segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comidinhas

Comida é um assunto ambíguo pra nós aqui. Vou explicar: ao mesmo tempo que sentimos uma falta imeeeensa do arroz, feijão, carne, pão de queijo e tantas outras coisas, descobrimos muita coisa nova e deliciosa aqui também.

Logo que chegamos aqui, eu ia diariamente no mercado, nunca vou me esquecer da primeira vez que entrei no Migros ( um mercado que tem aqui) e vi aquele monte de coisa diferente... Se pudesse, acho que tinha ficado o dia inteiro lá, tentando ler as coisas, pensando em como fazer... Eu amo fazer compras aqui! Tem muita coisa que ainda não experimentei, de tanta coisa diferente que tem. Grande parte dos alimentos são tradicionais daqui ou da região, como biscoitos, pães, chocolates, queijos, salsichas sem fim... Tem também alimentos típicos de outros países, comida indiana, árabe e mexicana são as mais comuns, acho que pela quantidade grande de imigrantes desses locais que vivem aqui. A parte de feira também é maravilhosa! Penso que como a maioria das frutas, legumes, etc é exportado pra cá, então são as melhores coisas que compramos. E não tem nada de tão absurdo assim no preço que não dê pra comprar – considerando que ganhamos em francos suíços, muitas vezes já paguei muito mais caro numa feira no Brasil do que aqui. A parte “Bio”, ou seja de orgânicos também é grande aqui e muitas pessoas usam esses alimentos. O preço é um pouco mais salgado, mas nada que não dê pra comprar. Fora os mercados tradicionais, existem as pequenas mercearias (normalmente de imigrantes, com alguns produtos típicos), e aqui em Basel tem a Marktplatz – é uma feira ao ar livre na praça bem em frente a prefeitura que tem de tudo que se pode imaginar: desde flores, ervas frescas, temperos, antepastos cheirosíssimos, queijos, frutas, pães....  Tudo maravilhoso!
Marktplatz


Marktplatz - muitos tipos de azeitonas,
 queijos e antepastos



Marktplatz
Mercado Migros e os inúmeros chocolates suíços
Mercado Migros
  

Bom, do que já provei aqui, o que posso recomendar: a massa e o molho que vêm da Itália são maravilhosos, massa super leve e molho saboroso, sempre faço um Spaguethi à Bolonhesa; o Rösti, claro, é super fácil de fazer, a batata já vem ralada em um pacote, é só colocar numa frigideira, temperar e “fritar” – nós demos uma “abrasileirada” colocando bacon e cebola, fica muito bom; salada de tomate, manjericão e mussarela fresca, super refrescante . às vezes faço em forma de sanduíche, que também fica muito bom; o tradicional Raclette, muito bom fazer com os diferentes tipos de queijos que existem aqui (inclusive os fedorentos!) - esse normalmente fazemos quando estamos com mais amigos e também porque é mega calórico; e claro, o fondue de queijo, também muito bom. Agora no verão, o pessoal costuma fazer muito churrasco por aqui, e claro, a maioria com salsichas, mas alguns com carne de porco e frango. É muito gostoso também, já participamos de um.  Com tanta coisa boa, tem que se cuidar pra ficar de bem com a balança!...

É isso aí, depois de toda essa apresentação, esperamos muita visita pra saborear tudo isso conosco!

2 comentários:

  1. Hum!!! Que delicia, o que mais gostei foram as barras de chocolates. Bom, vamos ver se dessa vez o Junhinho engorda, porque, ele "PODE".

    Beijos
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. É tudo muito gostoso mesmo... Ihhh mas o Jr não engorda por nada nesse mundo! Só eu, que se não me cuido aqui, ganho uns 10 quilos fácil rsrsrsrs...
    Beijos!

    ResponderExcluir