sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lar, doce lar

Nossa busca por um novo lar quando chegamos aqui foi um pouco longa e difícil. Perdemos a conta de quantos apartamentos visitamos para alugar, e muitas vezes os que a gente gostava, a imobiliária dava preferência pra outra pessoa.

Duas considerações: comprar uma casa aqui na Suíça é uma coisa que leva um certo tempo, principalmente pelo valor do imóvel; um apartamento simples aqui pode custar a partir de 500.000 Francos Suíços... Normalmente o financiamento é feito literalmente “pro resto da vida” e depois você pode transferir a dívida pro seu filho ou outra pessoa. O ponto positivo é que seus impostos são bem reduzidos pelo governo, já que você adquiriu uma dívida. Mas a compra de um imóvel não é um alvo a ser almejado por um suíço, diferente do brasileiro que tem o sonho da casa própria. O Edgard tem um amigo na empresa que tem um bom dinheiro guardado (talvez até suficiente pra comprar uma casa), mas fala que não quer comprar uma casa porque não quer ficar preso a um lugar, quer ter a liberdade de mudar quando quiser. Coisa de cultura. Por esse motivo, o aluguel é bem mais popular. Porém, considerando que aqui é um país antigo e pequeno e eles prezam muito as áreas verdes e afins, a construção acaba não acompanhando o crescimento populacional; dessa forma, a procura para alugar apartamentos é grande e o aluguel acaba sendo meio salgado - depende do apartamento e localização, por exemplo, um de 01 quarto e sem sala, pode custar a partir de uns 900 CHF.

Posso dizer que nossa procura foi complicada por alguns motivos: primeiro, havíamos acabado de chegar aqui, e as imobiliárias davam preferência para as  pessoas que estavam aqui há mais tempo (não tiro a razão deles, vai que nada dava certo pra gente aqui e precisássemos voltar pro Brasil...). Houve um que até achamos que podia ser preconceito com imigrantes, mas achamos melhor deixar essa parte pra lá e buscar outro. Outro motivo da dificuldade foram os apartamentos... Dá pra imaginar sair de um apartamento novinho em folha, reformado por você, do seu jeito e gosto, cada detalhezinho... Pra ir pra outro de 1920??? Que choque! Os apartamentos aqui são muiiiitoooo antigos (vimos uns até de 1890...) e às vezes internamente a reforma foi feita em 1980... Nossa, foi cada um que a gente viu... Até um que o banheiro saía pra cozinha, uma coisa medonha... Fora todos os outros com um piso de cada jeito nos cômodos, as geladeiras minúsculas (aqui as apartamentos vêm com geladeira e fogão), os banheiros mega velhos... Eu sei que a gente não podia exigir muito, já não estava sendo muito fácil achar alguma coisa, e a gente ainda ficava comparando com o nosso lindinho no Brasil... Enfim, perdi as contas de quantos lugares visitamos – esqueci do detalhe que muitos corretores não falavam inglês, o que piorava ou tornava as coisas mais cômicas. Até que visitei esse onde estamos. Desde que chegamos aqui, sempre gostei de uma cidadezinha perto de Basel, chamada Reinach, por ser mais “campo”, com mais verde e tranqüilidade, mas ao mesmo tempo perto do centro de Basel. E foi aqui mesmo que nos encontramos!
Vi nosso apê sozinha, gostei de cara, apesar de ser antiguinho também – pelo menos o piso era igual em todos os quartos, a cozinha estava reformada com uma geladeira grande e tinha duas sacadas. Saí da visita e liguei pro amor correndo, que não pensou duas vezes em aplicar o formulário. Ele só viu o apê no fds que nos mudamos. Isso que é confiança! Graças a Deus tudo deu certo! Eis aqui nosso “novo” lar:


Caminho da rua para nosso prédio

Nosso prédio!





Hall de entrada

Cozinha

Sacada da cozinha

Banheiro

Nosso quarto

Quarto de Visitas / Escritório
Esperamos todos aqui!


Sala

Sacada da sala



Moramos no primeiro andar – normalmente os prédios aqui tem no máximo uns 4 andares, são poucos os altos. Os cômodos são grandes, com janelas imensas, e como moro do lado da floresta, vejo muito verde (e muito bicho também, mas isso é assunto pra outro tópico), temos uma sacada até que grande onde pretendemos colocar uma mesa e tal, a cozinha também está ótima (perto das que vi...), e só o banheiro é mais velho e não tem janela. Nada que uma noite de pintura e alguns reparos não dêem uma melhorada. E a lavanderia? Bom, a lavanderia aqui em qualquer prédio é compartilhada – um dia e um horário da semana pra lavar. Isso é uma coisa que acho que nunca vou me acostumar, primeiro porque acho meio anti-higiênico e outra porque não tenho a comodidade de lavar a hora que eu quiser... Vivendo e se adaptando! Mas somos gratos a Deus porque sabemos que Ele reservou esse cantinho pra nós e temos certeza que é e será um lugar abençoado sempre! 

5 comentários:

  1. Lari é a Mari td bem ? Eu, minha mãe e meu pai estamos com saudades. É muito interessante seu blog, saber um pouco como é morar em um país com uma cultura completamente diferente é muito legal. Esperamos que você esteja se acostumando bem e que continue escrevendo sobre suas "aventuras" ai na Suíça :). Um grande beijo e ate mais !

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vocês estão gostando Mari!
    Fico feliz, escrevo com muito carinho tudo aqui!
    Pode deixar, tem muuuuita coisa pra ser escrita aqui ainda rsrsrs...
    Beijos pra todos aí e saudades também!

    ResponderExcluir
  3. Cantinho preparado por Deus!!!Que bom com este blog parece que estamos mais perto de voces.

    ResponderExcluir
  4. Cantinho preparado por Deus!!!Que bom com este blog parece que estamos mais perto de voces.

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos, é lindo ver como vocês transformam um apto antigo e frio em um lar cheio de amor e harmonia. Tenho certeza que esse apto foi preparado por Deus, pois oramos muito por isso. Que a presença do Espírito Santo em suas vidas reine também em vosso lar. Pelas fotos dá para ver que tudo está lindo, a cara de vocês, e que logo estará muito parecido com o que deixaram no Brasil. Agora para completar esse lar só falta o Davi, mas sabemos que ele chegará no tempo determinado por Deus. Bjs Angela Mourão

    ResponderExcluir