqüência aqui: “Me desculpe, só falo um pouco de alemão...” É incrível o poder que eu tenho de atrair velhinhos que param pra falar comigo! É até cômico. Eles sempre começam com algum comentário como quem não quer nada, eu dou um sorrisinho simpático, concordo com a cabeça, falo um “Ja” e pronto, pra mim a conversa terminou. Mas aí é que eles começam a falar loucamente, algumas vezes eu até entendo o contexto, pegando umas palavras soltas e tal, por isso continuo concordando... E de repente... A frase deles termina em uma pergunta pra mim... Eu queria um dia que alguém filmasse minha cara de rsrsrsrs... Aí eu, com todo meu alemão falo: Entschuldigung, ich spreche ein bisschen Deutsch... E não é que a maioria, na maior naturalidade, me pergunta: “Que língua você fala? Inglês, francês?” Normalmente digo que falo inglês e eles desembestam a falar num inglês fluente e com uma pronúncia de dar inveja.


É incrível como as pessoas aqui têm facilidade para falar outras línguas. Claro que parte disso se justifica pelo fato da Suíça ter 4 idiomas nacionais: alemão, francês, italiano e o romanche (que é um dialeto, poucos falam). Mas crescem escutando outras línguas, estudam inglês na escola (estudam mesmo, nem se compara ao inglês que temos nas escolas no Brasil). Normalmente eles falam pelo menos alemão, francês e inglês – perfeitos, diga-se de passagem.

Bom, mas voltando ao alemão, posso dizer que é uma linguinha um tanto quanto complicada: a gramática, as aglutinações que formam aquelas palavras imeeeensas, a pronúncia e ainda pra ajudar, aqui na Suíça eles não falam o “Hoch Deutsch” e sim o “Schweizerdeutsch”, o que quer dizer que eles falam o suíço-alemão, que é um dialeto alemão e não o alemão da Alemanha. E claro, nas escolas de línguas eles só ensinam o “Hoch Deutsch”; aliás, nas escolas que as crianças freqüentam também ensina-se o “Hoch Deutsch”. Só que no dia-a-dia eles falam o dialeto, que é bem diferente na fala e na escrita. Um dia liguei pra agendar uma consulta médica, que caiu numa mensagem eletrônica; tive que ligar no mínimo 4 vezes pra conseguir entender o horário de abertura e funcionamento. É MUITO diferente!!!!

                                               

Me falta também perder um pouco da vergonha de usá-lo nas situações corriqueiras do dia-a-dia, já que me acomodei um pouco com o fato de que quase todos falam inglês, e assim a comunicação se torna mais fácil pra mim... Há momentos que não são fáceis, não dá vontade de falar nada que não seja o português... Às vezes é muito difícil tentar se expressar, o vocabulário ainda não é tão grande... Aí acabo por preferir ficar muda do que tentar explicar algo que não tenho a mínima idéia como falar!

Mas, como todos que já aprenderam alemão ou que o tem como língua materna, o conselho é sempre o mesmo: Langsam... Devagar... Até eles assumem que é uma língua difícil. Mas em três meses de estudo já terminei o nível A1 e pretendo continuar bem dedicada nos estudos pra voltar a trabalhar e me comunicar com todos o quanto antes. Até porque eu gosto de estudar outras línguas!
Alemão, continue bem-vindo em minha mente!




10 comentários:

  1. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR A VIDA DE VOCÊS CONOSCO. QUE DEUS POSSA CONTINUAR ABENÇOANDO VCS. EXPERIMENTEM TUDO O QUE PUDEREM...NUNCA MAIS SE SENTIRAM BRASILEIROS, TAMBÉM NÃO SE SENTIRÃO SUÍÇOS. O QUE SERÃO? CIDADÃOS DE 3A. CULTURA. UMA CULTURA PRÓPRIA. UMA NAÇÃO PRÓPRIA. UM CASAL ÚNICO. NÃO PERDEMOS AS RAÍZES, ADQUIRIMOS OUTRAS. ELAS SE ENTRELAÇAM E NOS ALIMENTAM POR RESTOS DAS NOSSAS VIDAS. BEIJOS, BEIJOS E BEIJOS. SERGIO, LIDIA, GABRIEL E MICHELLE.

    ResponderExcluir
  2. Onde se lê: por restos, leia-se pelo resto.. (rssss)

    ResponderExcluir
  3. Meu amor...É assim!!!Fico imaginando quanto dificil, estar em outro pais, outra cultura e pior sem comunicação ou pelo menos com minima comunicação. Só Jesus mesmo! que Ele a cada dia os alimentem com a sua palavra e de sabedoria para que o quanto antes voces possam falar esta lingua tão dificil! Que loucura a tia ficaria muito perdida rrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lídia! Que bom que você gostou do blog, estamos escrevendo com muito amor, e é muito bom poder compartilhar com vocês um pouquinho da nossa vida aqui! Realmente, acho que nos tornamos cidadãos de uma terceira cultura mesmo, é engraçado, quando estamos aqui sentimos falta do Brasil e quando estamos no Brasil, sentimos falta daqui!

    Pá, é complicado mesmo de vez em quando, e às vezes cômico. Tudo serve como aprendizado né! Se Deus quiser, muito em breve já estaremos fluentes. Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lá,

    Adorei seu blog, agora vou sempre aparecer por aqui.
    :)

    É muito bom ter um lugarzinho para poder expressar e contar coisas do dia, dia.
    Imagino como deve ser difícil para vocês estarem tão longe, vivendo em um país totalmente diferente, mas pelo menos vc tem a companhia do Junior e vice-versa.

    Eu que pretendo morar ano que vem nos States, sozinha, sem nenhum conhecido por perto. RS... Meio loucura né? Mas é um sonho, que vai ser muitooo bom para minha vida.

    Desejo tudo de bom, que Deus continue abençoando muito a vida de vcs.

    Beijos, estamos com saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri, que bom que você gostou!
    Realmente, é bom poder escrever, e isso faz a gente se sentir mais próximos de todos vocês :)
    É difícil estar longe, mas tem muita coisa boa também! Você vai ver quando estiver lá, aprender cultura nova, conhecer gente nova... É ótimo, tenho certeza que você vai amar, e acredite, será um aprendizado pro resto da sua vida.
    Beijos em todos aí e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Olá meus lindos, só agora que fiquei sabendo do bloq, já chorei de saudades e já dei muitas risadas. Estou muito feliz de saber que estão bem, é muito bom receber noticias, sabemos que não foi nada fácil, mais quando vemos a mão de Deus, sabemos que todas as dificuldades serão supridas, e tudo que vocês passaram juntos nessa nova vida podemos com certeza ver a presença de Deus.
    Amo muito vocês.
    Saudades

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!! Amei o blog.... Mto bom sabere como eh tudo por aí e principalmente que estão bem, se virando, gostando, etc etc etc. Logo vcs estarão tão "suíços" que vão nos achar estrabos e bizarros (o que de fato somos, rs).
    Nao vejo a hora de vcs voltarem pra visitar, estamos com saudades.
    Ah, o Ale já programou as aulas dele em Londres em set de 2012, serei obrigada a ficar na casa de vcs com o GAbriel enquanto isso, hehehe, que difícil! Bom, continuem escrevendo. Beijos de todos da família Mourao-Novo

    ResponderExcluir
  9. Ebaaa!!!! Cunhados e sobrinho lindo em casa não tem preço!
    Dezembro já tá chegando, logo estaremos aí de novo...
    Beijos nos três

    ResponderExcluir