terça-feira, 11 de outubro de 2011

Berna


Como havia falado no Post anterior, vou continuar falando um pouco da viagem com nossos pais aqui. E se tem alguns lugares especiais pra falar aqui da Suíça, com certeza Berna está no roteiro.



Diferente do que muita gente pensa, não é Zurique a capital da Suíça, mas sim Berna. A primeira vez que conheci Berna foi quando minha irmã esteve aqui, e naquela época não sei porque, mas achei uma cidade tão bonita quanto outras aqui da Suíça. Tive ótimas lembranças lá, como ver a Gabi se divertindo loucamente com outras crianças na praça em frente ao Parlamento, onde tem umas fontes de água que saem do chão.



Olha a linda da Gabi se divertindo em frente ao
Parlamento em maio

Dessa vez, resolvi ir novamente com os pais para lá, e posso falar?! Acho que estou me apaixonando por Berna! Que cidade linda e encantadora!  A cidade é Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, por conseguir manter seu patrimônio medieval urbano por séculos. Foi fundada em 1191, em 1353 tornou-se o oitavo cantão da Confederação Suíça e só em 1848 tornou-se a capital Suíça. Foi lá que Albert Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade.


Mas curiosidades a parte, vamos ao tour: chegamos lá por volta das 11:30h, a estação é consideravelmente grande; fomos ao Tourist Information, pegamos algumas informações e iniciamos o passeio. Começamos por uma praça que tinha uma feira livre maravilhosa, acho incrível como alimentos em geral são mais bonitos aqui na Suíça. Dá vontade de comer tudo! Lá, assim como em Basel também tem barracas de queijos, flores, antepastos e etc. Logo depois dessa praça, demos de cara com uma praça e o Parlamento na frente. Foi onde a Gabi se divertiu da outra vez!


Parlamento

Continuamos seguindo o passeio, o centro é muito bonito, bem diferente de Basel; é um pouco engraçado porque a rua parece um calçadão, mas lá passa Tram e Ônibus e se você não fica atento, corre o risco de ser atropelado! No decorrer dessa rua há fontes com estátuas coloridas (todas com água própria para consumo). Outra coisa que achei característica de Berna são os “porões” (não sei se são exatamente porões, mas certamente serviram pra outra coisa no passado) que hoje são comércio.
Centro de Berna, com o relógio ao fundo


Detalhes do relógio astronômico


Andando por essa rua, nos deparamos com um relógio grande numa torre, e logo abaixo dele, outro relógio astronômico com hora solar; ao lado dele, estão figuras mecânicas: a três minutos antes de completar a hora, o galo canta pela primeira vez. E ele o fará por três vezes como na frase dita por Jesus Cristo para São Pedro: 'Antes que o galo cante, você me negará por três vezes'. Depois o bobo da corte toca os sinos e os ossos, nos pés de Cronos e também giram. O galo canta de novo e no passar da hora Cronos gira o relógio de areia que ele carrega na sua mão, conta as batidas do sino movendo a sua boca e o cetro que ele carrega na outra mão. Com o terceiro canto do galo termina o espetáculo. O mecanismo que opera este relógio é o original (do século XVI), que foi conservado até os dias de hoje. Chegamos alguns minutos depois disso tudo ter acontecido, uma pena!



Chegamos à Catedral de Berna, uma Igreja com uma torre imensa (que estava sendo restaurada), com uma riqueza de detalhes de impressionar!

Dentro da Catedral, há um órgão de tubo gigantesco com detalhes em ouro e que estava sendo tocado no momento que entramos. Escutar aquele som dentro daquela Igreja com um cúpula tão alta e respirar toda aquela história foi emocionante.

Catedral
Detalhe da porta principal da Catedral,
encenando o Juízo Final
Sua construção foi iniciada em 1421, e em 1528 (na época da Reforma, que tinha sido iniciada em 1517) ainda não tinha sido concluída. Os protestantes decidiram continuar com as obras, mas a Igreja foi terminada somente em 1893. A torre da Catedral é a mais alta do país e conta com 254 degraus. Acabamos não subindo dessa vez, mas com certeza quero voltar lá com o Jr.
Dentro da Catedral,
com o órgão de tubo gigantesco ao fundo

Depois de lá, passamos por uma ponte chamada Nydeggbrücke que corta o rio Aare (ele faz um tipo de um “U” na cidade) e que tem um vista espetacular inclusive nesta época de outono onde as folhas formam um colorido incrível.
Mamis e Sogrinha
Euzinha, sobre a Nydeggbrücke


Logo depois da ponte, chegamos ao Bären Park (ou Parque dos Ursos, em português). O urso é símbolo do cantão de Berna, e diz a lenda que o duque fundador da cidade disse que a cidade receberia o nome do primeiro animal caçado, que claro foi um urso. Essa lenda foi preservada e hoje ainda existem ursos nesse parque que beira o rio Aare. Conseguimos ver dois ursos fofíssimos tomando banho e depois aproveitando o dia de Sol.


Olha os ursos fofíssimos,
aproveitando o dia de Sol

Depois de uma pausa no Bären Park, iniciamos a subida ao Rosengarten, um jardim de rosas que tem uma vista incrível da cidade. Apesar de estarmos no outono, ainda conseguimos ver muitas rosas e fiquei imaginando o que seria aquele lugar na primavera. Amei! Não fui lá da outra vez que visitei Berna.


Vista da cidade, subindo pro Rosengarten
Parece um quadro!

Após todo esse tour, percebemos que estávamos famintos, e então resolvemos parar para o almoço. Encontramos um restaurante com um menu com direito a sopa, salada, prato principal e sobremesa por 23 Francos. Tudo uma delícia!

Depois de encher a barriga, resolvemos visitar nosso último ponto: Gurten, um parque que fica a 864m e precisa de um Tram (número 9) e um Funicolare para chegar lá. Um parque muito bonito, com uma vista para a cidade deslumbrante. Só estava esperando ver uns Alpes de lá, mas o tempo estava meio com neblina, então a visibilidade não foi tão boa... Mas não tem problemas, com certeza quero voltar lá com o Jr!
Vista da cidade do Gurten


Berna, sua linda! Pode me esperar por mais vezes!

Um comentário:

  1. Larissa, fico emocionada de ler sobre nosso dia em Berna, uma cidade onde cada paisagem parece ser um cartão postal. Que saudades!!!!.
    Agradeço a Deus por poder ver e desfrutar das suas maravilhas!
    Bjs
    Angela

    ResponderExcluir