segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Itália - Verona

A viagem para Itália estava dentro de nossos roteiros por alguns motivos, dentre eles a nossa vontade e a de nossos pais de conhecer o país de nossos antepassados.

Bom, depois que nosso vôo de Praga para Zurique atrasou 2 horas, finalmente chegamos à Suíça por volta das 13h. No final das contas até ir pra outra cidade que havíamos reservado o carro, pegá-lo, ajeitar as coisas e tal, começamos nossa viagem rumo a Itália às 16h. Foi a primeira vez que viajei de carro pela Suíça e achei as estradas maravilhosas em todos os sentidos: além de ser um tapete, te dá direito a belíssimas paisagens dos Alpes, lagos, casinhas nas montanhas...


Parada para apreciar a paisagem

A viagem até Verona durou aproximadamente 5h, e assim, às 21h, depois de um dia inteiro viajando, estávamos em solo italiano. Já dá pra perceber que você está por lá pelo trânsito, o povo é um pouco doido dirigindo e estressado também, vimos umas duas vezes umas discussões no trânsito.

Conhecer a Itália pela primeira vez foi pra mim um sentimento inexplicável. Nunca sonhei em conhecer lá, mas quando vi Verona com suas casinhas juntas umas às outras naquele tom rosa-alaranjado com janelas coloridas, quando vi a simpatia do povo, a língua não tão estranha aos meus ouvidos... Me fez voltar ao tempo e pensar que aqui foi a terra dos meus antepassados, minha bisa que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer nasceu nessa região e foi para o Brasil ainda bebê... Me lembrou minha vozinha querida com seus jargões italianos, me recordou o quanto nossa família é festeira e exagerada em todos os sentidos assim como esse povo... Tenho sangue italiano correndo nas veias! Me senti praticamente em casa.



Verona é uma cidade pequena, porém turística também. Começamos o passeio pela Piazza Brà, conhecemos Arena, que é como um Coliseu de Verona, foi construído em 30 a.C e é o terceiro maior do mundo. Hoje, o local funciona além de um ponto turístico claro, como espaço para eventos como shows, etc.


Piazza Brà


Arena
Dentro da Arena
Pausa pra conhecer o tão famoso sorvete italiano, e posso dizer que ele faz jus a essa fama toda. Que delíciaaaaaa de sorvete! O melhor que já tomei na minha vida. Só no primeiro dia tomei uns três. O mesmo posso falar das comidas, em especial as massas e molhos, todos leves e saborosos. E tudo num preço muito acessível. Um mês na Itália e viro uma bola. Ai ai...


Um dos principais motivos pelo qual Verona é famosa é por ser conhecida como a cidade do amor, onde Romeu e Julieta viveram.  Segundo andei pesquisando, é obvio que a história de Shakspeare não era real, mas os sobrenomes das famílias existem sim por lá e rivalidade entre famílias naquela época era algo tão comum... Por que não sonhar um pouquinho com a lenda?!...

Para ter acesso à tão famosa casa, passamos por um corredor onde infinitos casais apaixonados deixam seus nomes e juras de amor marcados nas paredes – já que estávamos lá, claro que deixei o nosso num espacinho minúsculo que encontrei entre tantos outros...  Mas ficou gravado lá ó:





Que munitinhu...
Passando por esse corredor, temos acesso à sua casa e a famosa sacada, que é super disputada para tirar uma foto. Como tinha que pagar para entrar na casa e já havia lido que não tinha nada demais lá dentro, só vimos por fora mesmo. Em frente a casa há uma estátua de bronze da Julieta, que diz a lenda, que quem passar a mão no seu peito terá sorte no amor – todos os turistas, sem exceção querem fazer esse ritual e o resultado é que a coitada da Julieta ficou com um peitinho desgastado...


Olha aí a famosa sacada...

A quantidade de gente querendo pôr a mão no peito dela é impressionante!
Turistando...

Saindo de lá, passamos pela Piazza Erbe, onde nos deparamos com uma feira a céu aberto que acontece há mais de 2000 anos. Lá você encontra de tudo: frutas (e saladas de frutas deliciosas), legumes, lanches, souvenirs típicos, pinturas, entre muitas outras coisas.


Chegando na Piazza Erbe
Comendo uma saladinha de frutas
Dessa praça passamos por algumas Igrejas, que diferente da Suíça são na maioria católicas. Tínhamos que pagar pra conhecer a maioria, e como o tempo estava tão agradável, resolvemos não ficar entrando em todas.


Aproveitando o dia lindo!

Por fim, conhecemos o Castelvecchio, que foi um Castelo e atualmente um museu que abriga esculturas, pinturas, estátuas e afins. Dele, passamos também por uma ponte sobre o rio Adige, com uma vista lindíssima e romântica.


De dentro do Castelvecchio


Ponte do Castelvecchio
Verona a noite também é super bonita, iluminada em seus pontos principais, os restaurantes nas calçadas, muita gente nas ruas – aliás, ô povo elegante! Se vestem super bem e dá vontade de comprar todas as roupas das vitrines. Me senti muito segura andando por lá a noite.




Pelo clima, pelas recordações, pelo tempo juntos, com certeza será um local inesquecível em nossas vidas!

2 comentários:

  1. Ai, que saudades de Verona.....Gostaria de ter ficado mais tempo por lá. Realmente é uma emoção diferente conhecer a Itália, será que é por causa dos nossos antepassados? Aquela praça aqueles músicos tocando violão me fizeram chorar lembra? Mas valeu cada minuto, quem sabe um dia a gente não volta não é? Fiquei emocionada com o que você escreveu e me diverti ao mesmo tempo. Típico de italianos.....Beijos
    Mamys

    ResponderExcluir
  2. Estar na Itália é sempre uma grande emoção, uma sensação diferente do que estar em qualquer outro lugar do mundo. Deve ser o sangue italiano que faz o coração pulsar mais forte a cada local que conhecemos.
    Verona é realmente linda e romântica e tudo que você escreveu me fez voltar no tempo! Bjs... saudades....Angela

    ResponderExcluir