quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nova Cidade

Como já havia dito aqui, moramos em Reinach, uma cidadezinha de Basel Land (BL – é um dos cantões suíços), que seria mais ou menos como o interior de Basel. Aqui eles chamam essas cidadezinhas de Dorf, que traduzido quer dizer vilarejo ou aldeia. Tem muitoooos vilarejos aqui pela região, aliás acho que grande parte da Suíça é constituída por essas “Dorfs”. Acho tudo muito lindo, a maioria é muito parecida, mas uma ou outra tem sua peculiaridade.




Brasão de Reinach









Localização de Reinach

Para curiosidade, alguns dados da nossa nova cidade:
- é o segundo maior município do cantão de Basel Land, perde só para Allschwil;
- tem 18.788 habitantes (dados de 31 de março de 2011);
- tem uma área de 700 hectares, dos quais: 29% - agricultura, 17% - floresta, 53% - assentamentos, 1% - assentamentos improdutivos (não me pergunte o que é isso...)


Para nós, que viemos de uma cidade de 10.886.518 habitantes, com um trânsito caótico, insegurança, trabalho sem sim, stress... Posso dizer que foi uma mudança e tanto!
Como é bom poder viver! Sim, porque o que vivemos em SP tá longe de ser uma vida decente! Falo no sentido de que se trabalha taaaaanto aí, ganha-se uma quantidade considerável de dinheiro, mas em compensação: há o medo de sair pela insegurança, há o medo de comprar e ser roubado, ou pior ainda, morto, há o stress de nunca conseguir chegar no horário... Enfim, chegamos a conclusão de que SE um dia voltarmos pro Brasil, definitivamente não será pra cidade. Nos encontramos no interior!


Campo na rua de casa

Rio + Floresta perto de casa































Nosso olhar de Reinach: cidadezinha boa pra se morar, pertíssimo de Basel (15 minutos de Tram até a Estação de Trem de Basel), ótima qualidade de transporte público (como tudo na Suíça), fácil acesso à rodovia, perto de uma floresta com trilhas maravilhosas e com direito até a um rio limpinho, pessoas educadíssimas, nos sentimos seguros de andar tranquilamente na rua, muitas casinhas fofas, o que nos proporciona uma paisagem linda... TUDO funciona... Os contras? Por ser uma cidade tão pequena, muitas vezes temos que ir até Basel pra comprar algo, tudo fecha cedo (normalmente 18h na semana e sábado mais cedo ainda; domingo nada abre). Acho que é o único contra! Colocando numa balança e pensando que em SP eu demoraria muito mais que 15 minutos pra chegar em qualquer lugar que gostaríamos, aqui está mais do que perfeito.


Tram 11 (Bonde), que vai da fronteira da França (St. Louis)
até Aesch (BL) e passa pela nossa casa - essa foto
 é no centro de Reinach


Vista panorâmica, moramos perto dos primeiros
 prédios mais altos, da direita pra esquerda




 Reinach, obrigada por nos acolher! Somos muito felizes aqui!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. meu amor fico so imaginando se voce, quizer pode migrar de enfermeira para jornalista, creio que escreveria muito bem para revistas e jornais da Suiça, sei que Deus te capacitou para sua profissão, mas continue com esse blog porque vai render..está lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha doce e querida Larissa, que não considero nora e sim mais uma filha que Deus me deu como prova da sua imensa Graça! Parabéns pela sua sensibilidade e emoção que coloca em suas palavras, quem as lê pode sentir como se estivesse em cada um desses lugares. Não vejo a hora de estar com vocês e desfrutrarmos de todas essas bençãos juntos! Angela Mourão

    ResponderExcluir