quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Malá Strana e Castelo de Praga

Antes de visitar o “Pequeno Quarteirão” (ou Malá Strana), obrigatoriamente passamos pela Ponte Carlos, outro ponto turístico – hoje atualmente é uma passagem de pedestres somente (com muito turista, diga-se de passagem), mas já comportou tráfego de carruagens em outros tempos. Foi erguida sobre o Rio Vltava em 1357, pelo Rei Carlos IV. Por ela, você vai encontrar diversas estátuas, além de músicos, vendedores de souvenirs, etc. E claro, uma vista linda para onde quer que você olhe: de um lado a cidade velha com suas enormes torres e de outro para o Castelo de Praga.

Nós, na ponte Carlos
De um lado, com vista para as torres
e a Cidade Velha
De outro, com vista para o Castelo lá no fundo

Pausa pra comer uma maçã gigaaante sobre a ponte
O Malá Strana é um bairro muito aconchegante, acho que a parte que mais gostei da cidade, onde pudemos subir uma rua (bem conhecida também, chamada Nerudova) bem simpática, cheia de comércio, bares e restaurantes.

Pra onde ir?!
Um dos inúmeros bares na rua Nerudova
Na praça central desse bairro fica a Igreja de São Nicolau (sim, outra Igreja com o mesmo nome), também em estilo barroco, que teve sua construção iniciada em 1703. Nessa Igreja entramos um dia antes do tour, e vou falar que vale muito a pena. Que Igreja linda! Uma riqueza de detalhes impressionante, com pinturas, inúmeros detalhes em ouro maciço, um órgão de tubo enorme, um cúpula que até dói o pescoço pra conseguir ver o teto. Vale a pena visitar.

Igreja de São Nicolau
Detalhes das pinturas e ouro dentro da Igreja
Órgão de tubo todo ornamentado em ouro
Finalmente, subindo a rua Nerudova, chegamos ao famoso Castelo de Praga, o maior do Mundo, que teve sua construção iniciado ainda no século IX pelo príncipe Borijov (inclua-se aí e em outras palavras checas muitos acentos circunflexos de ponta cabeça...) Claro que ao longo do tempo, ele foi sendo modificado. Na verdade, o Castelo é mais um conjunto de prédios, Igrejas e jardins. Lá o presidente ainda tem um gabinete e a cada hora há a troca de guardas.

Uma das entrdadas do Castelo
Nós, já dentro do Castelo
Outra entrada do Castelo
Lá dentro, se encontra a Catedral de São Vito que é tão imensa que quase na cabe nos olhos.

De lá do Castelo, há uma vista magnífica da cidade:

Depois, fomos descendo umas escadas e apreciando a paisagem...

Depois de conhecer o Castelo, ainda andamos de barco pelo rio Vltava - já estava incluído no pacote; foi muito bom porque pudemos apreciar a vista da cidade do rio e dar um descansinho merecido às nossas pernas que já haviam andando tanto...

A última parte do passeio por Praga foi um tantinho estressante: lá do Castelo, vimos que existia uma “mini Torre Eiffel” em um morro não muito longe dali e a guia disse que só precisávamos comprar um ticket de transporte normal que daria direito também a pegar um Funicolarezinho. Eis o ticket:

Quando olhamos na parte direita dele, vimos o “60 minutos” e pensamos: vamos subir, dar uma olhada, o Jr até subiu na torre e desceu rapidinho e descemos com o mesmo ticket. E foi isso que fizemos. Masss... Quando chegamos lá em baixo, tinha um fiscal controlando e foi aí que ele nos disse: “o tempo já tá esgotado, vocês deveriam ter comprado outro bilhete...” O que valia nele na verdade, era o tempo de 30 min, que está escrito no lado esquerdo. Pô, com esse monte de palavra estranha e ninguém nos avisou nada.... Desculpa aí senhor, mas não tinha como adivinhar... Mas o simpático senhor não quis nem saber e assim, depois de um tempo de conversa, levamos uma multa só de 100 Euros. Depois no hotel pesquisando, descobrimos que precisávamos comprar bilhete de meia entrada para andar com nossas malas nos ônibus. Ninguém falou isso pra gente. Mas se tem a fiscalização ninguém vai querer saber, né?! Isso me chateou um pouco, pelo fato de ser uma cidade tão turística, creio que eles deveriam orientar melhor isso. Fica a dica...

Bom... O que posso concluir com toda essa viagem...
- Praga é uma cidade extremamente bonita e com muita história pra contar.
- Me entristeceu o fato de ver tantas Igrejas serem só museus ou locais de orquestras (a maior parte da população hoje lá é ateísta – reflexos do ex-comunismo...) e não mais um local para falar sobre Deus...
- Atenção com bilhetes de transportes públicos! Lição para todos os outros países que ainda vamos conhecer...
- Foi pouco tempo pra tanta informação! Definitivamente, voltaremos aqui mais uma vez!

1. Está fazendo um mês que estávamos aí desfrutando do maravilhoso presente que Deus nos deu, contudo parece que já faz muito mais tempo, creio que é pela saudades.
    Ler nosso diário de viajem, tão bem escrito me faz reviver momentos inesquecíveis! Bjs da mami