sábado, 15 de outubro de 2011

Praga - Cidade Velha

Depois de passar a parte da manhã conhecendo o castelo,  a tarde resolvemos conhecer um pouco de Praga por nós mesmos, já que no dia seguinte tínhamos fechado um pacote de um tour pela cidade – com tanta história pra contar, achamos que poderia valer a pena. Na verdade, fazer um tour desse tipo tem seus prós e contras: foi bom porque a guia falava espanhol (facilitando assim a vida de nossos pais), mas era checa, então pudemos descobrir e entender muito da história do país (e que história!), que certamente não saberíamos se estivéssemos sozinhos ou somente com nosso guia de bolso. A explicação dos detalhes de cada monumento e da história por trás deles é muito interessante. É tanta coisa que a cabeça acaba até esquecendo de algumas coisas depois. Por outro lado, optar por um tour desses acaba nos deixando um pouco presos, porque deixamos de entrar em alguns lugares que gostaríamos a até mesmo para tirar fotos, tivemos que correr um pouco.

Começamos pela Praça da Cidade Velha (Staromestské námestí), que por si só é uma atração a parte. Fiquei abismada com a quantidade de turistas que encontrei por lá. Nessa praça, tem muitos restaurantes com as mesas pra fora, comércio, além do monte de carruagem que leva as pessoas pra fazer um passeio pela cidade. De lá, podemos ver o monumento de Jan Huss, um reformador checo (isso mesmo, da Igreja Reformada) que foi acusado de heresia e queimado vivo em 1415.

Vista da Praça da Cidade Velha
Desse mesmo ponto, vemos a Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn, com suas torres enormes, que foi construída a partir de 1365, em estilo gótico e que tem uma entrada um tanto quanto escondidinha – o acesso se dá por um corredor que se inicia sobre o pátio de uma das edificações vizinhas. Isso ocorreu porque a Igreja surgiu pequena e com o tempo foi sendo ampliada.

De dia...
E de noite, lindíssima!
Na praça ainda, vemos a Igreja de São Nicolau, em estilo barroco, que atualmente tem seu espaço utilizado para concertos.

Vista da Igreja de São Nicolau da torre do Relógio Astronômico
Impossível estar na mesmíssima praça e não se deparar com o Relógio Astronômico, que foi projetado Hanus, que diz a lenda ter tido os dois olhos queimados a mando do rei Wenceslau (que por sinal, foi muiiito mau!) para que não projetasse outro relógio igual no mundo. O relógio basicamente é dividido em três partes: um mostrador astronômico que representa a posição do Sol e da Lua no céu; a Caminhada dos Apóstolos, que nada mais é do que os Apóstolos passando por duas janelinhas; um mostrador-calendário com medalhões representando os meses.

Quando a hora se completa, as duas portas se abrem, os apóstolos vão passando e simultaneamente três figuras (uma se olhando no espelho, outra com a mão no bolso e outra tocando um instrumento) fazem um “não” com a cabeça, enquanto um esqueleto puxa um sino e faz um “sim” com a cabeça, simbolizando que os homens não querem morrer, mas a “morte” diz que sim, todos passarão por isso – cada segundo passado é um passo a mais para nos aproximarmos da inevitável morte.

Lá da torre, com a Igreja de Týn ao fundo

Da torre, com o Castelo ao fundo

Em Praga há também o famoso bairro judeu (Josefov) que existe desde a Idade Média, quando a comunidade judaica vivia confinada num gueto. Por lá existem várias Sinagogas, dentre elas a mais famosa, chamada Staronová (que eu gostaria muito de ter entrado, mas não deu tempo – contras de um tour)... Há também um cemitério judaico que é sim ponto turístico – durante mais de 300 anos este foi o único local onde os judeus podiam ser sepultados, e devido à falta de espaço, eram enterrados uns sobre os outros, formando mais de doze camadas de corpos. Também não passamos por lá, uma pena.

Sinagoga no bairro judeu
O almoço desse dia foi um programa a parte, pois fomos em um restaurante da época medieval, que foi mais ou menos conservado como era – ele fica num subsolo, é iluminado só por luz de velas e tem todo o estilão, inclusive musiquinha medieval.

Depois do nosso super almoço medieval, continuamos com os passeios...

1. Valeu muito conhecer Praga, um lugar interessante, lindo,com muita história.