terça-feira, 25 de outubro de 2011

Itália - Veneza

Veneza acabou entrando em nossos planos pela certa proximidade que tinha com Verona, que era nossa base, onde havíamos reservado o hotel – fica a aproximadamente 100 km de lá. Gostaria muito de ter conhecido a região da Toscana, mas como não estávamos tão perto assim de lá... Será o próximo lugar a ser conhecido na Itália, com certeza.

Quando decidimos ir pra lá, li bastante coisa sobre a cidade: ruins como mosquitos e o cheiro forte que a água exala quando está calor, e boas, como paisagens, clima e afins. Pra mim, Veneza é uma cidade única – foi construída num arquipélago de 118 ilhas, a noroeste do mar Adriático e é formada por cerca de 150 canais rasos; sendo assim, o meio de transporte por lá utilizado são os mais diversos tipos de barcos, como os Vaporetto (que e um ônibus aquático) e as famosas gôndolas, ou as mais de 400 pontes, se você estiver disposto a andar a pé. É engraçado ver portas de restaurantes, hotéis, etc dando de cara pros canais, sem nenhuma calçada. Foi originalmente uma província do Império Bizantino e no século XII tornou-se uma cidade independente e forte economicamente – chegou até a ser a nação mais rica da Europa.


Chegando em Veneza

Entrada das casas, hotéis e afins

A cidade é obviamente mais turística do que Verona e sendo assim, encontramos muito mais turistas do mundo inteiro, ou seja, tudo mais cheio e tudo um pouco mais caro.


Uma das principais atrações de lá é a Piazza San Marco e a Basílica de mesmo nome que lá fica. Como era tão famosa, até nos arriscamos a entrar (apesar da fila), mas estava com um vestido (que não era curto!) de alcinha, e então não me deixaram entrar. Na hora fiquei um pouco brava com a puta hipocrisia da igreja, como se Deus estivesse mais preocupado com o que estou vestindo do que com a salvação de tantas pessoas que pisam por lá. Mas tudo bem, achei melhor não deixar isso estragar meu dia, e prosseguimos nosso passeio.



Basílica de San Marco
Nós, na Piazza San Marco
Acho que a dica certa de lá é relaxar e deixar se levar pelas inúmeras pontes, vielas, canais e paisagens que você encontrar. Há uma quantidade enorme de feirinhas livres com todo tipo de artesanato que você imaginar, principalmente as famosas máscaras de Veneza, que são tradição da cidade, usadas no carnaval de lá desde o século XVII e produzidas até hoje.



Nas inúmeras pontes que cortam os canais da cidade
Barracas com as máscaras típicas
Andar de gôndola também faz parte do passeio. A gôndola era o principal meio de transporte utilizado pelos venezianos e compõe a paisagem de Veneza desde o século XI - seu formato foi perfeitamente adaptado para circular nos canais da cidade, e hoje ela é usada quase que exclusivamente por turistas. O preço pago para andar em uma é bem salgadinho, mas o que é ir até Veneza e não andar de gôndola? Lá fomos nós, num passeio lindo, inesquecível e romântico pelos canais dessa cidade ímpar...



A paisagem que se tem, não só dos canais com aquelas casas antigas e pequenas pontes, mas também do canal principal de Veneza chamado Canal Grande com vista pra palácios, igrejas e pontes faz valer a pena!



Canal Grande e atrás, Ponte Rialto
Ficamos lá até o final do dia aproveitando e voltamos para Verona, certamente com o sentimento de ter passado o dia em um lugar que parece ter parado no tempo, mas que preservou todo o romantismo – sentimento de que precisarei voltar lá mais uma vez pra entender tudo aquilo que meus olhos viram! 




2 comentários:

  1. Estive em Veneza comemorando 30 anos de casada, e agora novamente comemorando 33 anos. A primeira vez foi emocionante porque tudo era novidade, a segunda vez foi emocionante também porque estava com vocês. Desfrutar das benção de Deus em família é benção dobrada...bjs Angela

    ResponderExcluir
  2. Ai Lari, que legal!!! Não sabia que vc tinha um blog! Agora vou acompanhar suas descobertas de pertinho!!!! Lindas as fotos de Veneza e Verona! A Itália é com certeza um lugar que eu devo ir visitar! Querida, estamos curtindo cada momento seu, são vitórias inesquecíveis, são bênçãos de Deus!Aproveite mesmo! Um beijo grande!

    ResponderExcluir